Navegando na Filosofia - Carlos Fontes

Do animismo às grandes 

religiões monoteístas

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Síntese da matéria

Do Animismo às Grandes Religiões Monoteístas

 

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1. Espíritos

 

Na génese de todas as religiões, para muitos investigadores, está a crença que as pessoas, os animais e todas as coisas da própria natureza são animadas por espíritos (forças sobrenaturais).

 

Exemplos de espíritos: anjos, demónios, espíritos ancestrais, etc.

 

Estes espíritos, em algumas concepções religiosas foram transformados em seres imortais ou divinos - deuses -, aos quais os seres humanos passaram prestar cultos específicos (politeísmo).

 

Nesta lógica evolutiva, muito simplista, os deuses acabaram por serem hierarquizados surgindo desta forma o conceito de um deus superior, que numa dada situação histórica concreta se transformou na conceção de um deus único, cuja simples ideia torna falsos os outros deuses (monoteísmo).

 

 

As grandes religiões históricas são produto de uma longa evolução, durante a qual foram estruturando um corpo doutrinal e criando poderosas formas organizativas que hoje abrangem todos os continentes.

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2. Religiões Indianas

 

A India foi o berço de um vasto conjunto de religiões como o Hinduísmo ( sanatana dharma, a religião eterna), Budismo, Jainismo ou Skhismo entre outras.

 

 

2.1. Hinduísmo. Mais

 

2.2. Budismo

 

Religião criada por Gautama Siddharta (563-483 a.C.), no século VI a.C., no nordeste da Índia, preconiza uma ascese que visa extinguir em nós todo o desejo individual e romper com o mundo das "aparências", ambas fonte de sofrimento e insatisfação. A superação do sofrimento é o objectivo fundamental do budismo, o que só pode ser feito rompendo com o ciclo da morte e renascimento (reencarnação), a Roda da Vida. A salvação está em alcançar o Nada (Nirvana), que corresponde à extinção completa da existência individual no Nada, superando desta forma a dicotomia sujeito-objecto, ser-não ser, identidade-alteridade. Mais

 

2.3. Jainismo

 

Fundada por Mahavira ( - 527 a.C.), que tentou, como Gautama, reformar o Hinduísmo. Os jainas acreditam na reencarnação e visam o desenvolvimento espiritual como libertação do ciclo do nascimento e morte. São estritamente vegetarianos.

 

2.4. Skhismo

Religião fundada por Guru Nanak (1469-1539), em Penjabe, no Noroeste da India, num contexto religioso marcado pelo Islão e o Hinduísmo, é vigorosamente monoteísta.

 

 

3. Religiões da Ásia Oriental

 

Na China, Japão e na Coreia surgiram importantes religiões que, por vezes, associam filosofia com a religião, como ocorre no taoísmo ou no confucionismo.

 

3. 1. Taoísmo

Misto de filosofia e religião chinesa, surgiu no século II d. C. O texto básico do taoísmo - Tao-te-Ching (Caminho Clássico e as suas virtudes) é atribuído a Lao-Tsé (séc.IV a.C). O caminho é um princípio cósmico e controlador que permite o funcionamento da natureza.

 

3.2. Confucionismo. Mistura de filosofia com religião, tem por base os ensinamentos de Kung Fu-Tzu (551-479 a.C), consiste num conjunto de regras de viver de forma harmoniosa em familia e sociedade. 

 

3.3. Xintoísmo

Base da religião japonesa, misturando elementos do budismo e do taoismo. Está muito ligada à crença da forte presença de espíritos e divindades na natureza.

 

3.4. Igreja da Unificação (moonies)

A Igreja de Unificação foi criada em 1954, por Sun Myung Moon (1920- ), na Coreia do Sul. O seu fundador foi assumido como um novo messias. 

 

 

4. Religiões do Egipto e Próximo Oriente

 

Entre as muitas religiões que a Humanidade já viu surgir no Próximo Oriente, irão merecer a nossa atenção especial três monoteístas: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, as chamadas "religiões do Livro". Todas partilham a crença na existência de um só Deus, cujos ensinamentos directa ou indirectamente se encontram expressos em Livros considerados sagrados (Bíblia, Talmude, Corão).

 

Devido à enorme expansão destas religiões, as suas crenças influenciaram profundamente as nossas concepções do mundo e os valores que partilhamos.

