Navegando na Filosofia

.

.

 

 

 

Comentários

 

 

Entrada

.
 

Oficina sobre o Projecto - 10 de Setembro de 2004

II Encontro Internacional de Filosofia e Educação -
Políticas do Ensino de Filosofia. Universidade Estadual do Rio de Janeiro UERJna 

Anterior

..

 

Autores

Lara Sayão Lobato de Andrade Ferraz*

Carlos Fontes**

Introdução

      1 -     Apresentação dos participantes – interesses e perspectivas em relação ao ensino de Filosofia 

2 -       Discussão das questões motivadoras da oficina – eixos problematizadores (caderno de resumos, p.5)

3 -     Discussão das questões geradoras do projeto:

 - A Filosofia inserida na vida do homem, necessariamente convocada a dizer algo a este homem, pode ficar alheia a nova linguagem e a nova teia de relações existentes através da internet?

- A grande dificuldade de pesquisa e produção que os alunos apresentam pareceu-nos contraditória à disposição de horas de leitura e escrita diante do computador em flogs, blogs, e-mails, etc.

- A tentativa de aproximação dos textos filosóficos com objetivos de interação, possibilidade de transcendê-los, deixando uma marca, uma impressão própria.

- A importância do aprender fazendo e o fascínio pela imagem.

- A questão do currículo: que conteúdos ensinar no E. Médio? A questão dos textos clássicos, os principais pensadores, informação e cultura geral, o que seria básico para a formação filosófica? Como o aluno pode ser levado a um posicionamento crítico sem nenhuma base teórica? Como não cair na conversa de bar, no senso comum sem ficar chato? – desafio aos professores de Filosofia do E. Médio

- A maioria dos sites apresenta pesquisas prontas, onde na maioria das vezes o aluno busca uma cópia e não uma interação – propiciar um guia que encaminhe a reflexão filosófica, a pesquisa e a produção, buscando partir de um referencial teórico.

 Atividades

1-     Discussão das questões

2-     Apresentação do Projeto e exploração do site onde se hospeda:www.filotestes.no.sapo.pt/indexPetro02.html

3-     Leitura dos objetivos   (página inicial)

4-     Escolha e realização de um dos trabalhos em curso no site.

5-     Leitura e discussão da avaliação parcial feita pelos dinamizadores em comentários

6-     Envio das impressões por e-mail para larafilo@redetaho.com.br e carlos.fontes@sapo.pt

Esta é uma tentativa de tornar significativo o ensino da Filosofia no cenário exigente no qual estamos inseridos. Agradecemos muito o seu interesse e colaboração na reflexão sobre esta iniciativa, que está aberta à participação de outros colegas professores e seus grupos de estudantes. Esperamos nos encontrar para novas reflexões neste novo espaço de interação.

....................................

*  Mestranda em filosofia da Educação, licenciada em Filosofia. Professora de Filosofia do E. Médio: Colégio Santa Isabel , Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis (rede particular) e Colégio D. Pedro (rede estadual) – Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

.** Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia do Ensino Secundário. Escola Rainha D. Leonor , Lisboa, Portugal .

   
   






 

.
Entrada
   

Projecto

        Mensagem 
        Comentários 
Escolas Envolvidas:
    Aplicação (Petrópolis) 
    Colégio Stª.Isabel (Petrópolis)
    Rainha D. Leonor (Lisboa)
 
 A Minha Cidade
    Petrópolis
    Lisboa
    Laços
  
 Programas
    Brasil
    Portugal
  
Trabalhos em curso 
     Frankenstein
     Tecnociência
     Apologia
     Alegoria da Caverna 
   
  Forum de Discussão
     Debater
   
   

 

BOA



 

 

 

.

Alunos de Filosofia em Rede

 

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt