Avaliação de Professores no Mundo Carlos Fontes
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Avaliação de Professores em Portugal Onde se inspirou o governo português para conceber um modelo de avaliação tão burocrático? Em declarações ao orgão de propaganda do PS a ministra da educação afirma que se inspirou em modelos de avaliação existentes na Inglaterra, Espanha, Holanda e Suécia (Março de 2008). Os professores destes países negam tal afirmação. O modelo que maiores semelhanças tem com o português é o chileno, embora este último seja incomparavelmente menos burocrático. Estamos pois perante o sistema de avaliação mais burocrático do mundo, e que fomenta o fim do trabalho cooperativo. Não admira que ao aperceber-se da gravidade do problema, o próprio ME tenha vindo a apelar para que cada escola simplifique o sistema, criando desta forma uma disparidade de modelos e de critérios de avaliação no país. Consultar
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Avaliação de Professores na Alemanha*
2. Aulas Assistidas: Acontecem durante o período
de formação e depois de 6 em 6 anos. A aula tem a duração de 45
minutos e é assistida pelo chefe da Direcção escolar. Essa assistência
tem como objectivo a subida de escalão. Depois de atingido o topo da
carreira, acabaram-se as aulas assistidas e não existe mais nenhuma
avaliação. 5. Horários escolares: Nas escolas de Ensino Primário
as aulas vão das 8.00 às 13 ou 14 horas. Nos outros níveis começam às
8 .00 ou 8.30 e terminam às 16.00 ou, a partir do 10° ano, às 17.00. 7. Máximo de alunos por turma: 22 | ||||||||||||||||
Avaliação de Professores na Suíça*
2. Aulas Assistidas:
Estas aulas só ocorrem durante a formação e para a subida de escalão. | ||||||||||||||||
Avaliação de Professores na Bélgica
1. Categorias. Não existe qualquer qualquer categoria similar à de professor titular. Apenas existem quadros de escola (Professores do quadro).
2. Aulas Assistidas. As aulas Assistidas só ocorrem quando são solicitadas pela direcção da escola, mas não contam para efeitos de progressão dos docentes.
3. Avaliação das Escolas. A avaliação dos professores está englobada na avaliação das escolas. Avalia-se o trabalho da escolas, e desta forma o trabalho dos professores que nelas exercem a sua actividade.
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Avaliação de Professores na Inglaterra e País de Gales** 1. Categorias. Os professores do ensino público estão divididos em função de duas categorias salariais: A Tabela Salarial Principal (dividida em 6 níveis) e a Tabela Salarial Alta (dividida em 3 níveis). 2. Avaliação. A progressão nas tabelas depende dos resultados da avaliação contínua e que envolve o director da escola, o conselho directivo e os "avaliadores de "perfomance".
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Avaliação de Professores na França
1. Categorias. Não existe qualquer qualquer categoria similar à de professor titular.
2. Aulas assistidas. As aulas assistidas só ocorrem no mínimo de 4 em 4 anos, a regra é de 6 em 6 anos, e são observadas por um inspector com formação na área do professsor. O objectivo destas aulas é essencialmente formativo, tendo em vista ajudar os professores a melhorar as suas práticas lectivas.
3. Progressão na carreira. Para além da antiguidade, são tidos em conta os resultados da observação das aulas e as acções de formação frequentadas pelos professores. | ||||||||||||||||
Avaliação dos Professores em Espanha 1.Descentralização. A única legislação nacional que existe sobre avaliação dos professores e sistemas de promoção contemplam apenas o ensino básico. Cada "Comunidade Autonómica" estabelece os seus próprios critérios para a progressão dos professores. 2. Categorias: Não existe qualquer qualquer categoria similar à de professor titular. 3. Avaliação. Embora não existam progressões automáticas, na maioria dos casos as mesmas são feitas com base na antiguidade.
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Avaliação dos Professores em Itália 1. Categorias: Não existe qualquer qualquer categoria similar à de professor titular. 2. Avaliação. A avaliação dos professores é feita em duas situações particulares: a) Na sequência de queixas ou maus resultados sistemáticos dos professores; b) quando o professor pede uma avaliação para efeitos de progressão na carreira. Na sua escola é nomeada uma comissão de avaliação presidida pelo director da escola.
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Avaliação dos Professores na Islândia, Dinamarca, Finlândia e Luxemburgo Não existe qualquer modelo de avaliação dos professores, nem de divisão das suas carreiras profissionais. No caso da Islândia, as escolas por vezes organizam grupos de reflexão para avaliarem as práticas que estão a ser seguidas tendo em vista a sua melhoria. | ||||||||||||||||
Avaliação de Professores nos EUA** 1. Descentralização. . Cada um dos 13 mil distritos escolares tem os seus próprios critérios de recrutamento, de carreira, avaliação de desempenho, promoção ou de pagamento. 2. Avaliação. Não existe um sistema único de avaliação. Nos distritos onde existe avaliação, esta pode ser feita pelo director da escola ou entre os próprios professores. 3. Progressão. Em geral os aumentos salariais são feitos em função do tempo de serviço.
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Avaliação de Professores no Chile O Ministério da Educação de Portugal terá copiado o modelo chileno de avaliação ?. ( Consultar ) . Estes modelos foram já objecto de uma comparação muito elucidativa das suas semelhanças e diferenças. Este quadro mostra claramente que o modelo português é muitíssimo mais complexo e burocrático que o chileno, onde o governo se terá inspirado. Comparação***
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Março de 2008 Carlos Fontes * Informação de Teresa Soares, docente nestes países. ** Expresso.*** Correio da Manhã,31/3/2008 **** A burocracia que implica este sistema de avaliação, levou o próprio ME a apelar à sua simplificação.
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. A operacionalização do modelo a seguir apresentado, implica que cada escola produza uma inacreditável quantidade de instrumentos de medida normalizados, o que torna ainda mais complexo e burocrático o modelo imposto pelo governo às escolas. MODELO
DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE PROFESSORES EM PORTUGAL * AVALIADORES
- Esta avaliação equivale a 50% da nota final
- Esta avaliação equivale a 50% da nota final
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* Síntese publicada no Jornal 24 Horas |
Carlos Fontes