 

4.1. Zaroastrismo

 

Religião monoteísta fundada pelo sacerdote Zaratustra que terá vivido no final do IIº. Milénio, no Centro-Sul da Ásia, no atual Irão. Possui ligações com o Hinduísmo. Durante mil anos foi a religião oficial  dos poderosos impérios que se sucederam na antiga Pérsia (atual Irão). A partir do século VII d.C. foi sendo suplantado pelo islamismo.

 

4.2. Akhenaton

 

No antigo Egipto, por volta de 1364 a.C, o faraó Akhenaton ascendeu ao trono: No 5º. ano do seu reinado estabeleceu uma religião monoteísta. O deus Aton, simbolizado num disco solar, foi assumido como a única divindade, sendo as restantes banidas ou combatidas. O próprio faraó assumiu-se como o seu único representante na terra. Esta religião durou poucos anos.

 

As relações entre este culto monoteísta no Egipto, e os judeus que aí viviam desterrados, continua a ser objecto de grande polémica.

 

4.3. Judaísmo

 

Entre os seus criadores estão Abraão ( oriundo da Ur, na Mesopotâmia) e Moisés  (oriundo do Egipto, séc. XIII a.C.). Culto de um Deus único que elegeu um povo como o seu preferido. É uma religião virada para a acção, assente num conjunto de leis destinadas a disciplinar as relações entre os homens e a permitir, assim, a reconciliação com a divindade justiceira e omnipotente. Os livros sagrados são a Tora e o Talmude. Mais

 

No final do século XV, entre 15 a 20% da população portuguesa era judia. Mais

 

Actualmente a maioria dos judeus concentra-se em Israel e nos EUA, embora existam comunidades espalhadas por todo o mundo. 

 

4.4. Cristianismo

 

Formada a partir do Judaísmo, por Jesus de Nazaré, filho de Deus (c. 30 ). Afirmação de um Deus único em três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo). Diferencia-se das restantes religiões por anunciar a salvação pela mediação redentora de Cristo. Para salvar a humanidade dos seus pecados e transmitir uma nova mensagem de fé, Deus enviou o seu filho Jesus, que se fez homem e tomou para si todos os pecados do mundo, resgatando a Humanidade através do sacrifício da sua vida, reconciliando desta forma o homem com Deus. Na sua pregação transmitiu a promessa de uma vida melhor no reino de Deus. Os seus discípulos e apóstolos depois da sua morte pregaram esta salvação através da penitência e do amor pelo próximo. O cristianismo está espalhado por todo o mundo, em especial na Europa e América.  Mais

 

O Cristianismo apresenta-se hoje dividido em muitas igrejas, entre elas destacam as seguintes:

 

a) Igreja Católica. É a maior igreja cristã. O chefe supremo é o papa. Caracteriza-se pelos seus dogmas, sacramentos, culto de santos. A maior concentração de católicos encontra-se na Europa e na América do centro e sul. O Brasil é o país onde existem mais católicos no mundo. 

 

b) Igrejas Protestantes (Evangélicas). Igrejas nascidas do movimento reformista iniciado no século XV. Caracteriza-se pela importância dada à Bíblia e à salvação pela fé. No norte da Europa e da América são as áreas de maior implantação destas igrejas. 

 

Alguns exemplos:

 

- Igreja Anglicana. Formou-se no século XVI, depois de Henrique VIII ter rompido com a Igreja Católica.

 

- Igreja Baptistas (Anabaptistas). Igrejas muito difundidas nos EUA, em especial, junto das comunidades negras.

 

- Igrejas Congregacionalistas

- Igreja Metodista

 

- Testemunhas de Jeová. Fundada por Charles Taze Russell (1852-1916), nos EUA.

- Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Mórmons. Foi criada por Joseph Smith Jr (1805-1844), no estado de Nova Iorque, USA.

 

Pentecostalistas. Movimento cristão carismático, surgido nos EUA, em 1901, e que se caracteriza pela alegria nas cerimónias religiosas. A Biblia é levada à letra.

 

- Igreja Presbeteriana. Segue uma orientação calvinista. Tem forte implantação na Escócia e na Irlanda do Norte.

 

- Quakers. A Sociedade de Amigos foi fundada em meados do século XVII, por George Fox. Não têm sacerdotes, nem estruturas formais, nem aceitam os sacramentos. As reuniões de celebração são feitas em silêncio.

 

- Sacudidores.

- Adventistas do Sétimo Dia. 

- Igreja Reformada Unida.

- Unitaristas

- Irmandade de Jesus (Exército de Jesus)

 

 

c) Igrejas Ortodoxas. Nascidas do cisma de 1050. Caracterizam-se pela importância conferida à liturgia, culto de santos, divergências doutrinais em relação à Trindade e natureza de divina de Cristo. Estão implantadas sobretudo na Grécia, Rússia, Arménia e no Médio Oriente.  

