Histórias

     
   
 

.

O Salto

Estes apontamentos foram escritos por

 Belarmino Duarte Batista

 em Vancouver, Canadá.   

Anterior

 
 

Françaera a aventura

Emigração Portuguesa nas Décadas de 1960/70

  Introdução

A minha profissão antes de emigrar para o Canadá era a de motorista de praça, proprietário do automóvel de aluguer da minha aldeia, Peso - Covilhã.

Mesmo antes de emigrar, tive sempre na ideia de escrever alguns apontamentos desta minha vida, sobre este tempo de mudança na vida de milhares de pessoas do nosso país, principalmente das localidades do meio rural.

Assim chegado a este país, passados dois anos, comecei a fazer apontamentos em papeis, de tudo o que tinha na memória ainda vívida, do que foram esses 12 anos de vida a caminho da Europa, no transporte de emigrantes.

E fi-lo mais depressa, porque um problema de saúde na altura, fez-me pensar diferente e abreviar esta minha ideia. Portanto tudo o que escrevi foi feito debaixo de bastante “stress” e assim pouco a pouco, dia após dia fui tomando anotações para este meu projecto.

Ainda que não sirva senão para minha recordação ele é um depoimento verídico duma época que  teve grande repercussão e mudou o nosso país.  

Não o fiz com o intuito de obter qualquer benefício, mas sim porque achei esse tempo fascinante; talvez  devido ao meu envolvimento neste acontecimento migratório.  Eles foram começados a escrever no verão de 1976, e levaram me alguns meses a  escrever, aos poucos; quando tinha disposição para isso. 

Alguns acontecimentos foram adicionados mais tarde á medida que deles tinha conhecimento, mas a essência reflecte a década de 1960/70. Portanto todas as referências aqui mencionadas,  são uma apreciação aos factos relativos até essa data, ou para bem  dizer até 1973, ano em que cessei o meu contacto com a emigração portuguesa para a Europa.

É evidente que a situação, à data presente é diferente em muitos aspectos, da de 1960 / 70,  por isso este facto tem que ser tido em consideração. 

Este escrito foi a reflexão expontânea dos factos e acontecimentos, que eu tinha em minha mente.  Eles são a essência, daquilo a que eu tive conhecimento, da vida que se vivia pelas Beiras e Interior do paìs, principalmente.

Poderiam estes apontamentos ser expandidos muito mais e aumentar consideravelmente o numero de paginas com matéria relativa ao mesmo; mas não foi essa a minha intenção.

 A ideia foi simplesmente de transpor para o papel aquilo de que tive conhecimento, de que fui testemunho e que foi contactado por mim. 

Tenho igualmente escrito alguns apontamentos de viagens, que procuro dar uma ideia mais em pormenor do que eram essas viagens, no transporte de emigrantes para a Europa.

Não posso recordar-me em pormenor de muitos factos, como nomes de pessoas, de localidades, de datas, etc, mas faço o possível para ser fiel à minha memória e descrever o que era a vida dos motoristas de praça e emigrantes a caminho da França e Europa, no seu dia a dia.

Continuação

 

Em Foco | Portugal | Europa | Mundo | Histórias | Memórias | Contactos
Para nos contactar:


Imigrantes Somos Todos Nós!
Director: Carlos Fontes