Euskadi

Genocídio de um Povo e uma Cultura? 

     

O que leva a população de Euskadi (país basco) a pegar em armas e cometer tantos atentados bombistas contra os seus inimigos (entenda-se os espanhóis)? Será que a luta pela separação de Espanha justifica tais actos? Uma coisa é certa: a autonomia que lhes foi concediada pelo Estado espanhol não a contentou. Afirmam que querem ser livres!.

A barbárie que ocorre nesta região europeia, desde os finais do século XIX, é dificil de ser explicada se não tivermos em conta as causas mais profundas deste conflito que tantas mortes já provocou.

O que o povo basco TEME é o fim da sua própria existência e identidade como povo, a sua total castelhanização: o Etnocídio.

Olhando para o que os espanhóis fizeram aos povos indigenas na América Latina e aos portugueses em Olivença, sabem que o seu futuro está traçado: Um dia eles também irão desaparecer. O que restará serão casas e uma lindissima paisagem para recordar que ali habitou um outro povo muito distinto dos seus ocupantes. Mas então já não restará lá ninguém vivo para contar, apenas os herdeiros dos invasores a reclamarem casas e terras que não lhes pertencem, memórias que não possuem. 

Para a história só os mortos darão testemunho da barbárie. É por isso os olhos dos bascos e dos catalães estão postos em Olivença, e o seu futuro que ali vêem horroriza-os!

 

26 de Abril de 1937. Franco, o caudilho que governou a Espanha entre 1939 e 1975, convida Hitler a participar na matança do povo basco. A população de Guernica é assassinada pela aviação alemão!

 

Pintura mural numa rua da cidade de Baiona (Julho de 2003), onde se alude á violência que ocorre nesta região.

 

Em Foco | Portugal | Europa | Mundo | Histórias | Memórias | Contactos

Para nos contactar:


Imigrantes Somos Todos!
Director: Carlos Fontes