Director: Carlos Fontes

 

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS
.

.

Grandes Desportistas 

Coluna (Futebol)

Eusébio (Futebol)

Mutola (Atletismo)

.

Grandes Escritores

Craveirinha (poeta)

Mia Couto (romancista)

.

 Cantores

Mariza (fadista)

..

Outras personagens

Otelo Saraiva de Carvalho (Militar do 25/4/1974) 

.

 

 

Geopolítica de Moçambique

.

 

..

 
Moçambique está situado numa posição estratégica de África, facto que contribuiu para a sua prosperidade, mas também para a instabilidade política que o país viveu em muitos momentos da sua história.  

Tensões Religiosas. O Islamísmo e o Cristianismo são as duas principais religiões organizadas no país. A primeira está associada à presença árabe no território desde o século VIII,  ainda muito forte a norte, junto á fronteira com a Tanzânia e Malawi. A segunda está associada à presença europeia desde finais do século XV. Nem sempre esta convivência tem sido pacífica entre estas religiões, com padrões culturais e influências políticas muito distintas. 

Entre os cristãos, as duas principais diferenças de culto, reflectem as duas grandes influências locais, a do portugueses (católicos) e a dos ingleses (protestantes). 

Porta de Entrada e Saída. Os portos de Moçambique de Maputo e da Beira são desde finais do século XIX, os pontos de entrada e saída para os produtos de diversos países africanos (Zambia,Malawi, Zimbabué, Botswana e da própria África do Sul). Este facto conduziu a que Moçambique tenha sido alvo de intervenções de potências regionais, em particular da África do Sul, no sentido de controlar as suas opções políticas.

Tendência para o Desmembramento. Uma das preocupações do colonialismo português foi tentar homogeneizar todo o território do Ravuna a Maputo, debaixo de uma mesma administração e língua distinta da falada nos países vizinhos. Esta tendência centrípta abrandou durante a guerra civil (1977-1992), devido sobretudo à destruição das vias de comunicação, desarticulação da administração do território, e às contínuas pressões dos estados vizinhos, apoiadas em grupos de refugiados e emigrantes. Facto que poderá conduzir, no futuro, ao reforço de tendências para a desagregação, sobretudo nas zonas mais próximas de fronteiras, onde exista uma continuidade étnica de um e outro lado da fronteira.

Dependência da África do Sul. Apesar dos enormes problemas internos, nomeadamente em termos de distribuição da riqueza entre brancos e negros, a África do Sul continua a ser a principal potência regional. Desde o último quartel do século XIX, quando começou as grandes explorações mineiras que trouxeram a prosperidade a esta antiga colónia holandesa e inglesa, que os países vizinhos foram sendo transformados em Estados satélites, nomeadamente para o fornecimento de mão-de-obra. Moçambique não é, neste contexto, uma excepção. 

.

Organizações internacionais de que é membro: 

 

Organização Mundial do Comércio (OMC).

Organização de Unidade Africana (OUA), a que sucedeu em 2002, a União Africana.  

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)

Câmara de Comércio Internacional (CCI)

Organização das Nações Unidas (ONU)

Fundo Monetário Internacional (FMI) 

Banco Mundial (BM)

 

Comunidades Internacionais de que é membro:

 

União Africana (criada em Julho de 2002).

 

Commonwealth. Desde Novembro de 1995.
CPLP (Comunidade de Língua Portuguesa). Desde 17 de Julho de 1996

 

SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)
COMEIA ( Mercado Comum da África Oriental e Austral)
 
  .
 

Moçambique

.

Início . Indicadores. História . Geografia . Províncias. Cronologia . MapasEducação . Cidades . População. Geopolítica . Turismo . Emigrantes. Sociedade . Guerra de Libertação . Guerra CivilEscravatura . Resistência ao Colonialismo .Etnias. SOS. Cooperação .  Figuras. Clima . Cultura.

EconomiaLigações.  Hino . Feriados .

Comunicação Social . Comunicações. Partidos Políticos. Religiões . Bibliografia

Em Breve Novas Entradas sobre Moçambique

Fronteiras . Polícia . Saúde . Forças Armadas .Desporto . Justiça . Sindicatos. Nacionalismo

.

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: