Ensino Secundário Recorrente (Ensino Nocturno) . |
Disciplina de Filosofia Os três primeiros módulos do novo programa de Filosofia para o ensino recorrente entrou em vigor no ano lectivo de 2004/2005. Neste sentido, para todos os conteúdos programáticos estão já disponíveis recursos para o seu ensino e estudo. Primeiro Módulo: A Filosofia, A Acção Humana e os Valores Segundo Módulo: A Acção Humana e os Valores Ético-Políticos Terceiro Módulo (Opção 1): A Acção Humana e os Valores Estéticos . Tema/Problema: A Obra de Arte na Era das Industrias culturais; Arte e Ideologia, Outro Tema Terceiro Módulo (Opção 2): A Acção Humana e os Valores Religiosos . Tema/Problema do mundo contemporâneo: A Dessacralização do Mundo e a Perda do Sentido; A Paz Mundial e o Diálogo Inter-Religioso; Outro Tema. Os restantes módulos entram em vigor nos próximos anos lectivos. . |
. Disciplina de Filosofia - Antigo Programa Unidade 1 Pensamento e Filosofia . Evolução e Simultaneidade
|
|
1.Evolução do Pensamento |
|
1.1. Desenvolvimento Histórico da Mente | |
| |
| |
| |
1.3.Discurso Filosófico | |
1.3.1.Os Modelos Antropológicos e a Filosofia | |
2. Acção Humana |
|
2.1.A Evolução Cultural | |
2.2.A Cultura e as Suas Classes | |
2.3.O Agente Criador e as Condicionantes da Acção: |
|
| |
3.Símbolos e Valores |
|
3.1.A Problemática Facto/Valor | |
| |
3.2.Os Valores no Mundo Contemporâneo: |
|
| |
| |
. Unidade 2 A Multiplicidade dos Valores | |
1.A Ética |
|
1.1.O homem produto de uma dupla herança: Biológico e Cultural. | |
1.2.Liberdade e Responsabilidade | |
2.A Estética |
|
2.1.Liberdade e Expressão Artística | |
2.2.Criatividade e comunicação | |
3.A Experiência Religiosa |
|
3.1.O Sagrado e o profano | |
3.2.A Radicalidade e a persistência dos dogmas
|
|
. Unidade 3 As perspectivas históricas da Filosofia
|
|
1. Matrizes do Pensamento Ocidental | |
1.1.Filosofia Grega | |
1.1.Tradição Judaico-Cristã | |
2. Espelho Filosófico | |
|
2.1.A Filosofia como expressão crítica da sociedade e da história |
3. Na Senda da Filosofia | |
Abordagem de um tema da Unidade 2. | |
Tema proposto: A Liberdade | |
A Liberdade em Platão | |
A Liberdade em Agostinho de Hipona | |
A Liberdade em Kant | |
A Liberdade em Nietzsche | |
Continuação |
Carlos Fontes