Navegando na Filosofia

 

Visita à cidade do Porto pelo 11º 3

1,2 e 3 de Abril de 2004

 

Redes Filosóficas Transatlânticas

 

Anterior

 
 

Perspectiva do Parque de Serralves 

.

  Serralves. Dia 2 de Abril.

Serralves é um mundo! Entre tanta coisa para ver, a visita centrou-se em percursos pelo seu magnifico parque e pelo Centro Nacional de Arte Contemporânea, projectado pelo arquitecto Alvaro de Siza Vieira.  A Casa de Serralves, mandada construir nos anos 30 pelo conde de Vizela, segue um projecto do arquitecto Marques da Silva, no qual participaram também outros arquitectos, paisagistas e decoradores.

.

 

Rio Douro e Gaia vista do Palácio de Cristal

Palácio de Cristal. Biblioteca Almeida Garrett.

No local existiu um soberbo pavilhão em ferro e vidro, construído para a exposição de 1865, inspirado no Crystal Palace de Londres. Nos anos 5o do século XX foi erguido outro pavilhão, mas em betão armado, hoje denominado Pavilhão Rosa Mota em homenagem a esta campeã olímpica.

Para além dos magníficos jardins, deste local pode desfrutar-se uma das mais belas panorâmicas sobre o Rio Douro e as cidades do Porto e de Gaia.

Estes jardins tem agora um novo motivo de interesse: uma magnifica biblioteca municipal..

.

 

Igreja da Lapa. Fotografia de grupo

Igreja da Lapa.

A sua construção deveu-se a um padre brasileiro. As obras iniciaram-se em 1756 sendo parcialmente concluída em 1863. Era nesta Igreja que D. Pedro vinha assistir todos o domingos à missa enquanto durou o cerco do Porto (1832).

.

  Estádio do Dragão.

 Entre os novos estádios de futebol construídos para a realização do campeonato europeu de futebol de 2004, destaca-se o do Futebol Clube do Porto. 

.

  Rua de Santa Catarina. 

Em plena zona comercial do Porto, destaca-se o Grande Hotel do Porto e o Café Magestic. Foi no primeiro que faleceu em 1889 Teresa Cristina, a última imperatriz do Brasil. Era de Queiróz foi também um dos seus ilustres hospedes. Nele esteve  também preso o ministro Afonso Costa, a 6 de Dezembro de 1917, às ordens de Sidónio Pais. O Magestic é uma das pérolas do Porto: um café em estilo arte nova que conserva todo o charme dos anos 20.

...

  Restaurante Regaleira. Francesinhas.

Vir ao Porto e não comer uma francesinha é como ir a Roma e não ver o papa. O melhor sítio para o fazer é onde as mesmas foram criadas, o restaurante Regaleira.

..

  Teatro Rivoli. Festival Intercéltico.

 O dia terminou com um espectáculo de música céltica, com as brilhantes actuações de dois grupos um português (Realejo), outro espanhol das astúrias (Atlantico).

.

  .Foz. Dia 3 de Abril. 

Foz.Percurso pedonal junto ao mar

  Parque da Cidade

O maravilhoso passeio ao longo do Foz, termina no Castelo Queijo. Chegados a este ponto, desenvolve-se para o  interior o novo parque da cidade do Porto. Uma boa parte da manhã foi passada a percorrê-lo. Entre os seus inúmeros motivos de interesse destacam-se os vários lagos. 

 

 

Rio Douro. Ao fundo a Ponte da Arrábida

.

Ribeira. Ponte de D. Luiz I

Portugal deve o seu nome a este lugar. Na época romana, um dos lados do rio Douro tinha o nome de Portus e o outro de Cale. Por volta do século VI já o local era conhecido por Portucale, daí derivando o nome de Portugal. 

A Ponte de D. Luiz I foi inaugurada no dia 31 de Outubro de 1886, destinando-se transito rodoviário. Foi construída com projecto do arquitecto belga Théophile Seyrig, discípulo de colaborador de Eiffel.

 

 

Porto. Perspectiva de Gaia

Gaia. Caves do Vinho do Porto.

O primeiro registo do embarque do vinho do Porto data de 1678. A partir deste finais do século XVII começam a surgir as grandes companhias produtoras e exportadoras deste precioso néctar, cuja produção se faz a mais de 100 km deste local.

 

  Campanhã.

 Eram 20h05, quando o comboio se pôs em marcha para Lisboa. Para trás ficava uma cidade que espantou a esmagadora maioria dos alunos que a desconhecia totalmente.  

   






 

Entrada
  

Projecto

     Mensagens
   
Escolas Envolvidas:
   Aplicação (Petrópolis) 
   Colégio Stª.Isabel (Petrópolis)
   Rainha D. Leonor (Lisboa)
   
  A Minha Cidade
     Petrópolis
     Lisboa
     Laços
   
  Programas de Filosofia
   Brasil
 Portugal
   
Trabalhos em curso 
 

   Frankenstein

     Apologia
     Alegoria da Caverna
     Tecnociência
   
  Forum de Discussão
  Debater
   

FILORBIS

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt