Navegando na Filosofia

Palácio Imperial de Petrópolis 

Petrópolis

 

 

A história de Petrópolis começa com uma paixão. A  do primeiro imperador do Brasil - D. Pedro I  (D. Pedro IV de Portugal ). Tudo na região o encantava, a paisagem, o clima. Sonhou construir uma residência de veraneio, mas não conseguiu realizar o sonho. O seu filho, D. Pedro II, continuou encantando e concretizou o sonho do pai. Assim nasceu Petrópolis, uma cidade de paixões.

 

 

 

Petrópolis fica situada na Serra da Estrela, a cerca de 65 quilómetros da cidade do Rio de Janeiro.

Área:1.080km2; Altitude: 838metros; Clima: Mesotérmico com verões brandos sem estação seca

A ideia de construir um palácio de veraneio em Petrópolis para a Família Imperial no alto da Serra da Estrela surgiu com D. Pedro I, quando nas suas andanças pelos caminhos que levavam às Minas Gerais. Impressionado com as belezas do lugar, o Imperador tentou comprar a Fazenda dos Correias, pertencente a Dª. Arcangela Joaquina da Silva e onde já estivera hospedado por mais de uma vez. Como esta recusasse a vendê-la, D. Pedro tentou a Fazenda do Corrego Seco, pertencente ao Major José Vieira Afonso, que acabou por a vender ao Imperador pela quantia de vinte contos de réis. Foi quanto custaram as terras de Petrópolis.

Mas embora D. Pedro tivesse pensado em construir um palácio ali naquelas paragens - ele tinha até um nome para o palácio, da Concórdia- , não o pode fazer, pois no ano seguinte à compra do Corrego Seco ele se viu obrigado a abdicar. Somente em 1843 (pelo decreto de 16 de Março) é que seu filho e herdeiro, D. Pedro II, então com dezoito anos, autorizou  o aforamento da terra (arrendamento e colonização das terras).

Dois anos mais tarde, o Visconde de Sepetiba ali instalava mais de dois mil colonos alemães, cujas nomes de famílias se encontram inscritos hoje no obelisco que se ergue n Avenida XV (antiga Rua do Imperador), diante da Praça D. Pedro II (antiga Praça Imperial). Era o embrião que iria germinar e crescer até atingir a estatura e maturidade da Petrópolis actual.

Adapt. de António Callado de Paiva, Petrópolis Cidade  Imperial, RGU.1978 

 

 

Locais a Visitar

Palácio Imperial (1845-1874)

Catedral de São Pedro de Alcântara (1884)

Palácio Amarelo (1850)

Casa Encantada-Casa Santos Dumont (1918)

Palácio de Cristal (1884)

Casa do Barão Mauá

Palácio de Quitandinha (1944)

Cachoeira Véu de Noiva

 

 

Vozes de Petrópolis em Lisboa

Petrópolis ocupa no Brasil um lugar cimeiro em termos de produção cultural. Em Lisboa procuramos os eco destas manifestações. Veja o encontramos. 

 

Site:

Câmara Municipal de Petrópolis.

 

 

 Indicadores : Petrópolis  1991-2000

 

 

Um diário !

 
Entrada
  

Projecto

     Mensagens
   
Escolas Envolvidas:
   Aplicação (Petrópolis) 
   Colégio Stª.Isabel (Petrópolis)
   Rainha D. Leonor (Lisboa)
   
  A Minha Cidade
     Petrópolis
     Lisboa
     Laços
   
  Programas
  Brasil
  Portugal
 
Trabalhos em curso 
 

   Frankenstein

     Apologia
     Mito da Caverna
     Tecnociência
  ..
  Forum de Discussão
   Debater
  .

 

 

 

 

FILORBIS