Genocídios e Etnocídios

     
   
Anterior

 

Tibete

O Tibete foi invadido pela China em 1949. Dez anos depois, o lider espiritual dos budistas, Dalai Lama, foge para a Dharamsala, na India, com 15 mil refugiados. Os chineses haviam entretanto destruído cerca de  6000 mosteiros e feito um número indeterminado de mortos. A cidade de Dharamsala, tornou-se desde Maio de 1960, a capital do Tibete no exílio.Dalai Lama a 10 de Dezembro de 1989 recebeu o Nobel da Paz, em nome da resistência de um povo contra o seu aniquilamento. 

 

 
 
  Bosquimanos do Kalahari, no Botswana

Actualmente, apenas 7.000 bosquimanos permanecem no Kalahari, a maioria das etnias “gwi” e “gana”. Esta é a sua região ancestral, onde vivem há pelo menos 20 mil anos.Embora a região embora seja de difícil acesso e tenha poucos recursos naturais, mesmo assim não deixa de ser cobiçada. Desde os anos 60 que os bosquimanos são vítimas dos setswana, a etnia maioritária no Botswana que os pretendem expulsar. Após a Independência deste país, o governo decidiu transformar a região em que vivem numa reserva de caça deportiva do Kalahari central, não lhes reconhecendo qualquer direito de propriedade. Não era a primeira vez que eles foram ameaçados de extinção. Perseguidos e escravizados pelos Bantos (desde o séc. V ) e depois pelos brancos (desde o séc.XVIII), terão morrido aos milhões. Actualmente sobrevivem menos de  100.000 bosquimanos, metade dos quais habita o Botswana. Os  gana e os gwi são praticamente os únicos que mantém o modo de ancestral, baseado na caça.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Judeus 

Em Construção !

 

 Palestinianos 

Em Construção !

 

 Incas, Maias, Azetecas e Outros Povos da América Espanhola.  A grande matança dos tempos modernos.

Quando os espanhóis chegaram à América, viviam neste continente cerca de 70 milhões de indivíduos. Os conquistadores espanhóis não tardaram em iniciar a matança. Hermán Cortez dos Aztecas no México, Pedro de Azevedo dos Maias, Pizarro nos Andes . Em ilhas como Cuba, a população local foi completamente exterminados.

Em meados dos século XVII calcula-se que só existissem menos de 7 milhões. Na sua esmagadora maioria haviam sido exterminados pelos espanhóis, pelas armas, os trabalhos forçados e as doenças que lhes transmitiram (variola, sifilis,etc). A Independência destes territórios no século XIX ( o último foi Cuba em 1898), não acabou com o processo da sua extinção.

A situação da população indigena não é a mesma em todos os países da antiga América espanhola. Na Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, nas Antilhas e Caraíbas os indigenas são minoritários ou foram extintos. Pelo contrário, na Guatemala, Equador, México, Peru, Bolívia e outros países, constituem uma boa parte da população. É nestes últimos que ocorrem actualmente as mais barbaras agressões e atentados à sobrevivência destes povos.     

 

 

Povo Basco

Em construção !

 Kosovo

Em construção !

 

Sara Ocidental

Os saharauis, tribo nómadas do sara ocidental, são uma das últimas vítimas do processo de descolonização dos europeus. Os primeiros a chegarem a esta região foram os portugueses.No século XVI vieram os espanhóis que lhes ocupam as fortalezas na costa. No século XIX, espanhóis e franceses lutam entre si pela partilha de Marrocos e desta região. O Sara Ocidental acaba por ficar para os espanhóis (1884) que iniciam um sangrenta guerra de pacificação das populações locais, que só abranda na década de trinta do século XX. 6 Dias antes da morte de Franco, a 14 de Novembro de 1975, entregam estes territórios e as respectivas populações a Marrocos e à Mauritânia. A partir daqui, estes países desencadeiam uma nova vaga de extermínio das populações locais.

 

 Innu do Canadá

Os Innu são um dos povos indigenas do Canadá. Habitam na tundra da península do Lavrador. O Estado prende "civilizá-los" à força e explorar os territórios que ocupam. O resultado é uma das mais elevadas taxas de suicídios do mundo.

Em Abril de 1999, o Comité das Nações Unidas para os Dereitos Humanos condenou o Canadá por estar a praticar uma política de "extinção dos direitos da população indígena".

Território e Comunidades Innu (Nitassinan)

 

 

Carlos Fontes

 

 Olivença: O Etnocídio Perfeito

 

  

Escolhe um Povo, recolhe informação e divulga a sua situação! 

 

Em Foco | Portugal | Europa | Mundo | Histórias | Memórias | Contactos

Para nos contactar:


Imigrantes Somos Todos !
Director: Carlos Fontes