Carlos Fontes

 

 

Entrada
  

Cristovão Colombo, português ?

.

Inicio . Anterior 

 

 
 

Torre de Belém:  Virgem das Uvas ou Nossa Senhora das Uvas

A imagem de uma virgem protectora fazia parte do imaginário dos navegadores portugueses. A virgem aparece quase sempre com o menino, sendo muitas vezes associado a um fruto quando expressava ideias mais elaboradas que a simples protecção. 

No monumento emblemático de Lisboa e dos descobrimentos - a Torre de Belém ( 1 ) -, a virgem virada para o Rio Tejo segura numa mão um cacho de uvas.

A simbólica cristã dos cachos estão relacionados com a "Vinha do Senhor" e a Eucaristia. A videira era o símbolo da abundância e da vida. Está associada ao reino dos Céus, onde Cristo entrou depois da Ressurreição, que ocorreu no início da primavera, na época em que brotam as uvas, após o descanso do inverno. As uvas evocam o sangue derramado para a salvação do mundo, ligando Cristo à mãe ( virgem ) que o gerou. A videira é um dos simbolos do povo de Israel.

Na posição em que se encontra na Torre de Belém, pretendia dizer aos navegadores que os seus sacrificios (as suas acções ) faziam parte de um plano divino para a salvação do mundo. 

 

Ao longos dos séculos esta virgem tem sido designada de várias formas: Nª.Srª. do Bom Sucesso, Nª. Srª.dos Navegantes, Nª.Srª.de Belém", Nª.Srª. do Restelo, Nª. Srª. da Graça, etc. 

Carlos Fontes

  Notas:

( 1) A Torre de Belém foi mandada construir por D. Manuel I, num local já escolhido por D. João II. A sua função inicial era substituir a "Nau de São Cristovão", que neste mesmo local protegia a entrada da cidade pelo mar. O início das obras deu-se em 1513/14. Um dos mestres de obras que dirigiu a construção foi Francisco Arruda, que trabalhou no Convento da Ordem de Cristo em Tomar e na construção de fortalezas no Norte de África. Três famílias estiveram particularmente ligadas aos governadores desta torre: os noronhas, os menezes e os ataídes, as quais também estiveram estreitamente ligadas a Cristovão Colombo. Um dos simbolos mais repetidos nesta torre é o da Ordem de Cristo.

 

 

Continuação:

( 4 ) Significado ( Espanhol) do Túmulo de Colombo em Sevilha

( 5 ) Maximiano I / Dona Leonor / Jerusalém / Colombo

( 6 ) Nova Jerusalém / Nova Lusitânia

 

 

 

Notas:

( 1) Pereira, Paulo - Enigmas - Lugares Mágicos de Portugal. Templários e Templarismos. Vol. VIII, pág.211. Ver também o Vol. III.

 

 

.

As Provas do Colombo Português

As Provas de Colombo Italiano

As Provas de Colombo Espanhol

.

  Carlos Fontes

Para nos contactar:carlos.fontes@sapo.pt