Navegando na Filosofia

.

.

 

 

 

Forum de Discussão

 

 

Entrada

 

Como funciona? 
.

Através da troca de mensagens ( e-mails ).Estas mensagens podem ser lidas por todos os visitantes destas páginas. Deste modo qualquer leitor pode responder, tirar uma dúvidas ou fazer comentários. 
.

Assuntos ?

.

Apenas temáticas filosóficas. Aceitam-se sugestões para novos temas.

.

Como faço para participar ? 
.
Basta enviares uma mensagem para forumfilosofia@sapo.pt  com o teu comentário ou sugestão.  

.

Em Discussão:

 

..

"A Filosofia é uma actividade que, por discursos e raciocínios, nos proporciona uma vida feliz." 

.

Epicuro
Fragmento 218, transmitido por Sexto Empírico
.

   
1 Vencer os medos

Que vida feliz é esta que fala Epicuro?  Uma vida feita de agradáveis diálogos que não visam provocar os interlocutores, mas antes os adormecer com palavras e belos discursos ? Ou pelo contrário, trata-se de uma vida feliz repleta de debates que suscitam a reflexão e provocam a agitação interior em quem os ouve?  Se tivermos em conta toda a tradição filosófica, teremos que concluir que a hipótese certa é a segunda. 

Não tem a filosofia como missão despertar os espíritos para a reflexão? Esta tarefa não implica um continuo esforço para romper com o senso comum, a pacatez do dia-a-dia ? Não é o filosofar uma tarefa sumamente perigosa para quem a pratica? 

A felicidade proporcionada pela Filosofia não pode ser assim confundida com um processo de alheamento social, mas é desfrutada  quando o homem através do dialogo supera os seus medos e descobre o sentido da própria existência.

Luís, Lisboa, ESRDL. 17/3/2004

.

2 A Filosofia busca a felicidade

.
A filosofia busca a felicidade primeiramente através da reflexão. Mas o homem é um ser que reflete quando está triste. Então a filosofia busca a felicidade através da tristeza? Na minha opinião, aí que está o sentido da filosofia. Quando pensamos em algo jamais pensado, queremos saber seu sentido mais profundo para entendermos sobre tal assunto, mas quando pensamos, sabemos que não há uma resposta e que talvez essa resposta nunca será encontrada, o que me faz infeliz.
Qual é a finalidade do existir? "Penso, logo existo." Eu necessito pensar para existir? Basicamente sim, mas pensar em que exatamente? Acho que devemos pensar na pergunta que não tem resposta, mas tem sentido, para que nela encontre a meu sentido que será a minha solução. Para cada um existe uma solução que não é Universal, mas a pergunta é Universal. Então concluo que para uma mesma pergunta existe várias repostas e cada uma adequada a cada ser, a cada vivência, a cada opinião. Buscar uma resposta a suas perguntas por si só é estar filosofando a sua própria existência que é própria a cada ser.

.
Joyce - 1º ano Colégio Santa Isabel -Petrópolis. Abril 2004

..

 

Epicuro (c.341-270 a.C.). O prazer é o bem procurado pelo homem. Mas não se trata de um prazer momentâneo, porque a este se segue o desprazer, a dor. O prazer de que fala Epicuro é a ataraxia  - o prazer estático do equilíbrio, da ausência de dor do corpo e da ausência de perturbação da alma (ataraxia). Aos prazeres ligados à agitação momentânea, opõe os prazeres mentais proporcionados por uma vida feliz e tranquila. 

.

O Jardim, nome pela qual era conhecida a escola criada por Epicuro, era um oásis na sociedade atormentada da Atenas no séc.IV a.C. Lucrécio, o autor da obra De Natura Rerum, foi o mais célebre discípulo de Epicuro. 

.

O epicurismo desenvolveu-se no séc.II a.C. no Egipto, na Antioquia e em Roma; no séc.I, com Fedro, fundaram-se centros epicuristas em Roma. O epicurismo ressurgiu de novo na Europa no séc. XVIII, com Gassendi e inspirou, em muitos aspectos, a moral utilitarista de filósofos como Benthan e Stuart Mill. CF.Lisboa . Abril 204

.

Nota: ataraxia, do grego a-taraxis, livre de perturbação

.

  .
3 O principal objectivo da felicidade está em buscá-la

O principal objetivo da felicidade está em buscá-la. Sem perceber, buscamos a felicidade através do pensamento. E afinal de contas, o que está mais ligado à filosofia do que pensar? Além de, também, buscar! Buscar significados para as nossas maiores dúvidas, buscar o que está mais a fundo de tudo o que nos cerca. Pronto! Estabeleci aqui as principais relações entre felicidade e filosofia. Afinal, se pensamos em buscar felicidade, pensamos no que ela representa para nós, no que nos traria felicidade. E fazendo isso recorremos à filosofia.

Thais Cassiano Martins 1º ano A  Colégio Santa Isabel


..

4 .

A vida nos traz problemas, e é através do pensamento que encontramos soluções. Situações quotidianas desagradáveis, às vezes nos cegam, não permitindo que exerçamos um direito precioso concedido por Deus: o de pensar e acabar "resgatando" tudo aquilo que parecia estar perdido, vencendo as frustrações. A Filosofia baseia-se no pensamento. Ela é uma verdadeira "ponte" entre o mundo exterior e o nosso próprio mundo. Nem tudo que nos traz prazer é o melhor, por isso o raciocínio nos foi dado para analisarmos aquilo que realmente contribuirá para o nosso crescimento e felicidade.

Natália Estrella  de Oliveira - 1o ano B Colégio Santa Isabel. Abril 2004 

..

5

Epicuro

.

Tal como Epicuro afirmou, a filosofia permite-nos atingir a felicidade na vida quando nos confrontamos com discursos e raciocínios. De facto, através da filosofia, conseguimos atingir um bem estar próprio. Ao nos confrontarmos com as dúvidas que nos surgem, somos obrigados a elaborar raciocínios que nos tirem desse «desconforto» da dúvida. Assim, ao longo dos tempos conseguimos proporcionar-nos uma enorme felicidade por termos clarificado os nossos problemas, conseguindo, assim, viver em bem-estar, lidar com a vida de uma forma mais simples e digamos, simpática.

.

Quando o espírito é conduzido para a reflexão, é uma forma de relaxamento, de tentativa de descobrir tantas respostas a tanto que nos questionamos. Assim, o ser humano, desembaraça-se dos seus receios e vive livre, já que descobre o Mundo em que vive e o Mundo que o rodeia. No entanto, o homem só se digna a reflectir quando entristece, quando o Mundo à sua volta lhe parece destruído, quando o Mundo à sua volta não lhe agrada. Este facto de pensarmos na vida, de pensarmos nas questões do Mundo, da sociedade, de tudo o que existe em nós e ao nosso lado, faz-nos sentir vivos, faz-nos crer que lutamos por algo, que vivemos por algo; lutamos por nos descobrirmos. E só assim, o Homem consegue viver, descobrindo onde está, onde vive, e porque vive. Reflectindo, tornamos tudo menos sombrio e a luz ao fim do túnel acaba sempre por aparecer.

.

Ana Fiadeiro 11º 3ª. Lisboa. Esc.Sec.Rainha D.Leonor. Abril.2004

.

6 Ignorância X Complexidade

Esses termos são distintos à todos. saberíamos definir perfeitamente seus significados separadamente, mas talvez tenham uma relação lógica.
   Ao referirmos à ignorância, observamos a falta de conhecimento ou interpretação de algo; e quando nos referimos à complexidade, observamos algo mais estruturado e mais detalhado. Pois bem, um ser ignorante, é uma ser complexo. Logicamente sim. Aquele que não compreende é mais estruturado, porque ele cria uma rede conceitual própria tirando dela uma conclusão aparentemente correta, isso o faz pensar de forma complexa sobre um assunto no qual não era necessário esse tipo de interpretação. Por que ao fazermos uma prova de matemática, por exemplo, a maioria das pessoas não conseguem tirar bom proveito? Porque simplesmente pensamos além do necessário, criando um labirinto muito complexo de conceitos próprios e não aqueles conceitos que aprendemos durante as aulas...
   O ser humano tem a capacidade de tornar tudo que é simples, muito complexo e é por isso que temos a capacidade de solucionar problemas aparentemente difíceis. Porque não pensarmos em "doses" adequadas a cada situação?  Nada é difícil, nós que somos complexos e não sabemos medir tal coisa.  

Joyce Araujo Gonçalves-1°ano/Colégio santa Isabel
..

7

VIVER

.

Esquecer de nós não é a melhor forma de viver, mas viver para quem não vive, é viver em função do "ter" e não do "ser". Quem está vivendo? Todos nós? Será? Viver não é apenas respirar e amar, é poder entender o que fazemos aqui e para que serve tudo que estamos fazendo. Mas nós não sabemos isso, logo, não estamos vivendo, estamos "vagando" num mundo estranho achando que isso é viver.

.

De que adianta sermos o dono de tudo, se nem donos de nós mesmos somos? Ser donos de tudo é mais fácil do que ser donos de nós mesmos. E será que a fecilidade vai nos levar aonde queremos chegar? Dependerá de onde e por que queremos chegar. Mas como não sabemos a razão de estarmos aqui, nunca conseguiremos o que queríamos e sim o que conseguimos ao acaso, consequentemente esse acaso se transformará numa boa, mas não verdadeira justificativa. Buscar a razão, é achar a justificativa para o que achamos ser a grande resposta.

.
Joyce Araujo Gonçalves-1ºano/Colégio Santa Isabel . Maio 2004

..

8

Feliz

.

Seu pensamento é o seu caminho; sua vida, um veículo que o levará ao tão sonhado destino, que só conhecem aqueles que não podemos rever. Cada um tem um destino, então para que queremos descobrir algo que poderemos descobrir ao final de uma grande jornada? Cada um faz seu caminho, e neste há muitos obstáculos iguais para todos. Mas a grande "graça" disso tudo, é como cada um de nós se sairá diferenciando-se assim de tudo que é mais comum e monótono.  Devemos conhecer a essência de nosso viver, antes de conhecer o nosso desfecho, pois isso só torna as coisas mais confusas. Tudo tem sua hora e momento certo e é justamente por isso que temos a esperança de encontrar todas as respostas para essas perguntas tão "embaraçosas".   E se talvez ao final disso tudo, não encontrarmos as respostas? Foi porque nós nos preocupamos demais em apressar as coisas, e elas acabaram passando tão rápido que nós nem achamos o sentido e a finalidade do viver e do existir.

Joyce Araujo Gonçalves-1ºano/Colégio Santa Isabel. Maio 2004  
..

9 Preocupações

Tenho observado que muitas pessoas têm a necessidade de se preocuparem sem motivo, criando motivos para se preocupar. Desde nossas remotas origens, o homem busca sempre algo novo para tentar decifrar perguntas. Perguntas estas que tem suas respostas claras e diretas. O problema seria a ordem cronológica desses fatos.
Se pensarmos bem, tudo que aconteceu ou está acontecendo em nossas vidas, tem ligação com o passado. E é aí que está o fio de um falso nó. Se prestarmos atenção, veremos que tudo tem sentido. Justamente por isso que vivemos, para colocar em ordem os acontecimentos de nossas vidas, e ver que tudo isso, foi simples e objectivo. Mas não se esqueçam, que é um grande problema, achar
o fio desse nó, pois nem sempre ele está ao nosso alcance, e sim misturados aos fios de outras pessoas...Compartilhe com elas suas capacidades, por que às vezes, essa troca de conhecimentos, acarreta a solução dos problemas de todos.

Joyce Araújo Gonçalves-1ºano/Colégio Santa Isabel. Maio
2004

10 .

Subjectividades

 

Afirmar que a filosofia é uma atividade que proporciona uma vida feliz é, como tudo na vida, muito relativo, se considerarmos a felicidade algo deveras subjetivo. O que é irrefutável é o poder de reflexão acerca da realidade proporcionado pela filosofia. Quem se dedica aos estudos filosóficos acaba por sofrer de uma inquietude perene, na medida em que faz da indagação uma constante em sua vida. Os questionamentos surgem, mas suas possíveis respostas nem sempre são encontradas. Mas que graça teria se para tudo houvesse resposta ? . O importante é que todo esse processo concede-nos maior autonomia, poder de decidir e deliberar sobre o que de fato queremos para nós e para a sociedade em que estamos inseridos. E isso me faz feliz, muito feliz. Para mim, portanto, a afirmação de Epicuro é válida. Resta-nos saber se todos se sentem assim...

 
Ana Letícia Araújo - aluna do 2º período de graduação da Faculdade de Educação da UERJ. Setembro de 2004
 
 

Envia os teus comentários para:

forumfilosofia@sapo.pt






 

.
Entrada
   

Projecto

        Mensagem 
    
Escolas Envolvidas:
    Aplicação (Petrópolis) 
    Colégio Stª.Isabel (Petrópolis)
    Rainha D. Leonor (Lisboa)
 
 A Minha Cidade
    Petrópolis
    Lisboa
    Laços
  
 Programas
    Brasil
    Portugal
  
Trabalhos em curso 
     Frankenstein
     Tecnociência
     Apologia
     Alegoria da Caverna 
   
  Forum de Discussão
     Debater
   
   

 

BOA



 

 

 

.

Alunos de Filosofia em Rede

 

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt