Carlos Fontes

 

 

Cristovão Colombo, Português ?

 

.

Início . Anterior. Próximo

 
 

Colombo: Espanhol ?

 

Durante séculos Colombo foi considerado pelos espanhóis um mentiroso, pois os enganara conduzindo-os para uma falsa India e os amarrara a um Tratado, que protegia os interesses portugueses no Brasil e lhes deixava o mar aberto para explorarem a verdadeira India.

 

1. No século XIX  os historiadores espanhóis aperceberam-se que a história de Colombo contada pelos italianos era uma reles aldrabice, baseada em documentos falsos ou falsificados. Investigações posteriores confirmaram estas conclusões.  

 

2. Com base nestas constatações historiadores catalães, galegos e maiorquinos servindo-se de alguns documentos mais dúbios e falsificando outros passaram a reclamar a origem de Colombo.   

 

3. Acontece que Colombo fez sempre questão de afirmar que não era castelhano ou aragonês. Os próprios documentos oficiais da Corte dos reis católicos são claros a este respeito, onde aparece identificado como "português" ou "estrangeiro", nunca como espanhol.

 

Perante tudo isto os historiadores portugueses, indiferentes à questão, continuaram a repetir a disparatada versão italiana. 

Carlos Fontes

Início . Anterior. Próximo

 

 

Continuação: 

1.  Falsificações Espanholas

 

2.  Las Casas

 

3.  Hernando Colon.

 

As Provas do Colombo Português

As Provas de Colombo Italiano

 
Para nos contactar:carlos.fontes@sapo.pt