Navegando na Filosofia. Carlos Fontes

Como podemos caracterizar os diferentes saberes disciplinares ?

 

 

Textos

Saberes Disciplinares

João era daqueles alunos que não desiste enquanto não percebe os assuntos que estuda. Até essa manhã, o conceito de mundo não era para ele um problema. O mundo era o conjunto de países que existiam, e dos quais diariamente tinha informação através dos telejornais. Nessa manhã, na aula de filosofia, começaram as dúvidas. O professor falou do mundo como o campo das nossas experiências, afirmou mesmo que poderíamos nele distinguir o "mundo interior"( o da consciência) e o "mundo exterior" (o conjunto dos objectos percebidos pelos sentidos). A dificuldade não estava na memorização de uma nova definição, mas em "ligá-la" com as ideias que já possuía. Neste sentido foi pedir ajuda ao professor da aula seguinte, o de Física. O problema era definir exactamente o que se entendia por mundo. Após uma pequena pausa, o professor disse-lhe que o termo era correntemente usado em pelo menos dois sentidos: o mundo como o sistema constituído pela Terra e pelos astros (cosmos), e o mundo como o conjunto de tudo o que existe (universo). Tinha uma nova definição e um novo problema. Parecia estar a falar com professores oriundos de dois mundos muito diferentes.

Foi o primeiro a sair da aula, dirigindo-se de imediato para sala onde supunha encontrar ainda o professor de filosofia. Teve sorte. "O mundo é ou não é aquilo que existe?", perguntou. Espantado com o inusitado da questão, o professor, afirmou que não lhe podia responder. Primeiro era necessário saber exactamente o que existia. No corredor disse-lhe: "Todos aceitamos que o mundo físico existe, porque o podemos testemunhar facilmente, mas será que tudo se pode reduzir ao que vemos, ouvimos e sentimos através dos sentidos?. As nossas ideias e valores, por exemplo, não tem uma realidade material, mas será que não existem?. Estamos a falar de coisas que provavelmente existem para além da realidade física, o domínio da chamada metafísica. Colocado o problema neste plano, temos que encontrar um novo conceito mais amplo para compreenda tudo o que existe, independentemente da sua natureza, isso mesmo o perceberam filósofos como Parménides. Em vez do conceito de "mundo" talvez fosse mais adequado falar de Ser. O Ser é aquilo que é. João descobrira que os filósofos utilizavam um conceito mais amplo que mundo. Na entrada da escola cruzou-se de novo com o professor de física, e sem hesitar perguntou-lhe: "Como chama a tudo aquilo que está para além do mundo físico?". A resposta foi seca: "Não sei, nem tem grande interesse para a Física." Sentindo a desorientação de João, prosseguiu: "Meu caro, o mundo dos físicos é o mesmo que o mundo dos filósofos, só que, o mundo que os físicos estudam não se apresenta da mesma maneira que o mundo para os filósofos, nem é referido da mesma forma. O mundo dos físicos é também um grande enigma, mas sobre ele temos a vantagem de possuirmos inúmeras explicações dos seus fenómenos, isto é, das suas manifestações físicas. Ao longo de séculos acumulamo-las, revendo-as constantemente de forma crítica e sistemática de modo a tornar o mundo cada vez mais previsível, sem nunca sair do mundo físico. Como vês, na Física não podes pretender encontrar aquilo que está para além da física".

Carlos Fontes

Carlos Fontes

10º. Ano - Programa de Filosofia

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