Carlos Fontes

 

 

Entrada
  

Cristovão Colombo, português ?

.

Inicio . Anterior . Próximo

 

 4 ) Terceiro Mistério: O Significado (Espanhol) do Túmulo de Colombo em Sevilha. 

( Continuação da história das romãs )

 

 
 

Túmulo de Colombo em Sevilha (Tumba de Cristobal Colon en Sevilla).

A figura alegórica ao Reino de Leão crava uma lança numa romã. 

 

 

 

O monumento funerário onde estão guardados os restos mortais de Colombo foi realizado pelo escultor Arturo Melida y Alinari (1), em 1891, e destinava-se inicialmente à Catedral de Havana (Habana), mas uma vez que Cuba se tornou independente em 1898, acabou por ser colocado na Catedral de Sevilha (1902). As quatro figuras heráldicas que transportam o fetro de Colombo representam os quatro reinos que constituiram a Espanha em 1492: Castila, Leão, Aragão e Navarra.

 

No tempo, os espanhóis já estavam a fabricar documentos para provarem a sua identidade espanhola, procurando afastar a hipótese que a cada passo lhes parecia mais credível: a portuguesa.

 

Qual o significado que o escultor procurou transmitir, com uma lança a cortar a romã ? Será que Arturo de Melida pretendeu mostrar que Fernando II de Aragão, conseguiu cortar as ligações "ocultas" de  Colombo com a sua irmandade (Ordem de Cristo) ? ( 2 ).

 

Carlos Fontes

  Notas:

( 1 ) Arturo Melida y Alinari (1849-1902) foi igualmente o escultor a estátua de Colombo em Madrid (Plaza de Colón,1885).

( 2 ) Hernando Colón, filho de Colombo, afirmou na biografia do seu pai que - Cristovão Colombo - significa "membro dos que vão por Cristo". A que irmandade se estava a referir ? Alguns historiadores como Manuel da Silva Rosa tem explorado esta hipótese, mostrando inclusive que no próprio Mosteiro de Las Cuevas, em Sevilha, existem sinais de natureza esotérica. 

 

 

 

Continuação

( 5 ) Maximiano I / Dona Leonor / Jerusalém / Colombo

( 6 ) Nova Jerusalém / Nova Lusitânia

 

 

.

As Provas do Colombo Português

As Provas de Colombo Italiano

As Provas de Colombo Espanhol

.

  Carlos Fontes

Para nos contactar:carlos.fontes@sapo.pt