Navegando na Formação

Carlos Fontes

Métodos Pedagógicos


A palavra método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. Agir com um dado método supõe uma prévia análise dos objectivos que se pretendem atingir, as situações a enfrentar, assim como dos recursos e o tempo disponíveis, e por último das várias alternativas possíveis. Trata-se pois, de uma acção planeada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e previamente conhecidos.

Em pedagogia, entende-se por métodos os diferentes modos de proporcionar uma dada aprendizagem e que foram sendo individualizados pelos pedagogos ou a investigação científica.

O método não diz respeito aos vários saberes que são transmitidos, mas sim, ao modo como se  realiza a sua transmissão. Podemos definir um método pedagógico como:

Uma forma específica de organização dos conhecimentos, tendo com conta os objectivos da programa de formação, as características dos formandos e os recursos disponíveis.

 

1. Tipologia dos Métodos Pedagógicos

Estamos longe de uma classificação universal dos métodos pedagógicos.

Roger Mucchielli, por exemplo, propos uma classificação dos métodos baseada num "contínuum" desde os completamente "passivos" aos mais "activos".

Pierre Goguelin agrupou-os em três grandes grupos: Métodos Afirmativos (expositivos e demonstrativos), Métodos  Interrogativos e Métodos Activos. Actualmente esta classificação tende a ser feita em função do recurso  pedagógico que é particularmente valorizado.

Classificação dos Métodos Pedagógicos

 

Verbais (Dizer)

 

 Intuitivos (Mostrar)Activos ( Fazer)

Exposição

Explicação

Diálogo

Debates

Conferência

Painel

Interrogação

Demonstração

Audiovisuais

Textos Escritos

 

 

 

Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto

Estudo de Casos

Psicodramas

Role-Play

Simulação e Jogos

 

 

1.1. Métodos Verbais

    A transmissão oral dos saberes, continua a ser a mais clássica, mas também a mais moderna foram de comunicação pedagógica. A sua enorme diversidade decorre obviamente das própria multiplicidade de formas a que podemos recorrer para expôr ou interrogar os alunos sobre um dado tema.

1.2.Métodos Intuitivos

    Trata-se de mostrar algo a alguém de forma a que possa intuir, apreender ou perceber o que se pretende transmitir. 

1.3.Métodos Activos

Um dos primeiros grandes teóricos deste tipo de métodos foi Pestalozzi(1746-1827). Influenciado pelas ideias de Rosseau defendeu que a educação deveria "preparar os homens para certos desempenhos na sociedade". A educação devia apresentar-se como um desenvolvimento natural, espontâneo e harmónico das disposições humanas mais originais, na sua triplice dimensão: a vida intelectual, moral e artística e técnica. 

No final do século XIX, foram finalmente consagradas as bases filosóficas da pedagogia contemporânea. William James  (1842-1910), concebeu a educação como "um processo vivo que permite ao homem reagir adequadamente face às mais diferentes circunstâncias". John Dewey (1859-1952), concebeu a educação baseada na acção. A sua pedagogia activa assenta nos seguintes princípios:

1. O aluno só aprende bem quando o faz por observação, reflexão e  experimentação (auto-formação);

2. O ensino dever ser adaptado à natureza própria de cada aluno (ensino-diferenciado);

3. Deve desenvolver, não apenas a sua formação intelectual, mas também as suas aptidões manuais, assim como a sua energia criadora (educação integral);

4. A matéria de ensino deve ser organizada de uma forma que produza uma efeito global na formação do aluno (ensino global);

5. O ensino deve contribuir para a socialização do aluno, por meio de trabalhos em grupo, respeitando e fortalecendo sempre a individualidade dos alunos. A educação é vida e educar é preparar para a vida (ensino socializado).

 Ao longo do século XX a pedagogia activa, conheceu inúmeros avanços téoricos e práticos, influenciando todos os outros métodos de ensino. 

Estes métodos tem vindo a impor-se devido a cinco razões essenciais:

a)A crescente importância dada às vivências individuais;

b) O aumento da motivação ligada a actividades que envolvem directamente o formando;

c) A necessidade incrementar os hábitos de trabalho em grupo, para o aperfeiçoamento das relações humanas;

d) A mudança do papel do formador, este deixou de ser visto como o detentor do saber, para ser encarado como um facilitador e animador; 

f) A evolução dos métodos de controlo, que passaram de um sistema de autoritário, para outros baseados no auto-controlo, auto-avaliação dos individuos e do grupo. 

 

II. Escolha dos Métodos Pedagógicos

Na escolha de um método pedagógico, o formador deverá ter em conta quatro factores essenciais:

- As características dos formandos;

- As características do saber;

- O condicionamento e os recursos inerentes à situação de formação.

- O seu estilo pessoal.

A escolha do método, como escreve Lucília Ramos, é tudo menos inocente. Esta escolha pode determinar a "selecção" em termos de resultados finais. Não nos podemos esquecer que num grupo de formandos existe uma enorme diversidade de estilos e de ritmos de aprendizagem, e através da escolha e da aplicação correcta dos métodos os formador faz a gestão destas diferenças. Assim, se nenhuma escola é inocente, à partida qualquer  escolha implica o sucesso ou o insucesso de alguns formandos.

 Carlos Fontes

 

Métodos Intuitivos. Ver

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