Emigração Portuguesa em Espanha

 

     
   

Início

 

 

Irmãos, Explorados e Mal Amados

Na retórica política dos dois países Portugal e Espanha são dois países irmão, mas na verdade, os inquéritos à opinião publica espanhola mostram que estes consideram os portugueses pouco simpáticos, maus partidos para casarem os seus filhos, vizinhos desagradáveis nas habitações, maus colegas de trabalho, etc.

Comparando o Inquérito à Opinião Pública Espanhola de 1996 e o de 2000, verifica-se que este sentimento de antipatia tem vindo a aumentar. A melhoria do bem estar dos portugueses tornou-se uma fonte de preocupação para os espanhóis. Uma infelicidade!

 

 

Inquérito de Fevereiro de 2000

Entre todos os Europeus, excluindo os oriundos dos países do leste, os portugueses são aqueles que menos lhes inspiram simpatia. Os que menos gostam em todo o mundo são os imigrantes do Norte de África (Marroquinos, etc).

Se um filho(a) casasse com um português ou portuguesa, cerca 10% dos país espanhóis ficavam muito ou bastante preocupados. Menor preocupação teriam se o noivo (a) fosse originário de qualquer outro país da União Europeia. O que os punha de cabelos em pé era todavia o noivo (a) fosse oriundo do Norte de África. 

Cerca de 4% dos espanhóis ficam muito ou bastante preocupados se morarem no mesmo edifício onde vivem portugueses. Menor receio tem se os seus vizinhos forem de qualquer país da Europa, incluindo os do leste. Os que mais detestam são vizinhos do Norte de África, em especial de Marrocos.

Entre todos os europeus, aqueles menos com quem menos gostam de trabalhar são os portugueses. Causam-lhe tanto incómodo como os latinos americanos. Os companheiros de trabalho que mais os perturbam são os pobres dos marroquinos.

Quando um espanhol pensa de forma imediata  num imigrante, a 4,2% vêem-lhes logo à cabeça um português, isto apesar da percentagem dos imigrantes portugueses em Espanha ser inferior a 1% . O seu padrão de Imigrante é todavia outro:  76,6% pensam logo em Norte Africanos; 27,9% africanos e 20,5% em latino americanos.

 

 

Inquérito de Junho de 1996

As regiões que menos simpatias nutrem pelos portugueses são por ordem decrescente as seguintes: Valência, Catalunha; Madrid e Andaluzia.

As simpatias dos espanhóis repartem-se em primeiro lugar por todos os povos europeus e latinos americanos, é só em depois lhes sobra alguma coisa para os portugueses e os filipinos. Os que menos simpatias lhes despertam, são como era de esperar, os norte africanos e em especial os marroquinos.

Estes inquéritos à opinião pública foram realizado pelo Centro de Investigaciones Sociológicas (CIS) do Ministério da Presidência do Governo Espanhol, e estão publicadas na internet.

 

 

Carlos Fontes

   

Raízes Históricas da Xenófobia em Espanha

 

 

Em Foco | Portugal | Europa | Mundo | Histórias | Memórias | Contactos

Para nos contactar:


Imigrantes Somos Todos!
Carlos Fontes