  

4.5. Islamismo

 

Criada pelo4profeta Maomé (c.620), caracteriza-se pela afirmação da unicidade de Deus (Alá), apego às orações, guerra santa e jejum. O livro sagrado é o Corão. Está espalhada por todo o mundo, em especial por África, Médio Oriente, Indonésia, Paquistão, Afganistão, Cazaquistão, etc. Desde o início do século XX  que tem sido a religião que regista um maior crescimento devido à forte expansão demográfica dos países muçulmanos. 

Principais correntes: Chiitas, Sunitas, Ismaelitas... Mais

 

4. 6. Drusos

 

4.7. Fé Bahá`i.  Religião fundada na Pérsia, num contexto islâmico xiita. O seu iniciador foi um comerciante chamado Siyyid´Ali -Muhammad (1819-1850 ) que procurou renovar o islamismo. As suas ideias foram prosseguidas por Mirzá Husayn`Ali (1817- 1892), o qual na prisão produziu os textos sagrados da nova religião que pretendem unir toda a humanidade em torno de uma única familia.

 

4.8.  Iazdanismo (Iáziges, jáziges, yazdanitas, Yazidis )

 

Iazdanismo (Dawãsin, adoradores dos anjos) é a religião dos curdos que vivem sobretudo nos arredores de Mossul, Alepo e na Pérsia. Surgiu perto de Bassorá nos finais do século XIV. Nesta religião podemos encontrar elementos do zaroastrismo, judaísmo, cristianismo e islamismo. Yazidis atribuem a fundação da sua religião a Shaikh Adi  (?-1160), crente islâmico, cuja sepultura está no Monte Lalesh, perto da antiga cidade assíria de Nínive.

 

 

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Principais religiões do mundo (número de crentes):

 

Cristianismo: 1.900 milhões

Islamismo: 1.200  milhões

Hinduísmo: 811 milhões

Budismo: 360 milhões

Animismo: 200 milhões

Skhismo: 23 milhões

Judaísmo: 14, 5 milhões

 

Fonte: Word Christian Encyclopedia. 2001

 

 

 

5.  Novas Religiões

 

Nos países ocidentais (Europa e América do Norte), depois da IIª. Guerra Mundial (1939/45) tem-se assistido à rápida difusão de uma enorme quantidade de novas religiões, numa dimensão sem paralelo histórico. Para este fenómeno concorreu três fatores essenciais:

 

a) Migrações. A vinda para os países ocidentais de milhões de emigrantes vindos de todo o continente africano e da ásia, traduziu-se na difusão de muitas religiões, como o Hinduismo, Budismo, Islamismo ou o Taoismo, cuja doutrina e práticas religiosas eram nestes países praticamente desconhecidas;   

 

b) Tradição Religiosa Alternativa. Desde o século XVI que os países ocidentais, devido aos movimentos evangélicos e ateus, existe uma grande receptividade à aceitação de expressões religiosas alternativas no seio do cristianismo. A crítica ao poder e abuso do poder da Igreja Católica abriu espaço para a aceitação de todo o tipo de seitas religiosas, com base no princípio da liberdade religiosa.

 

c) Confrontos globais. A comunicação à escala global desde os anos 60 do século XX, se contribuiu para um maior conhecimento das várias religiões do mundo, não deixou de contribuir para a difusão de novas seitas, nomeadamente as de religiões sincréticas.

 

As consequências deste fenómeno, ainda muito difíceis de avaliar, parecem estar a contribuir nos países ocidentais para o crescente desconhecimento das doutrinas, símbolos e práticas das principais religiões entre a população.

 

A "religião", reduzida a uma simples dimensão cultural, tornou-se algo muito difuso, que cada um consome a seu belo prazer de acordo com o catálogo de experiências das religiões disponíveis.   Muitas das novas religiões recuperam cultos antigos,  ou simplesmente afirmam-se contra as grandes religiões ou assumem-se como expressões da sua renovação.

