Uma Experiência Pedagógica

 

1999/2000 . 2000/2001 .2001/2002 .2002/2003 . 2003/2004

 

Ano lectivo de 2003/2004

Expansão e Diversificação !

Navegando na Filosofia é claramente um projecto bem sucedido. Ultrapassamos todas as expectativas em número de visitantes. Em Portugal vários  manuais escolares passaram a recomendar a sua consulta. O próprio Ministério da Educação assumiu-o também como um site de referência. Apesar disto, a verdade é que ao longo do ano lectivo de 2003/2004 fizemos muito poucas alterações nos conteúdos. 

A razão é simples: 

Primeiro, porque a introdução de um novo programa de filosofia, ao nível do 10º. ano, exigiu um redobrado trabalho na escola, nomeadamente em termos experiência e desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas dos diversos temas. 

Segundo, porque resolvemos apostar também na criação de uma rede de sites temáticos cujos conteúdos estivessem articulados com os programas de filosofia, mas fossem dos mesmos também independentes. Desta forma podemos tornar mais diversificadas as temáticas abordadas, permitindo igualmente uma visão mais ampla das questões. 

Neste ano lectivo demos também inicio a um intercâmbio muito interessante entre alunos e professores de filosofia de Lisboa e de Petrópolis (Brasil).

As questões do acesso à Internet estão aparentemente ultrapassadas em Portugal. Todos os meus alunos acedem ao site a partir de casa. Ninguém evoca qualquer limitação neste domínio. Registe-se também o facto dos pais dos alunos frequentemente também o visitarem, mas neste caso, fazem-no sobretudo nos seus locais trabalho. Este novo meio de informação e comunicação está hoje amplamente banalizado entre os jovens, tendo perdido praticamente todo o seu fascínio inicial. Para o professor é agora sobretudo mais meio para estimular os seus alunos a pensarem sobre um conjunto de questões que consideram relevantes para a sua formação. A escola secundária não tem qualquer preocupação com o acesso dos alunos à Internet, nem na verdade é preciso. As maiores dificuldades, curiosamente continuam a ser manifestadas por alguns professores que parecem totalmente alheados do que se passa à sua volta neste domínio, o que não os impede de serem excelentes profissionais. 

Julho de 2004

Carlos Fontes

Carlos Fontes

Experiência

Navegando na Filosofia