Navegando na Formação

Carlos Fontes

Bibliografia Temática sobre Formação Profissional
Agentes de Formação l Aprendizagem l Avaliação da Formação l Auditoria da Formação l Certificação l Engenharia da Formação l Formação l Formação de Formadores l Formação Profissional l Formação de Adultos l Formação Profissional em Portugal l Formação de formadores em Portugal l Formação de Formadores na Europa l Gestão da Formação l Métodos e Técnicas l Modalidades de Formação l Necessidades de Formação l Novas Competências l Organização da Formação l Planeamento da Formação l Profissionalismo l Qualidade da Formação l Saberes Profissionais l Terminologia l Trabalho l Treino Profissional

 

Agentes de Formação

Alin, C. (1996), Être Formateur : quand dire c`est ecouter. Paris. L`Harmattan

Allouche- Benayoum, J. , et al(1993), La Fonction formateurs. Toulouse. Privat

Charles, R. (1985), cadres: Les nouveaux formateurs, In Enseignement et gestion, nº33. pp.49-53

Malglaive, G. (mars-avr 1983), La formation et la qualification des agents de la formation continue, in, Actualité de la formation permanente, nº63. pp.39-45

Scheeffknecht, J.,J. (1975), Le metier de formateurs: éléments d`introduction à la pratique de la formation des formateurs. Typologie des formateurs d`adultes : clarifications des composantes d´un système de formation continue des adultes. Estrasburgo.Conselho da Europa. 52p.+17 pp.

 

 

Aprendizagem

Barth, Britt-Marie (1996), O Saber em Construção. Para uma pedagogia da Compreensão. Lisboa. Instituto Piaget.

Barth, Britt-Marie (1994), A Aprendizagem da Abstracção. Métodos para um Maior Sucesso Escolar. Lisboa. Instituto Piaget

Ramos, José Luis, Teorias de Aprendizagem na Educação a Distancia, In, A Componente de Psicologia na Formação de Professores. Actas do 1º. Seminário. Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Associação de Psicologia Portuguesa. Évora. 1990.  pp. 585-601

Lima, Maria Manuel (1999), Cultura, Esteriótipos e Aprendizagem na Idade Adulta –Estudo de uma população Moçambicana, In Investigar e Formar em Educação. Textos. IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto. Vol.1º. pp.295-325

  

Avaliação da Formação

Reto, L. E Nunes, F. (1992), Avaliação da Eficácia da formação: A Pertinência da Perspectiva Experimental, In Revista Portuguesa de Gestão (ISCTE), nº.III-IV.

Peretti, André de, et al (1981), Recueil d`instruments et de processus d`évaluation formative. Paris.INRP.

Barbier, Jean-Marie (1990), L`Évaluation en formations. Paris. PUF.

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Auditoria da Formação

Martins, Luis Dias (Abril 1991), Auditoria da Formação, In Formar nº3 pp.16-23

Boterf, Guy; Viallet, F. (1985), L`Audit de la Formation Professionelle. Paris. Les Editions d`Organizations.

Cordeiro, M ; Martins, Luis Dias (Jan.1990), Auditoria da Formação, In Emprego e Formação, nº10.

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Certificação

Instituto Para a Inovação na Formação (1998). Acreditação de entidades formadoras: uma primeira abordagem aos resultados, “In draft”. Lisboa.Inofor

Instituto Para a Inovação na Formação (1998). Acreditação de entidades formadoras: guia de apoio ao utilizador.Lisboa.Inofor.

 

 Engenharia da Formação

Éducation Permanente (1985), L`Ingénierie de la formation.nº81.

Le Boterf, G. (1990),L`Ingeniere et l`evaluation de la formation. Paris. . Ed. Organisation.

Le Boterf, G. (1988),Le Schéme directeur des emplois et des resources humaines. Paris. Ed. Organisation

Le Boterf, G. (1990), Comment Investir en Formation, Paris. Ed. Organisation.

 

Formação

Amiguinho, Abílio (1992, Viver a formação, construir a mudança. Lisboa. Educa.

Carré, Philippe; Pierre Caspar (2001), Tratado das Ciências e das Técnicas da Formação. Lisboa. Instito Piaget.

De Ketele, Jaez-Marie; et al (1994), Guia do Formador. Lisboa. Instituto Piaget.

Fabre, Michel (1992), Qu`est-ce que la Formation ?, Se Former + ,Pratiques et Apprentissages de l`Éducation. S19 .Septembre

Fabre, Michel (1995), Penser la Formation. Paris. PUF

Ferry, G. (1985), Le Traject de la formation : les enseignants entre la théorie et la pratique. Paris. Dunod.

 

Formação de Formadores

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Barbier, R. Jaez-Marie (1992),La recherche de nouvelles formes de formations para et dans situations de travail”, Éducation Permanente, nº112.pp.125-146

Berger, G. (1988), Formation Introuvable pour métier inpossible, In Revue Education Permanent, nº96

Correia, José Alberto; Lopes, Almeida; Matos, Lemos (1999), Formação de Professores. Da Racionalidade instrumental à acção comunicacional. Porto.  ASA Editores.

Gillet, P. (1987), Pour une pédagogique ou l` enseignant-praticien. Paris. PUF

Label, P. (1985), La Pédagogie outil de management: Paris. Ed. D`Organisation.

Munders, S.; Some, Z. ( 1984), Unité de formation de formateurs: presentation du plan de formation en modules. Douala. Institut Panfricam pour le Développment.

Roegiers, X. (1997), Modéles de Formation. Bruxeles. De Boeck.

 

 Formação Profissional

Barbosa, Luís (1994), O Papel da Formação Profissional para uma gestão participada dos recursos humanos, in Organização e Trabalho, nº.12. Outubro de 1994, pp.32-52.

Dubar, C. (1990), La Formation Professionnelle Continue. Paris. La Découverte.

Fabre, Michel (1995), Penser la Formation. Paris. PUF

Stahl, Thomas; Nyhan, Barry; D`Aloja, Piera (1993), A Organização Qualificante. Uma Visão para o desenvolvimento dos Recursos Humanos. Comissão da Comunidade Europeia. Eurotecnet.

Conselho Nacional de Educação (1996), Educação, economia e sociedade.Lisboa. Me. CES.

 

 Formação de Adultos

Canário, Rui (1999), Educação de Adultos. Um campo e uma problemática.Lisboa. Educa

Goguelin, Pierre (s/d. 1º.ed.francesa 1970), A Formação Contínua dos Adultos. Lisboa. Publicações Europa-América.

Lesne, M. (1984), Lire les pratiques de formation d`adultes : essai de construction théorique à usage des formateurs, Paris. Edilig.Col.Theóries et pratique de l`education permanente, 238 p.

Lesne, Marcel (1984), Trabalho Pedagógico e Formação de Adultos. Elementos de Análise. Lisboa. FCG.

Mucchielli, Roger (1981), A Formação de Adultos.São Paulo. Martins Fontes.

Silva, Ana Maria (1999), Formação de Adultos- Em busca de um sentido para as práticas, In Investigar e Formar em Educação. Textos. IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto. Vol.1º. pp.501-510

Silvestre, Carlos Alberto Sequeira, A Educação/Formação de Adultos como dimensão dinamizadora do sistema educativo/formativo. Dissertação de mestrado. Polic. Universidade do Minho. Instituto de Educação  e Psicologia. Braga. Dezembro 2000

 

 Formação Profissional em Portugal

Cardim, José (2000), O sistema de formação profissional em Portugal. Thessaloniki. CEDEFOP.

Grilo, Eduardo Marçal elab. (1995), O sistema de formação profissional em Portugal. Berlim.Cedefop.

Imaginário, Luis (1996), “Sistema de formação português”, In Educação, Economia e Sociedade. Lisboa.CNE,p.29-123

Silva, Manuela coord, TAMEN,Isabel coord. (imp.1981), Sistema de ensino em Portugal.Lisboa.Fundação Calouste Gulbenkian.