 

a) Influencias Indianas

 

- Hare Krishna

 

- Comunidade de Bhagwan Shree Rajneesh (1931-1990). Fundada no princípio dos anos 1980, baseada numa mistura de "ensinamentos orientais", aparece pouco depois ligada a tentativas de envenenamento em massa (Dalles, Oregon, 1984)

 

- Movimento Swaminarayan

- Tradição Radhasoami

- Missão Ramakhrishna

- Movimento Meher Baba

- Brahama Kumaris

- Hao Hoa

- Igreja de Shaiva Siddhanta

- Sociedade Satya Sai Baba

- Muttappan Teyyam

- Ananda Marga

- Meditação Transcendental (Maharischi Mahesh Yogi)

- Eckankar

- Movimento Osho

- Auroville

 

b) Influências da Ásia Oriental

- Quan Zhen

- Nichiren Shôshu

- Tenrikyô

- Cheondogyo

- Ômoto

- Reiki

- Liberdade Kyôdan

- Reiyûkai

- Cao Dai

- Gedatsukai

- Seichô no le

- Sôka Gakkai

- Tian Dao

- Sekai Kyûseikyô

- Shinnyoen

- Risshô Kôseikai

- Kôdô Kyôdan

- Tenshô Kôtai Jingûkyô

- Anainaikyô

- Feng Shui

- Kôfuku no Kagaku

- Suma Ching Hai

- Falun Gong (Falun Dafa)

 

- Aum Shinrikyo ("Verdade Suprema"). Seita que mistura crenças budistas com hinduístas, fundada por Shoko Asahara, nos anos 80 do século XX no Japão. Esteve envolvida numa matança, em 1995, no metro de Tóquio. Os seus membros assume-se como os salvadores da Humanidade através da destruição.

 

 

c) Influências africanas

 

- Rastafári. Movimento religioso criado por Marcus Gravey (1887-1940), que incitou os negros da América a voltarem a África. O imperador da Etiópia - Hailé Selassié - foi assumido como o seu Messias e a Étiópia a "Terra Prometida". Seguem rigorosas medidas dietéticas, fumam canabis, distinguindo-se também pelo seu penteado e indumentária. 

- Santería (La Regla de Ocho)

- Candomblé

- Kimbanguismo

- Aladura

 

 

d) Influências ocidentais

 

- Druidismo

- Wicca

- Heathenismo

- Xamanismo

- Comunidade de Heaven’s Gate. Sob a liderança de Marshall Applewhite (1931–1997), que se auto-proclamava a encarnação de Jesus Cristo, protagonizaram um suicidio colectivo, em 1997, aquando da passagem do cometa Hale-Bopp. Acreditavam que o cometa seria a nave espacial que os haveria de levar para um lugar melhor no Céu (Universo ).

 

- Peoples Temple (Templo do Povo). Comunidade cristão, alegadamente inter-racial, fundada pelo James Warren Jones (1931-1978). A colónia que fundaram nas selvas da Guiana, acabou numa tragédia. Acreditavam que través de suicidios colectivos podiam "viajar" para outros planetas onde encontrariam a felicidade plena.

 

- Ordem do Templo Solar. Fundada por Luc Jouret, em 1984, estão envolvidos em suicidios colectivos. Os seus membros julgavam-se herdeiros dos "cavaleiros templários", com a missão de prepararem a segunda vinda de Cristo, a qual seria precedida de um Apocalipse.

 

- Davidianos. Dissidentes da igreja Adventista do Sétimo Dia,  ficaram tristemente conhecidos pelo "Apocalipse" de 1993, em Waco (Texas, EUA), do qual resultou a morte de 82 membros, incluindo o seu líder, David Koresh.  Pregavam o fim dos tempos (Apocalipse), a que se seguiria uma segunda vinda de Cristo.

 

- Ciência Cristã. A Igreja de Cristo Cientista foi fundada por Mary Baker Eddy, em Boston, em 1879. Defende que as doenças, tal como os pecados, podem ser curadas através da oração.

 

- Cientologia. Igreja fundada, no anos 50 do século XX, pelo escritor de ficção cientifica L. Ron Hubbard, que se propõe aumentar a consciência dos seus crentes. Recorre à dianética, uma psicoterapia. 

 

- Raelianos

 

 

6. Algumas Seitas e Sociedades Político-Religiosas

 

Dentro e fora das grandes religiões sempre surgiram movimentos ou organizações que propõe outras formas de ligação ao sagrado. Algumas destes movimentos afirmam-se detentores de "segredos" a que só os "iniciados" podem aceder. A sua missão, em geral não se reduz a uma simples dimensão contemplativa, mas visa intervir no curso dos acontecimentos tendo em vista a concretização de um projecto transcendente. 

 

- Fraternidade Rosa Cruz

- Maçonaria

- Espiritistas

- Sociedade Teosófica

- Opus Dei . Mais

 

Continuação

          Carlos Fontes

 

Carlos Fontes

 10º.Ano - Programa de Filosofia

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