.

História da Formação Profissional e da Educação em Portugal

Carlos Fontes

Inicio . Anterior.  Próximo

Idade Contemporânea - (Séc.XIX)

Trabalho Regenerador

O século XIX , para além de todas as mudanças proclamou alguns valores que claramente se detenham ao longo de todo o século, e entre eles se impôs a glorificação do Trabalho. 

O trabalho é o elemento de progresso dos povos e símbolo do próprio homem. A exigência de difundir o trabalho aparece em todos os campos: os colégios para os orfãos e indigentes são transformados em verdadeiras fábricas, e é pelo trabalho produtivo que se processa a aprendizagem, como a regeneração das crianças.

O trabalho dos presos é não apenas um meio de expiação da pena, mas um meio imprescindível para a regeneração do próprio preso. 

As próprias escolas técnicas são dirigidas essencialmente á população trabalhadora para que adquira novos conhecimentos e técnicas que lhe permita aumentar a produtividade das industriais. 

A importância do ensino nocturno tem sido neste capitulo subestimada. O estudo deve ser acompanhado de exercícios práticos, quando não centrado em actividades essencialmente práticas.  

Os sindicatos, ligados ao movimento anarquistas, desenvolvem uma ética do trabalho, destinada a preparar os trabalhadores para um dia assumirem a gestão da sociedade.

O "ócio" é encarado como sinal da própria decadência de uma sociedade, não da sua elevação espiritual.

Em construção !

Inicio . Anterior.  Próximo

  Carlos Fontes

Navegando na Educação

Notas: