Navegando na Filosofia

 

Visita à cidade do Porto pelo 11º 3

1,2 e 3 de Abril de 2004

 

Redes Filosóficas Transatlânticas

 

 

 

.

 

.

Cidade do Porto

Igreja da Lapa. Fotografia da turma do 11º. 3 junto ao monumento dentro do qual se encontra num escrínio o coração de D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal.  

 

 

Lisboa. Gare do Oriente

Lisboa. Gare do Oriente

Dia 1 de Abril, pelas 9h05 da manhã, 18 alunos, acompanhados por dois professores apanham o comboio que os levaria à cidade do Porto. Objectivo: conhecerem a cidade que D. Pedro, doou o seu coração e onde faleceu a última imperatriz do Brasil - Teresa Cristina. 

.

 

No Comboio

Porto. Estação de São Bento

Por volta das 12h45, alunos e professores chegavam a uma das mais belas estações de Portugal. A primeira pedra desta estação foi colocada no ano de 1900. O projecto de Marques da Silva só foi concluído em 1915.No seu átrio possui um vasto conjunto de painéis de azulejos da autoria de Jorge Colaço.

 

  Palácio da Bolsa

O percurso pela cidade do Porto, começou simbolicamente  pelo Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto, um marco incontornável do liberalismo em Portugal. D. Pedro faleceu no ano em que esta Associação foi fundada (1834). O Edificio começou a ser construído em 1842, em estilo neoclássico. No seu interior destaca-se o Pátio das Nações e o encantador Salão Árabe. 

  Cadeia da Relação

Local de visita obrigatória na cidade do Porto. Edificio construído no século XVIII. Pelas suas masmorras passaram muitos dos que se combateram ao lado de D. Pedro pela causa liberal, contra o absolutismo. Nas suas masmorras estiveram presos gente famosa como o Duque de Terceira, o Zé do Telhado, e o genial Camilo Castelo Branco, onde escreveu em 15 dias o romance Amor de Perdição. Este edifício alberga alberga hoje o Centro Português de Fotografia e um importante museu de máquinas fotográficas. 

.

  Praça da Liberdade. Estatua de D.Pedro IV

No coração da cidade do Porto, como acontece em Lisboa, ergue-se uma estatua a D.Pedro IV. No Porto, surge em uniforme de gala de comandante de Caçadores 5, oferecendo ao povo a Carta Constitucional. O monumento, foi realizado pelo escultor francês Calmels e foi inaugurado em 1866. 

.

 

Sé e Ribeira

Desde 4 de Dezembro de 1996 que o centro histórico do Porto está classificado como Património da Humanidade. A sua beleza e história não deixa ninguém indiferente. Entre os seus magnificos monumentos destaca-se a Sé (século XII-XVIII).

.

  Teatro Nacional de São João

Para terminar um dia repleto de emoções, nada melhor que assistir a uma excepcional espectáculo teatral - Hamlet de William Skakespeare, encenado por Ricardo Pais.

O TNSJ foi construído entre 1912 e 1916, com o projecto do arquitecto Marques da Silva. Anteriormente, e no mesmo local existiu o Real Teatro de São João, encomendado por Francisco de Almada ao arqº. italiano Manzoneschi, inaugurado a 13 de Maio de 1789, dia do 31º. aniversário do Princípe Regente D. João, pai de D. Pedro..

 

  Continua






 

Entrada
   

Projecto

     Mensagens 
    
Escolas Envolvidas:
   Aplicação (Petrópolis) 
   Colégio Stª.Isabel (Petrópolis)
   Rainha D. Leonor (Lisboa)
   
  A Minha Cidade
     Petrópolis
     Lisboa
     Laços
   
  Programas de Filosofia
   Brasil
 Portugal
  
Trabalhos em curso 
 

   Frankenstein

     Apologia
     Alegoria da Caverna
     Tecnociência
   
  Forum de Discussão
  Debater
   
 

FILORBIS

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt