.

História da Formação Profissional e da Educação em Portugal

Carlos Fontes

Inicio . Anterior.  Próximo

Idade Contemporânea - (Séc.XIX)

Ensino Feminino

       O ensino técnico exclusivamente dedicado a mulheres surgiu em 21 de Outubro de 1886, quando Emidio Navarro criou a "Oficina  de Lavores Femininos", anexa á Escola Marques de Pombal. Esta oficina estava dividida em duas secções: A primeira abrangia as obras de agulha: costura, corte de roupa branca e de cor; bordados de todos os tipos, rendas simples e aplicadas, ponto de veneza, etc; A segunda secção, compreendia as obras de pintores: aguarelas, "guache", a óleo,etc. , sob diversos suportes, como papel, pano de seda, setim, veludo, etc., assim como a pintura de cerâmicas, leques, "Abat -Jours"e outros.

    Rapidamente outras escolas introduziam o ensino de lavores, como por exemplo a de Peniche que e dedicava exclusivamente ao ensino feminino das rendas de bilros da região.

    A presença feminina nas escolas industriais e de desenho eram uma constante desde 1884. No ano lectivo de 1887-88 em todas as escolas das Circunscrição do Sul, salvo a de Xabregas tinham alunas. Em 1890-1891, na Circunscrição do Norte, registava-se igualmente uma elevada presença feminina na generalidade das escolas. No entanto, tal facto não impediu que na Reforma de 1897, tivessem sido abolidos os cursos industriais para o sexo feminino. sob o pretexto que não tinham dado quaisquer frutos para o pais.

    António Arroio em 1911, considerava este tipo de ensino, o mais atrasado de todos os que se praticavam entre nós.

 

Em construção !

  Carlos Fontes

Navegando na Educação

Notas: