Uma Experiência Pedagógica

 

1999/2000 . 2000/2001 .2001/2002 .2002/2003 . 2003/2004

 

Ano Lectivo de 2002/2003 

Regresso ao ciberespaço e a uma nova escola secundária em Lisboa. Que diferenças !. 

A primeira grande diferença que registei entre o ano lectivo de 2000/2001 e o de 2002/2003 está no acesso dos alunos à Internet. Quando no ano lectivo de 2000/2001 perguntava numa turma quem tinha acesso à Internet a partir de casa, muitos poucos levantavam o braço. Hoje os alunos que não têm Internet em casa são claramente uma minoria. 

A segunda diferença está no acesso à Internet proporcionado na Escola. Na anterior havia a intenção de claramente massificar esta tecnologia. Não faltavam computadores ligados à rede, quer na sala dos professores, quer em outros locais da escola. O grupo de informática era inexpressivo. Na escola secundária onde me encontro a leccionar, os computadores que estão ligados à rede encontram-se fechados em salas controlados pelo grupo de professores de informática. O acesso está muito condicionado quer para professores quer para alunos. Fora de um circulo muito restrito de iniciados, ninguém sabe exactamente como os pode utilizar.  

Ao contrário do que seria de esperar, a situação anteriormente descrita não parece ter qualquer importância, dado que os alunos acedem à Internet  a partir de casa. A maioria dos alunos consulta  material disponível na Internet, discute comigo os textos, envia-me e-mails solicitando esclarecimentos, sugestões, etc. 

Uma das questões que pode ser colocada é o do afastamento da escola destes processos comunicativos entre o professor e os alunos que se expandiram para fora das salas de aulas. É curioso assinalar que nesta escola as aulas são ministradas segundo um padrão clássico, onde as tecnologias utilizadas são essencialmente as da voz e do quadro.   

Setembro de 2002

Carlos Fontes

Carlos Fontes

Experiência

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