Director: Carlos Fontes

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

Cidades Históricas do Brasil

Brazão da cidade de São Paulo, com uma divisa orgulhosa do seu passado português: Non Dvcor Dvco (Não sou conduzido, conduzo)

São Paulo

A criação de São Paulo, no século XVI, está ligada a uma passagem que os portugueses encontraram para penetrarem para o interior. A serra e uma densa floresta era na altura uma barreira quase intransponível. Os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, numa colina, estabeleceram uma pequena comunidade religiosa.  São Paulo nascia assim, no alto de uma colina entre dois rios, o Rio Tamanduatei e o Rio de Anhangabaú. 

Durante o século XVII foi desta região que partiam grupos de aventureiros (bandeirantes) à procura de riquezas no interior do Brasil, contribuído desta forma para a sua expansão. No imaginário local estes exploradores estão associados à valentia e à capacidade de correr riscos características que os paulistas se atribuem a si próprios. 

A plantação de café no interior, no século XIX, torna-se num poderoso estimulo para o seu desenvolvimento. Para escoar a produção foi construída uma linha férrea de ligação ao porto de Santos (1867). As plantações e o comércio de café atraíram emigrantes, a maioria dos quais portugueses, um fluxo migratório que aumentou após a abolição da escravatura (1888). 

São Paulo torna-se no início do século XX, numa grande cidade cosmopolita, povoada de emigrantes originários de diversos países (Portugal, Itália, Japão, Libano, etc).

As marcas do seu passado histórico foram sendo engolidas numa verdadeira floresta de betão, retalhada por gigantescas avenidas que procuram rivalizar com as de Nova Iorque. Os anos 20 a 50 são de um dinamismo impressionante. Muitos dos seus edifícios foram pensados como símbolos do poder local das diversas comunidades emigrantes. 

A cidade conta São Paulo conta hoje com 12,6 milhões de habitantes, mas se incluirmos a periferia o número sobe para 20 milhões (Dados de 2006). O progresso foi acompanhado pelo crescimento de manchas de pobreza. Mais de 1 milhão de paulistas vivem em  favelas. A criminalidade tornou-se, nos últimos anos, um problema à escala da própria cidade. 

São Paulo é seguramente a cidade mais cosmopolita de toda a América Latina, onde não faltam eventos culturais e motivos de interesse para uma visita.

Carlos Fontes

 

A Não Perder 

Pouco resta do centro histórico de São Paulo, de tal forma foi a onda construtiva que a cidade conheceu no século XX. A cidade é um mundo, numa dimensão proporcional á do Brasil.

Teatro Municipal de São Paulo

Pátio do Colégio (Museu Anchieta)

Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz).

Museu do Ipiranga  (Museu Paulista da Univ. de São Paulo)

Museu de Arte Moderna de São Paulo - Mam .

Museu de Arte Contemporânea  da Univ. de São Paulo - Mac-USP. 

Museu de Arte de São Paulo -MASP

Sede da Bienal de São Paulo (Artes e Arquitectura)

Monumento a Pedro Álvares Cabral 

Monumento à Independência (Parque da Independência ) . Na cripta encontra-se a Capela Imperial, com os despojos de Dom Pedro I e da princesa Leopoldina, cedidos por Portugal em 1972.

Memorial do Imigrante (Hospedaria dos Imigrantes)

Em construção !

 

Brasil

Indicadores História   Artes  Território Contactos Cronologia Cultura Desporto Emigração Estados Geografia   Imigração  Portuguesa   Literatura Música Portugal - Brasil População   Televisão  Hino  Educação    Feriados Turismo Culinária Fauna Clima Carnaval Fortalezas Povo

Personagens* 

 Pedro I    Pedro II    Imperatriz Teresa Cristina   Princesa Isabel   Conde d`Eu   Rui Barbosa   Santos Dumont    Oswaldo Cruz      Barão de Rio Branco  

 Caxias  Tiradentes  José Bonifácio Getúlio Vargas   Bandeirantes

.

Cidades Históricas

Bahia . Belém do Pará . Diamantina . Floriápolis .  Manaus . Mariana .  Olinda . Petrópolis . Porto Alegre.  Recife .  Rio de Janeiro . São Luis . São Paulo . São João del Rei.  Sabará . Vila Rica de Ouro Preto . Tiradentes. 

..

  * Projecto Petrópolis-Lisboa

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: