Navegando na Filosofia - Carlos Fontes

Poderá o discurso argumentativo ser verdadeiro?

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Síntese da Matéria

Argumentação, verdade e ser 

Verdade do Ser - Verdade Argumentativa

 

 

1.  Tradição clássica de verdade:

a) A verdade, o grande objectivo da procura dos filósofos, estava para além do mundo sensível, do verosímil, das aparências e opiniões. A verdade era entendida como unívoca, universal e correspondia ao conhecimento absoluto do ser (tudo o que existe, e é independente do modo como o dizemos/conhecemos).

Platão foi o principal defensor desta concepção. Desvalorizou a retórica, porque a mesma se limitava a adular e iludir as pessoas, jogando com a sua ignorância. A dialéctica era a única arte que servia à procura da verdade.

b) A retórica, no entendimento dos filósofos, ficava-se pela opinião sobre as coisas sensíveis. Nesse sentido era plural e subjectiva.

Os sofistas identificavam-se com esta concepção de verdade plural, suportada pela argumentação. A verdade era um ponto de vista, não sendo possível conhecer a verdade única e intemporal.

2. Modelo de racionalidade moderna:

- A ciência moderna  (criada no séc. XVII), manteve a mesma concepção unívoca e universal de verdade, mas acrescentou a exigência de prova, isto é, da verdade assentar em factos verificáveis.

- Descartes impôs também um modelo de racionalidade, segundo o qual só é verdadeiro o que é claro, distinto, objectivo e evidente. Tudo o que era do domínio do verosímil devia ser afastado do conhecimento.

3. Crise do modelo de racionalidade moderna:

- No século XX os avanços da ciência colocaram em causa o conceito de verdade como universal e única. Uma mesma coisa pode ser explicado cientificamente de diferentes formas. A verdade não é pois unívoca, nem absoluta, é plurívoca e renovável. O ser (aquilo que existe) diz-se de diferentes maneiras, e só pode ser expresso através da linguagem. É por isso que linguagem, verdade e ser são indissociáveis.

- Reconheceu-se que a verdade está dependente das condições históricas e de processos retórico-argumentativos.

- A racionalidade actual aceita a ideia que o real se pode dizer/conhecer de diferentes maneiras.  As teorias e leis científicas são considerados bons modelos explicativos do real, embora lhes seja atribuído um carácter provisório.

4. Necessidade Contemporânea de uma Racionalidade Prática Pluridisciplinar

A constatação da complexidade da realidade e o reconhecimento das limitações do conhecimento demasiado especializado, impuseram a necessidade de práticas pluridisciplinares e transdisciplinares de forma a ultrapassar visões fragmentadas da própria realidade e das barreiras que artificialmente foram construídas entre os diferentes saberes.

Carlos Fontes

Carlos Fontes

 10º. Ano - Programa de Filosofia

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