Mota, Artur,Grilo,Eduardo,Soares, Cândida (1986), Descrição do sistema de formação profissional.Portugal.Luxemburgo.Cedefop

Nunes, Maria do Carmo(1997), “Estruturar e desenvolver o sistema de formação”, In Forúm Emprego, Formação e Trabalho.Lisboa. MQE/CICT

 

 Formação de Formadores em Portugal

Abreu, Mª. do Carmo ( ), Programa Operacional de Formação de Formadores,Revista Formar nº  ?pp.73-76.

Actas da 1ª. Conferência sobre “Formação de Formadores” (1998), Lisboa. ISPA.

Ambrósio, Teresa (et al.), “Enseignants et formateurs de formation professionnelle”, In, Italie, Irlande et Portugal. Luxemburg. (CEDEFOP).vol.2.

Cardim, José (1992), Formação de Formadores: Estratégia e programas. Lisboa.MESS(Estudos; 8)

Cardim, José (1996), Formação Profissional: do conteúdo as aspectos críticos do desenvolvimento, In, Inovação, 9 (3). 1996. Lisboa. IIE/ME pp.241-262

Cardim, José Casqueiro (Agosto 1992), Editorial, In Formar nº7.

Observatório do Emprego e da Formação Profissional (2000), Formação de Formadores em Portugal. Lisboa. OEFP. Policopiado.

Vieira, Luis Filipe Faria(1995), Formação Modular no Instituto do Emprego e da formação Profissional. Revista Formar nº13. pp. 54-62.

 

 Formação de formadores na Europa

Barbier, Jean-Marie, et Al (1991), Tendences d`évolution de la formation des adultes. Notes Introductives, In Revue Françaises de Pédagogie, nº97.pp.75-108

Bhola, H.S. (1989), Tendences et Perspectives Mondiales  de l` education des adultes. Paris. Unesco.

Dupont, George et al (1991), Formation des formateurs : problématique et évolutions. Berlim. CEDEFOP.

CEDEFOP (1983), Situation professionnelle et formation des formateurs  dans la communauté européenne. Rapport de synthèse. Berlin. CEDEFOP

Selka, Rénhard (1991), Formação Contínua de Formadores pelo Instituto de Formação Profissional, In Formação Profissional nº1, Berlim. CEDEFOP. 

 Gestão da Formação

Meignant,Alain (1999), A Gestão da Formação. Lisboa. Dom Quixote

 Métodos e Técnicas

Santos, Adérito Santos (1988), Programas e Métodos. Lisboa.IEFP (Estudos 3).

Modalidades de Formação

Paulo, Cristina coord.(1998), Formação de reconversão.Lisboa.CC/FSE

Pedroso, Paulo (1993), A formação profissional inicial.Lisboa.Instituto de Ciências Sociais (Cadernos do Instituto de Ciências Sociais,7).

 

Necessidades de Formação

Barbier, Jaez-Marie; Lesne, Marcel (1986), L`analyse des besoins en formation. Paris. Robert Jauze.

Romão, Antonieta ; Fontes, Carlos (Out.1991), Necessidades de Formação. Técnicas de Diagnóstico, In Formar nº4 . pp.11-14

 

 Novas Competências

AFIRSE (1996), Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho. Lisboa. Afirse.

Aubrun, Simone; Orofiamma, Roselyne (1990), Les Compétences de 3ª.Dimension , Ouverture Professionnelle ?. CNAM

Charlot, Bernard (octobre 1990), Enseigner, Former: Logique des discours constitués et logique des pratiques, In Recherche et Formation, nº8.pp 6-17

Machado, Fernando (1990), A Formação e a Transformação da Identidade: Elementos para uma Reflexão, In Organização e Trabalho, nº.3/4. Dezembro de 1990, pp.151-156.

Perrenoud, PH (1986), L`obligation des compétences : une évaluation en qête d`acteurs, In L`Éducateurs nº1, pp.23-29

Pires, Ana Luisa de Oliveira(1994), As Novas Competências Profissionais, In Formar-Revista dos Formadores, Nº.10.pp.4-19.

Tréspos, Jaez-Yves (Set.1991), Sociologie de Compétence : une approche sociologique de l`outilnotion », Education Permanente, nº108.

