Autores
Lara Sayão Lobato de Andrade Ferraz*
Carlos
Fontes** Introdução
1 -
Apresentação dos participantes – interesses e perspectivas em relação
ao ensino de Filosofia
2
-
Discussão das questões motivadoras da
oficina – eixos problematizadores (caderno de resumos, p.5)
3
-
Discussão das questões geradoras do projeto:
-
A
Filosofia inserida na vida do homem, necessariamente convocada a dizer algo a
este homem, pode ficar alheia a nova linguagem e a nova teia de relações
existentes através da internet?
- A grande
dificuldade de pesquisa e produção que os alunos apresentam pareceu-nos
contraditória à disposição de horas de leitura e escrita diante do
computador em flogs, blogs, e-mails, etc.
- A
tentativa de aproximação dos textos filosóficos com objetivos de interação,
possibilidade de transcendê-los, deixando uma marca, uma impressão própria.
- A importância
do aprender fazendo e o fascínio pela imagem.
- A questão
do currículo: que conteúdos ensinar no E. Médio? A questão dos textos clássicos,
os principais pensadores, informação e cultura geral, o que seria básico
para a formação filosófica? Como o aluno pode ser levado a um
posicionamento crítico sem nenhuma base teórica? Como não cair na conversa
de bar, no senso comum sem ficar chato? – desafio aos professores de
Filosofia do E. Médio
- A maioria
dos sites apresenta pesquisas prontas, onde na maioria das vezes o aluno busca
uma cópia e não uma interação – propiciar um guia que encaminhe a reflexão
filosófica, a pesquisa e a produção, buscando partir de um referencial teórico.
Atividades
1-
Discussão das questões
2-
Apresentação do Projeto e exploração do site onde se hospeda:www.filotestes.no.sapo.pt/indexPetro02.html
3-
Leitura dos objetivos (página
inicial) 4-
Escolha e realização de um dos trabalhos em curso no site.
5-
Leitura e discussão da avaliação parcial feita pelos dinamizadores
em comentários
6-
Envio das impressões por e-mail para larafilo@redetaho.com.br
e carlos.fontes@sapo.pt
Esta
é uma tentativa de tornar significativo o ensino da Filosofia no cenário
exigente no qual estamos inseridos. Agradecemos muito o seu interesse e
colaboração na reflexão sobre esta iniciativa, que está aberta à
participação de outros colegas professores e seus grupos de estudantes.
Esperamos nos encontrar para novas reflexões neste novo espaço de interação.
....................................
*
Mestranda em filosofia da Educação, licenciada em Filosofia. Professora de
Filosofia do E. Médio: Colégio Santa Isabel , Colégio de Aplicação da
Universidade Católica de Petrópolis (rede particular) e Colégio D. Pedro
(rede estadual) – Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
.**
Mestre
em
Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação,
Licenciado em Filosofia. Professor de Filosofia do Ensino Secundário. Escola
Rainha D. Leonor , Lisboa, Portugal . |