Curso de Português Para Imigrantes 

Carlos Fontes

 

   Anterior
 

 

Curso de Português

Início. Próximo

 
 

 

Introdução

Este manual é fruto de um trabalho de professores portugueses e imigrantes de várias comunidades residentes em Portugal.

1. É nosso objectivo que estes recursos pedagógicos sejam de fácil utilização e se revelem eficazes no ensino do português para imigrantes.

2. Privilegiamos a dimensão da língua enquanto instrumento de comunicação. Neste sentido, as regras ou estruturas gramaticais que foram seleccionadas são aquelas que julgamos essenciais para aprendizagem do português básico

3. Este manual tem uma organização que permite múltiplas explorações por parte dos professores, sendo igualmente pensado para posteriores desenvolvimentos  de acordo com as especificidades linguísticas das diferentes comunidades imigrantes.

Está dividido nas seguintes partes:

 - Textos narrativos. Introduzem um tema com base em situações ficcionais da vida dos imigrantes.

 -  Diálogos. A partir de situações concretas exemplificam formas de aplicação das estruturas gramaticais.

 -  Exercícios . Avaliam a compreensão dos textos, permitem uma mais fácil memorização, aplicação e consolidação dos conteúdos.

-   Traduções. Textos em romeno, russo e outra língua que venha a ser escolhida. Neste espaço dão-se também informações úteis para uma rápida aprendizagem da língua.

-  Cultura Portuguesa. A partir do Bloco VII, quando os alunos já revelam maior domínio da língua, serão incluídas fichas sobre tem da cultura portuguesa para serem exploradas oralmente. 

4.  Recomenda-se que o curso seja dado de forma intensiva de modo a criar rápidos automatismos no uso da língua. No caso dos alunos que têm algum domínio da língua falada,  mas não escrita, recomenda-se o uso intensivo de exercícios escritos.

5. Por último chama-se à atenção que o trabalho com adultos – o público alvo deste manual -, requer um contínuo reforço nas aprendizagens, dada a forma muito sensível como os mesmos tendem a desmotivar-se quando os resultados tardem a aparecer.

Carlos Fontes (coordenador do projecto)

.

 
 

Equipa do Projecto Rainha Acolhe (2004/2007)

 Carlos Fontes

Natalia Fomin

Teresa Margarida Cardoso

Tatyana Isaka

Tatiana Davidova

 Victoria Graur Oltean

 

 

Temas . Estruturas Gramaticais 

 

 

Blocos

Bloco 1 . Bloco 2. Bloco 3. Bloco 4. Bloco 5. Bloco 6.

 

Bloco 7. Bloco 8Bloco 9. Bloco 10. Bloco 11. Bloco 12

 
   

                                     

Editorial | Notícias | Outros Cursos | Bibliografia | Pedagogia | Imigração  | Contactos |

Para nos contactar: carlos.fontes@sapo.pt