Europa

Entre a Necessidade

e o Medo 

 

O Está a Provocar o Medo Pelos Imigrantes?

Por toda a Europa, desde o inicio da década de noventa que se assiste-se a crescentes reacções contra os imigrantes. O fenómeno não é novo na Europa, certas regiões como os Balcãs que desde há séculos estão mergulhadas em contínuos conflitos devido problemas com migrações locais. Quais as razões que são apontadas para justificar o medo perante a imigração na Europa?  

Analisando as declarações dos principais movimentos contra os imigrantes, ou daqueles que apelam à sua imediata contenção, descobre-se algumas temas recorrentes:

 1.Medo da Desnacionalização. O medo da perda da identidade nacional devido a um possível predomínio dos estrangeiros sobre os nacionais está hoje bem patente em países, como a França. Em Portugal, sites na Internet, fazem-se  cálculos sobre o ano em que se o número de naturais será ultrapassado por estrangeiros.

2. Medo do Abaixamento do Nível de Vida. Os trabalhadores imigrantes concorrem com os trabalhadores locais, não raro oferecem-se aos patrões para realizar todo o tipo de trabalhos em condições mais precárias e recebendo vencimentos mais reduzidos. Face ao espectro de um hipotético abaixamento no nível de vida, trabalhadores e até imigrantes já instalados reclamam pelo controlo da imigração.  

3. Medo das Mafias. Estas mafias proliferam por toda a Europa dedicando-se ao tráfego de mão-de-obra clandestina, prostituição, comércio de droga, etc.

4.Medo dos Muçulmanos. Trata-se de uma fenómeno que não é novo, mas que se acentuou depois dos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001.O "árabe" (marroquino, argelino, etc) é por toda a Europa, olhado muitas vezes como uma ameaça profunda aos valores da cultural ocidental. Proliferam também pela Internet os sites sobre a "impossibilidade" de assimilação deste tipo de imigração.

5.Medo da Imigração Clandestina. Este tipo de imigração levanta todos os receios: aumento da criminalidade ligada ao crime organizado, roubos, tráfego de droga, etc, mas também a proliferação da mendicidade.

Estamos perante um vasto leque de problemas que ultrapassa a questão do medo do Outro (o Diferente). O problema da imigração envolve hoje a questão do modelo de sociedade globalizada que está em gestação. Todos a sentem como inevitável, mas desconhecem-lhe os contornos, por isso a receiam.

Carlos Fontes

   

Em Foco | Portugal | Europa | Mundo | Histórias | Memórias | Contactos

Para nos contactar:


Imigrantes Somos Todos !
Director: Carlos Fontes

jornalpraceta@sapo.pt