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S.Tomás de Aquino

(1226-1274)

 

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Filósofo e teólogo italiano. A sua obra marca uma etapa fundamental na escolástica. É ele que prossegue e conclui o trabalho de Alberto Magno. Monge dominicano ficou conhecido como o «doutor angélico». Em 1879, as suas obras foram reconhecidas como sendo a base da teologia católica. A filosofia de  Tomás de Aquino é conhecida como tomismo.

Nasceu em Roccasecca, próximo de Cassino, no reino de Nápoles, a sul de Itália, na família dos condes de Aquino. Iniciou a sua educação na abadia de Montecassino. Em 1243, em Nápoles, ingressa na ordem dos dominicanos. Estuda pouco depois com o erudito alemão Alberto Magno em Paris(1243-1248) e em Colónia(1248-1252). Volta a Paris, em 1252, iniciando os seus comentários da Bíblia. Começa a ensinar nesta cidade, sendo nomeado mestre da Universidade em 1257, dois anos depois regressa a Itália. Em 1265 é encarregado de de organizar os estudos da Ordem dos Dominicanos em Roma. Em 1269 volta a Paris ocupando a sua cátedra de mestre de teologia.  Em 1272 voltará ainda a Itália para ensinar na Universidade de Nápoles. Morreu em 1274 quando se dirigia ao Concílio de leão.

Obras

Exposição sobre o Credo; O Ente e a Essência(1248-1252); Compêndio de Teologia (1258-1259); Suma Contra os Gentios; Comentário às Sentenças; Suma Teológica; etc.

Principais Domínios de Investigação

A obra de Tomás de Aquino é imensa, destacando-se todavia as Sumulas. Na Suma Contra os Gentios, defende a compatibilidade entre a razão e a fé. Procurou conciliar a filosofia aristotélica com os princípios do cristianismo, em oposição à tendência que predominava na época e que adoptava um cristianismo de inspiração neoplatónica. Na Suma Teológica  trata da natureza de Deus, da moralidade e da missão de Jesus. Nestas e outra obras deu corpo à visão cristã do mundo que foi ensinada nas universidades até aos meados do século XVII, e nas quais se incluíam as ideias científicas de Aristóteles.

Tomás de Aquino trabalhou as obras de Aristóteles a partir de novas traduções latinas produzidas pelo dominicano Guilherme de Moerbeke (1215-1286). A influência de aristóteles é tão notória na sua filosofia que esta é também designada  como aristotelismo cristão. Para além de Aristóteles tomou como fonte inspiração os trabalhos de Santo Agostinho, Avicena, Averróis e dos neoplatónicos.

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Edições:

S.Tomás Aquino - Os Princípios da Realidade Natural. Porto. Porto Editora. 2003

S.Tomás Aquino - Tratado da Lei.Porto.Rés-Editora.1988

S.Tomás Aquino - Tratado da Justiça.Porto.Rés-Editora.1989

S.Tomás Aquino - A Unidade do Intelecto Contra os Averroistas. Porto. Rés-Editora.

S.Tomás Aquino - O Ente e a Essência. Lisboa. Instituto Piaget.

S.Tomás Aquino - O Ente e A Essência.  Petrópolis. Vozes, 1995.

S.Tomás Aquino - Os Princípios da Realidade Natural. Porto. Porto Editora. 2004

S.Tomás Aquino - Compêndio de Teologia. Rio de Janeiro.Presença.1977

S.Tomás Aquino - Exposição sobre o Credo. Rio de Janeiro. Presença.

S.Tomás Aquino - Tratado da Pedra Filosofal e Tratado da Arte de Alquimia. Lisboa. Fim de Século Edições.2000

S.Tomás Aquino - Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio. São Paulo. UNESP.1999

S.Tomás Aquino - Verdade e Conhecimento. São Paulo. Martins Fontes

S.Tomás Aquino - Sobre o Ensino (De Magistro). Os Sete Pecados .São Paulo. Martins Fontes

S.Tomás Aquino - Comentário ao Pai Nosso. Lotus (Brasil).

S.Tomás Aquino - Suma Teológica. 8 Vols. ( V.1 Teologia - Deus - Trindande - parte 1 questões 1-43; V.2 A Criação - O Anjo - O Homem parte 1 - questões 44-119; V.4 A Bem-aventurança os actos humanos as paixões da alma-secção 1 parte 2 questão 1-48, V.8 O mistério da Encarnação 1-59 ). São Paulo. Ed.Loyola. 2000-2003.

S.Tomás Aquino - Suma Contra os Gentios. Porto Alegre. Sulina. 1990.

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Comentários:

Gardeil, H.de - Iniciação à Filosofia de St. Tomás de Aquino. São Paulo. Duas Cidades.1967

Gilson, E.- A Existência na Filosofia de Santo Tomás Aquino. São Paulo. Duas Cidades.1965

Lotz - Johanes B. - Martin Heidegger e São Tomás Aquino. Lisboa. Instituto Piaget.

Rassem - Joseph - Tomás de Aquino. Lisboa. Edições 70.

Grabnann. M - . Introdução à Suma Teológica. Petrópolis. Vozes, 1945.

Continua !

Carlos Fontes

Carlos Fontes

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