Navegando na Filosofia - Carlos Fontes

Quais as condicionantes da acção humana ?

 Estamos totalmente condicionados nas nossas decisões ? 

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Textos

 

 

Dizer que o homem é um ser biocultural não é simplesmente justapor estes dois termos, mas mostrar que eles se co-produzem e que desembocam nesta dupla proposição:

- Todo o acto humano é biocultural (comer, dormir, defecar, acasalar, cantar, dançar, pensar ou meditar).

- Todo o acto humano é, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural.

Comecemos pelo primeiro ponto: o homem é um ser totalmente biológico. Antes de mais é preciso ver que todos os traços propriamente humanos derivam de traços específicos dos primatas ou dos mamíferos que se desenvolvem e se tornam permanentes. Neste sentido, o homem é um superprimata: traços que eram esporádicos ou provisórios no primata - o bipedismo, a utilização de utensílios e mesmo uma certa forma de curiosidade, de inteligência, de consciência de si - tornaram-se sistemáticos no homem. O mesmo se verifica no domínio da afectividade: o jovem mamífero é um ser ligado à mãe (...) e é nesta forma primitiva que radica o amor e a ternura humana. Os sentimentos de fraternidade e de rivalidade que se encontram nos mamíferos desenvolveram-se também na nossa espécie: o homem tornou-se capaz da maior amizade como da maior hostilidade para com o seu semelhante. (...)

Falta mostrar agora que o homem é totalmente cultural. Antes de mais, é preciso recordar que qualquer acto é totalmente culturalizado: comer, dormir e mesmo sorrir ou chorar. Sabemos bem, por exemplo, que o sorriso do japonês não é igual à gargalhada do americano! E a coisa mais espantosa aqui é que os actos que são mais biológicos são precisamente os que são mais culturais: nascer, morrer, casar. (...). 

A ideia de uma definição biocultural de homem é fundamental e rica de consequências. O processo biocultural é um processo incessantemente recomeçado que, a cada instante, se refaz a nível dos indivíduos e a nível das sociedades. Eu definiria, por isso, o nó górdio da nova antropologia do seguinte modo: o ser humano é totalmente humano porque é, ao mesmo tempo, plena e totalmente vivo e plena e totalmente cultural."

Edgar Morin, A Unidade do Homem, Vol.III. Ed. Cutrix.      

 

 

Esquemas

 

 

Condicionantes da Acção Humana

 

 

 

Síntese

Condicionantes da Acção Humana

 

 

1. Condicionantes

As nossas decisões são sempre condicionadas. A existência destas condicionantes pode ser constata quando observamos a semelhança de certos comportamentos entre os seres humanos e algumas espécies de animais, ou quando comparamos os indivíduos de diferentes épocas, culturas, condições sociais, etc. As semelhanças e diferenças de comportamento que observamos são em grande medida explicáveis pelos factores que condicionam a acção dos indivíduos do mesmo grupo ou espécie.  

Inúmeros factores de natureza biológica, histórica, social, cultural e outros que influenciam de forma mais ou menos evidente o nosso comportamento e as nossas decisões. 

2. Condicionantes Orgânicas

O corpo situa o homem na natureza como um ser fisico-biológico, sofrendo em virtude deste facto todo o tipo de influências físicas. 

Toda a acção humana é, em geral, condicionada pelos mecanismos fisiológicos do nosso sistema nervoso, glandular, etc. O nosso organismo fornece-nos a energia psicossomática necessária para agirmos, mas também determina a forma como agimos e reagimos aos estímulos do mundo exterior. Estes determinismos biológicos embora não controlem totalmente o comportamento humano, não deixam de impor certas predisposições para a acção, nomeadamente quando se trata de acções decorrentes de motivações básicas: sobrevivência, auto-conservação, procura do prazer ou a fuga à dor.

3. Condicionantes Culturais

Quando comparamos os seres humanos com os outros seres, aquilo que desde logo se destaca é a sua enorme capacidade de adaptação às mais diversas situações, seja modificando o comportamento, seja alterando o próprio meio. Nesta adaptação a enorme capacidade de aprendizagem humana desempenha em todo o processo uma função essencial.

É característico da natureza humana a sua capacidade de integração  às mais variadas sociedades e grupos sociais, onde adopta desde nascença as suas normas, valores e comportamentos específicos. É por esta forma que os seres humanos se diferenciam entre si, condicionados pelos padrões culturais que encontram quando nascem. 

Cultura de Massas (1977), ilustração de Robert Crumb

4.  Condicionantes, Determinismo e Livre-Arbítrio

Baseados na existência de uma enorme multiplicidade de factores condicionantes da acção humana, internos e externos, alguns filósofos negaram a existência da liberdade humana (Livre-Arbítrio).

As nossas acções, numa perspectiva determinista, seriam sempre determinadas por causas que nos transcendem e sobre as quais não temos qualquer poder. A liberdade é pois uma ilusão. Não sou eu que escolho, mas um conjunto de circunstâncias que escolhem por mim. 

Numa perspectiva contrária, apesar de se reconhecer a múltiplas influências que condicionam as nossas decisões, temos igualmente que admitir que o homem possui sempre alguma margem de liberdade nas suas acções. Não podemos pois falar de actos mecânicos de resposta a estímulos, mas de acções livres. As suas decisões implicam quase sempre escolhas entre uma multiplicidade de opções possíveis. 

As nossas decisões são indissociáveis da nossa liberdade, assim como da responsabilidade moral ou jurídica das suas consequências.

A Leitura (1870), Henri Fantin-Latour, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa

 

A concepção que tudo no universo está submetido a leis que regulam a regularidade e constância dos fenómenos remonta à antiga Grécia. No século XVII e XVIII, o determinismo físico negou a liberdade humana, dado que os seres humanos possuem uma dimensão corpórea, logo estão submetidos ás mesmas leis que regulam a natureza. Bento Espinosa (1631-1677) negou a liberdade humana (livre-arbítrio), afirmando que as deliberações humanas são determinadas por causas externas. Isaac Newton (1642-1727) afirmou que as leis que descobrira eram capazes de não apenas explicar os fenómenos que ocorrem, mas permitiam prever os que irão ocorrer  no futuro. No século XIX, esta concepção determinista foi aplicada à história da humanidade e à explicação do comportamento humano. Augusto Comte (1798-1857), por exemplo, afirmou que o espírito humano obedece a leis que constituem as próprias leis do desenvolvimento da humanidade.

No século XX muitos cientistas das mais diversas áreas como a história, antropologia, sociologia, psicologia ou da biologia, negaram a liberdade humana frequentemente fazendo generalizações sobre o comportamento humano a partir de casos particulares.  B. Skinner (1904-1990), um dos fundadores do behaviorismo, sustentou que o comportamento de um ser humano, à semelhança do animal, dependia do sistema de  recompensas e castigos que recebeu do meio (ambiente, social). Se soubermos usar este sistema na educação de um ser humano poderemos criar a "identidade pessoal " que quisermos.

Carlos Fontes

Carlos Fontes

10º. Ano Programa de Filosofia

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