Carlos Fontes

 

 

ENTRADA

  

Cristovão Colombo, português ?

.

Anterior

 
 

Destruição dos Vestígios da Presença de Colombo em Portugal

Mais de 500 depois os locais ligados â presença de Colombo em Portugal ou a pessoas a ele ligados continuam a ser destruídos, para que não fique memória do mesmo. 

O Paço de Água de Peixe (Alvito), o Convento de Santo António da Castanheira (Vila Franca de Xira) ou a Casa dos Albuquerques (Alhandra) são três destes tristes exemplos.

 

 

Paço de Água de Peixe (Alvito)

O paço de Água de Peixe entre a vila do Alvito e a de Viana do Alentejo, remonta ao século XIV, mas foi D. Álvaro de Bragança, protector de Cristovão Colombo que, a partir de 1501, lhe deu a sua actual configuração, tornando-o num dos mais belos exemplares arquitectónicos do mudejarismo português (1). 

O progenitor da Casa do Cadaval pretendeu construir nesta antiga propriedade de Vasco Martins de Melo,  o seu senhorio, adquirindo para tal vastas terras e povoações (Vila Ruiva, Albergaria dos Fusos, Vila Alva). O pelourinho à entrada da quinta espelha com clareza este projecto senhorial. 

No século XX o paço passou parar às mãos de um italiano, o conde Enrico Emo Capodiliste que acabou lhe dar o pior dos destinos. A sua magnifica colecção de azulejos foi alvo de um saque inaudito.

O paço, classificado em 2002 como monumento nacional, entrou nas últimas décadas num processo de rápida destruição. Várias partes do edificio ameaçam ruir, como a sua elegante escadaria adossada com o seu alpendre ao gosto oriental.

Os visitantes que hoje se aproximam deste monumento são intimados a desaparecerem do local.

 

Planta de Água de Peixe. 

.  

O edifício desenvolve-se em torno de pátio interior, de arcadas e contrafortes, com uma colunata no andar superior (foto anos 60)

.

Na parte posterior do /edificio, junto à Capela, ainda subsiste um grande tanque.  

Ermida em ruínas na quinta de Água de Peixe.

 

 

Pormenor do alpendre da entrada em adiantado estado de degradação. A estrutura é agora suportada por diversos barrotes. 

.....

O estado abandono desta jóia arquitectónica do mudejarismo português é bem visível em qualquer perspectiva. 

Em breve nada restará do antigo paço de Alvaro de Bragança. Apenas subsistirá alguns raros registos fotográficos que até hoje os familiares do conde italiano permitiram que fossem feitos.

  .

 

Convento de Santo António da Castanheira (Vila Franca de Xira)

  Casa dos Albuquerques (Alhandra) 
 

Em construção !

   
 

Carlos Fontes

  Notas:

 

(1) Bibiografia: Azevedo, Carlos de - Solares Portugueses. Introdução ao Estudo da Casa Nobre. Livros Horizonte.1º. Edição.1969 (fotos e planta); P. Embid - El Mudejarismo Português. Madrid . 1944; Santos, Reinaldo dos - O Estilo Manuelino. Lisboa. 1952.

 

 

 

As Provas de Colombo Português 

As Provas de Colombo Italiano

As Provas de Colombo Espanhol

.

  Carlos Fontes

Para nos contactar: carlos.fontes@sapo.pt