_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif_blnk.gif_blnk.gif_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif

Filorbis - Rede de   sites temáticos. Uma das primeiras a nível mundial

 

 

 

 

Notícias do Cicloturismo

 

           
                
          

    
                

 

Carlos Fontes

  Anterior
   

Bicicleta e Consciência Global 

 

O excesso de automóveis estão a matar as nossas cidades. Em Lisboa, por exemplo, as pessoas foram expulsas dos passeios, os espaços verdes foram reduzidos para alargar as fachas de rodagem para automóveis. Muitos jardins foram transformados em parques de estacionamento. O centro histórico devassado por automóveis degradou-se completamente. Vastas áreas da cidade, a poluição sonora e atmosférica tornou-se um perigo para a saúde pública. Deixou de ser agradável viver nestas condições. 

A população deslocou-se em massa para os arredores. Entre 1981 e 2008, Lisboa perdeu 41% da sua população. O êxodo continua. A pressão dos automóveis não diminuiu, mas aumentou. A enorme massa dos que foram atirados para a periferia, todos os dias entra na cidade para trabalhar, conduzindo centenas de milhares de automóveis. De manhã e ao fim do dia forma-se longas filas, tornando a vida das pessoas num pesadelo.. 

O mundo está repleto de cidades com Lisboa, onde as pessoas deixaram de ter importância. As consequências globais desta política de motorização total estão à vista: a poluição provocada pelos automóveis e outros veículos motorizados está a colocar em perigo a vida no planeta !. 

É tempo de pensar em outros paradigmas de mobilidade, voltar a dar importância às pessoas. A bicicleta é hoje o símbolo de uma nova consciência global. É silenciosa, não polui e é amiga do ambiente.Como se isto não bastasse, andar de bicicleta faz bem à saúde. 

Carlos Fontes

 
 

A Revolução das Bicicletas

O caos do transito nas grandes cidades como São Paulo (Brasil) está a provocar uma nova atitude face à mobilidade urbana.

 

Apocalipse Motorizado

Articulações e reflexões para superar a sociedade do automóvel

 

 

 
 
 
 
 
 
 
   
  .

Copyright © 1998 Filorbis Portugal . Todos os direitos reservados.


 
carlos.fontes@sapo.pt