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Cicloturismo:
Prazer de passear na cidade ou no
campo, de forma saudável, económica e amiga do ambiente.
Pode assumir a forma de pequenos
passeios, mas também de grandes viagens pelo mundo. A uso da bicicleta
proporciona ao viajante um contacto directo e intenso com
a natureza e grande mobilidade nas cidades.
O cicloturismo
pode ser praticado por todas as faixas etárias, e não exige nenhum requisito
físico especial. Por não ser uma competição, cada um determina o momento
próprio para o fazer, a duração, o ritmo e objectivos.
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Fórum
Ciclismo |
O aumento exponencial de praticantes
de cicloturismo em Portugal está bem patente na proliferação de
foruns para ciclistas de fim de semana. Recomendamos: www.forumciclismo.net
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Ricardo Rebelo? Não sabe quem é ?
Se quer conhecer um blogue
realmente interessante sobre bicicletas na cidade, consulte: http://bicicletanacidade.blogspot.com
DJANILSON?
Também não sabe?
O
seu blogue "BICICLETA EM LEITURAS" explora o imaginária em torno da
bicicleta.
http://bicicletaemleituras.blogspot.com
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Mubi - Associação
pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
Uma
nova visão sobre a mobilidade urbana: www.mubi.pt
Mais MUBi:
http://mubicicleta.wordpress.com
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Percursos em Lisboa
Percursos
recomendados a partir do Campo Grande e Parque das Nações:
1.
Campo Grande - Parque das Nações (ciclovia concluída em Junho de
2010).
O
percurso é muito suave ao longo da Av. do Brasil até à rotunda do Relógio.
Segue-se uma subida até ao Bairro dos Loios, e depois uma longa descida pelo
Vale do Silêncio (Olivais), segue até ao Parque das Nações é plano.
2.
Campo Grande - Monsanto, através das Telheiras.
Começa no Jardim do Campo
Grande, percorre as traseiras da Torre do Tombo, junto à Faculdade de
Ciências, entra pelo parque do Estádio Universitário, saí no Bairro Fonsecas
e Calçada. Atravessa depois a 2ª. Circular, percorre as Telheiras até ao
Monsanto.
3.
Campo Grande - Monsanto, através da Praça de Espanha.
Memória: 1ª. Ciclovia de
Entrecampos às Telheiras
No
dia 16 de Setembro de 2001 foi inaugurada a primeira de uma série de vias cicláveis
na cidade de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa da CML tendente a
sensibilizar a população para a caótica situação do transito e do
estacionamento na cidade.
A
obra não tardou a ser amputada na sua ligação ao Bairro das Telheiras,
em virtude da construção do Estádio do Sporting Clube de Portugal. Por incrível que
pareça, só em 2010 esta ligação voltou a ser reposta.
Projecto
da Ciclovia de 2001. Pouco depois de ser inaugurada por João Soares foi logo
amputada na sua extensão.
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4. Parque das Nações - Caxias
(concelho de Oeiras).
O percurso começa junto ao Rio Trancão
(Sacavém) e segue sempre junto ao Rio Tejo, atravessando o Parque das
Nações.
Ao domingo pode utilizar, com segurança, a estrada que serve
o Porto de Lisboa até à Estação de Santa Apolónia. Terá a grata surpresa de
ser acompanhado por milhares de outros ciclistas.
De Santa Apolónia ao
Cais do Sodré deve de utilizar o corredor "Bus". No Cais de Sodré seguir
pela Ciclovia junto ao Rio Tejo até Belém. É um dos percursos mais bonitos de Lisboa.
Junto à Torre de Belém, continuar a pedalar
até Algés, onde volta a encontrar uma via só para ciclistas. Segue depois um
percurso de "todo o terreno" até à Estação da Cruz Quebrada. Deve
então atravessar a ponte e apanha no outro lado, mais um excelente troço de
uma pista para caminhadas e bicicletas. O passeio é muito agradável.
5. Parque das Nações - Costa
da Caparica
Seguir o percurso anterior até
à Estação de barcos de Belém, depois apanhar o barco para a Trafaria. O
transporte de bicicletas é gratuito. Aproveitar o percurso para fazer
exercícios de alongamento e claro desfrutar do passeio no rio. Na Trafaria
encontra uma ciclovia até à Costa de Caparica.
6. Uma Volta por Lisboa
O percurso começa no início da
Avenida do Brasil, junto ao Campo Grande segue a ciclovia até ao Parque das
Nações. Observar três dos grandes empreendimentos urbanísticos da cidade:
Alvalade, Olivais e Expo
No Parque das Nações seguir pela estrada do Porto de Lisboa junto ao Rio
Tejo. Em
Santa Apolónia seguir pela estrada até ao Cais do Sodré. Apanhar a ciclovia
junto ao Rio Tejo até à Torre de Belém. Paragem e inicio da volta de regresso
até ao Terreiro do Paço. Perspectiva do Porto de Lisboa e dos bairros
ribeirinhos, passando pelos seus locais emblemáticos.
No Terreiro do Paço seguir até
ao Rossio. Segue-se uma percurso com uma ligeira subida que passa pela Avenida
da Liberdade, Praça Marquês de Pombal e termina na Praça do Saldanha.
Segue-se uma longa descida pela Avenida da República até ao Campo
Grande. Observar um dos principais eixos de expansão da cidade.
O circuito tem um grau de
dificuldade média, permitindo observar várias perspectivas muito interessantes
da cidade de Lisboa.
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Ciclovias em Portugal
O número de quilómetros
não pára de aumentar. Em Setembro de 2010 existiam em Portugal 1.302,
452 km de diversos caminhos para bicicletas: Percursos
de BTT - 661, 723 km; Ciclovias - 284,310 km; Ecopistas - 168,839 km; Ecovias -
155, 457 km; Outras ciclovias: 32,123 km. Contabilizando-se 161 ciclovias.
Os números são animadores
e reflectem uma maior consciência global, preocupada em encontrar novos
meios de mobilidade mais saudáveis e amigos do ambiente. Para uma visão de
conjunto consulte: www.ciclovia.com.pt
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Massa Crítica -
Portugal
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O movimento começou em
S. Francisco (EUA). Em 2003 realizou-se a primeira bicicletada em Portugal,
e desde então o número de participantes não tem parado de aumentar, assim
como as cidades portuguesas envolvidas.
Os seus objectivos são
comuns a todos os que possuem uma consciência global: É necessário
promover o uso da bicicleta e outros meios de mobilidade saudáveis e
sustentáveis, de forma a contribuir para melhorar a qualidade de vida nas
cidades e proteger o ambiente.
As bicicletadas
realizam-se sempre na última Sexta-Feira de cada mês às 18h00, sete
cidades de Portugal: Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Sines e Seixal.
Consultar: www.massacriticapt.net
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Câmara
Municipal de Lisboa: Uma nova política ?
As ciclovias em Lisboa são
indiscutivelmente a obra que ficará a marcar os dois mandatos de António Costa
na CML. Depois de décadas de subordinação aos automóveis os dirigentes camarários
acordaram e descobriram as virtudes da bicicleta: não polui a cidade e promove
hábitos de vida saudável, melhorando a qualidade de vida.
A iniciativa não tem sido
todavia pacífica. A Junta de Freguesia de Alvalade, por exemplo, tem procurado
mobilizar, sem êxito, os moradores contra as ciclovias. O argumento é
sempre o mesmo: as ciclovias como os jardins públicos retiram lugar aos
automóveis.
Em resultado destas
políticas de subordinação ao automóvel, a cidade de Lisboa tornou-se
particularmente agressiva para quem nela habita, provocando uma verdadeiro
êxodo dos seus habitantes. Entre 1981 e 2008, Lisboa, perdeu 41% da sua
população !.
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Equipamentos
Um equipamento adequado é
fundamental para tirar o máximo de prazer de um passeio. Algumas
Recomendações básicas, mas úteis. Mais
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Alimentação
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Dicas
de Segurança
Conselhos importantes a ter em conta antes e
durante os passeios. A segurança é essencial não apenas para o próprio, mas
também para terceiros. Não facilite. Mais
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Boas Práticas
Ambientais
Faz parte do código genético do cicloturismo o
respeito pela natureza e por outras pessoas. As boas práticas são simples e
intuitivas:
- Utilize apenas os trilhos ou vias próprias para
bicicleta, evitando abrir novos trilhos que possam contribuir para degradar a natureza.
- Não
perturbe animais e nem recolha plantas. Não abandone o lixo que produzir em
qualquer lugar, coloque o lixo apenas nos contentores apropriados.
- Ao passar por alguém
diminua a velocidade, cumprimente e seja amigável. "Bom Dia!"
é uma expressão amigável sempre adequada.
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Grupos Inspiradores
De norte a sul de
Portugal, incluindo os Açores e Madeira, têm surgido nos últimos anos grupos
de ciclistas cuja actividade ultrapassou o passeio de fim de semana.
Descubra-os.
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Tigres do Pedal (Raposa, Almeirim): www.tigresdopedal.com | |
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Endereços úteis:
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| Federação
Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta: www.fpcub.pt |
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Clube de Cicloturismo do
Brasil: www.clubedecicloturismo.com.br |
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História da
Bicicleta
James Starley, em 1870, criou a
"Grand Bi". Munida de uma grande roda esta bicicleta permitia atingir
grandes velocidades.
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direitos reservados.
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