Organização da Formação

Bazin, Roger (1978), Organizer les sessions de formation. Les acteurs, le programme, le choix des méthodes en formation des adultes.  Paris. Entreprise Moderne d`Edition.

Peretti, André de (1991), Organiser des Formations. Paris. Hachette Éducation.

Popham, W.; Baker, E.L. (1981), Comment programmer une sequence pédagogique. Paris.

Lagarto, José Reis (1994), Formação profissional a distancia. Lisboa. Universidade Aberta. IEFP (Temas Educacionais)

Galvani, Pascal (1991), Autoformation et fonction de formateur. Des courants théoriques de formateurs. Les Ateliers  Pédagogiques Personnalisés. Préface d`André de Peretti. Lyon. Chronique Sociale

 

 Planeamento da Formação

Mager, R.F.; Beck, K.M. (1979), O Planejamento do Ensino Profissional. Porto Alegre. Editora Globo.

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Bulgarelli, Aviana (1990), L`Impact de la Formation Professionnelle – Analyse de la Problématique de l`évaluation, org. CEDEFOP. Limoges.

Pedroso, Paulo (1997), Formação e Desenvolvimento Rural. Oeiras. Celta.

Pedroso, Paulo (Julho 1997), A Formação e o Desenvolvimento Regional, In Formar nº24 . pp.4-19

Neves, António Oliveira das; Pedroso, Paulo (Coord.), (1997), Emprego, Formação e Desenvolvimento- Região Alentejano. Lisboa.IEFP.

Florêncio, C.E.B. (1982), Formação e Desenvolvimento. Lisboa.LNETI.

 

 Profissionalismo

Jobert, G. (1988), La professionnalisation des formateurs : point de vue de recherche, In Etudes et Expérimentations, nº29

Altet, M. (1994), La Formation professionnelle des enseignants. Paris. PUF

Altet, M. (1997),Stratégies et condictions de professionnalisation, In Reveu Professionnaliser le métier d`enseignant, Les Cahiers du Cren. Nantes. CRDP.

Machado, Fernando (1990), A Formação e a Transformação da Identidade: Elementos para uma Reflexão, In Organização e Trabalho, nº.3/4. Dezembro de 1990, pp.151-156.

 

 Qualidade da Formação

Annasse, Claudia; Collard, Frédérique ; Leplâtre, Françoise (1997), La Qualité em formation. Paris. Centre INFFO.

Lansier, Patrick (1988), Para uma Abordagem Qualidade das Acções de Formação, In Revista Qualidade, nº33

Mosvan (?), Frédéric (1997), La Qualité en Formation professionnelle : Qualité et efficaté des organisation ; Recueil de normes françaises 1997, à jours au 20 de Novembre 1996.Paris. AFNOR. 405 p.

 

Saberes Profissionais

Marchand, Helena D`Orey (1994), Sabedoria: Uma questão milenária, uma questão actual, In revista Brotéria, nº.138. pp.247-266

AFIRSE (1996), Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho. Lisboa. Afirse.

 

Terminologia

CIME/Grupo de Trabalho de Terminologia de Formação Profissional (1988). Terminologia da Formação Profissional: Alguns Conceitos de Base. Lisboa.

CIME-Comissão Interministrial para o Emprego (1991), Terminologia de formação profissional: alguns conceitos de base. Lisboa.SICT (Cadernos de Divulgação, 29).

 

 Trabalho

Boyer, Robert (dir) (1986)-La flexibilité du travail en Europe, Paris. Ed. La Decouverte

Lipietz, Alain (1990), Face à la crise les politiques de mobilisation de « ressorce humaine » se sont  revélées plus efficaces que le liberalisme », in Le Nouvelle État du Monde, Bilan de la décennie  1980-1990. Paris. Éd. La Découverte

 Treino Profissional

Rainer, Kirsten; Schwarz, Joachim (1980), Como Treinar um Grupo de Trabalho Eficiente. Rio de Janeiro. Editora Tecnoprint, lda

Revistas

Education Permanente, 10 Rue du Fiel. 77930. Cely-en-Bière. France

Emprego e Formação.Lisboa. IEFP.

Formar. Revista do Formadores. Lisboa. IEFP. Nº1  Outubro de 1990

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