Carlos Fontes

 

 

Cristovão Colombo, português ?

 

.

 
 

Inicio  . Anterior. Próximo

As Provas do Colombo Português 

 

 

23. Bandeira : Cruz Verde

 

 

Colombo no primeiro dia do desembarque na América, a 12 de Outubro de 1492, está escrito no seu Diário de Bordo

 

"y el Almirante salió a tierra en la barca armada, y Martín Alonso Pinzón y Vicente Anes su hermano, que era capitán de la Niña. Saco el Almirante la bandera real y los capitanes con dos banderas de la cruz verde, que llevava el Almirante en todos los navios por seña, con una F y una Y; encima de cada letra su corona, una de un cabo de la cruz y outra de outro.".

 

As letras, assim como o leão e a torre (símbolos de Castela) são uma das imposições que os reis católicos passaram a fazer às bandeiras e brasões dos nobres em Espanha. Estavam na bandeira de Colombo, não por sua vontade, mas porque a tal era obrigado.

 

 

Cruz da Ordem de Aviz

 

A Cruz Verde de Colombo era a mesma da Ordem de Avis, tendo sido adoptada no século XIV, quando Portugal já tinha as suas fronteiras há muito consolidadas e a guerra com os muçulmanos se passava fora do território português. Como é sabido, o verde é a cor sagrada do islão. Trata-se de um símbolo, como vimos, inequivocamente português.

Os historiadores e artistas ficaram confusos com esta situação, pois não encontraram nem em Itália, nem em Castela ou Aragão nenhuma bandeira que tivesse uma cruz verde, com a qual pudessem estabelecer qualquer relação com Colombo. Nesse sentido trataram de omitir e frequente por deturpar a bandeira que Colombo fez questão de ostentar no dia 12 de Outubro de 1492 quando aportou às Indias (América). 

Representações da bandeira de Colombo

 

Bandeira que se conserva no Museu Naval de Madrid, realizada segundo se afirma com base numa descrição de Juan de la Cosa. O Diário de Bordo de Colombo não especifica a forma da cruz.

 

 

Pintura de José Garnelo Alda (1866-1945), feita em 1892 para comemorar o IV Centenário do descobrimento da América. No lado esquerdo pode ver-se a bandeira com a Cruz Verde de Colombo. Museu Naval de Madrid 

 

Pintura de John Vanderlyn (1775-1852), Landing of Columbus at the Island of Guanahani, West Indies, October 12th, 1492, realizada em 1836/1837. Encontra-se no Capitólio, em Washington D.C. No lado esquerdo podem observar-se as duas bandeiras de Colombo, ostentando a Cruz Verde.

 

Cruz Verde, como está a ser difundida pela Wikipedia (2008). A cruz tem aqui claramente a forma da Ordem dos Templários.

 

Pintura de Dióscoro Teófilo de la Puebla Tolín (1831 - 1901), Primer desembarco de Cristóbal Colón en América. Museu do Prado de Madrid. No lado direito vê-se a Cruz Verde sobre fundo branco (pormenor na parte superior) .Repare-se como o formato da cruz vai variando conforme os pintores e as épocas. 

  Carlos Fontes

 

  Notas:

 

 

 

Continuação:

 

24.  Nomes de Terras

25. Regresso da primeira viagem 26. Significado de um reencontro

27. Partilha do Mundo

28.Defensor de Portugueses  29. Patriotismo

30. Mentiroso e Desleal  31. Regresso da segunda viagem 32. Manobrador 

33. Assassino de Espanhóis

34. Impacto da Viagem de Vasco da Gama 35. Perseguido 36. Ocultação

37.  Armadilha Genovesa  38 Mercadores-Negreiros Italianos  39.  Genoveses a Bordo 

40. Descendentes de Colombo 41. Descendentes (cont. ) 42. Descendentes (concl.)

43. Historiadores Portugueses. 44. Lugares do Navegador em Portugal

45. Cronologia da Vida de Colombo

 

.

As Provas de Colombo Italiano

As Provas de Colombo Espanhol

.

  Carlos Fontes
Inicio  . Anterior. Próximo

Para nos contactar: