Director: Carlos Fontes

.

Anterior

 

Vila do Conde

.

  A cidade de Vila do Conde realiza um notável esforço de recuperação do seu património histórico e cultural. Visitamos esta cidade e ficamos impressionados.

O nosso percurso começou pela parte alta da cidade, onde está situada o imponente Convento de Santa Clara, a seguir descemos para um lindíssimo jardim que bordeja o rio Ave. A seguir visitamos o núcleo urbano da cidade, onde se concentram importantes  monumentos históricos e muitos outros locais de grande interesse cultural.

Convento de Santa Clara.

 

Convento de Santa Clara

Convento de S.Francisco

Aqueduto

 

Centro histórico.

Alfandega Régia

Museu da Alfandega Régia

Capela de Nossa Senhora do Socorro

Capela de Nossa Senhora do Socorro. Erguida em 1603 por Gaspar Manuel, piloto-mor da carreira das Índias. A sua cúpula branca de influência oriental,  destaca-se na silhueta da cidade. No interior, podemos observar o túmulo do seu fundador e magníficos azulejos do século XVIII. A vista desta capela sobre a foz do rio Ave é simplesmente soberba.

Museu de Renda de Bilros.

Igreja Matriz. A construção foi iniciada em 1496. Destaca-se o seu primoroso portal da autoria de João de Castilho. No interior observar a imagem de S. João Baptista em pedra ançã (séc. XVI), a pia baptismal (séc.XVII), os azulejos da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (séc. XVIII), o púlpito e os retábulos de talha dourada.

Igreja da Misericórdia.

Casa museu de José Régio. Está a ser alvo de enormes obras de requalificação. O contraste é brutal para quem saí de Lisboa, onde a Casa de Almeida Garrett estava a ser demolida.

Em construção !

.

 

.

Breve História de Vila do Conde

As mais antigas referências a Vila do Conde, datam de 953, quando já era conhecida por "Vila de Comte". No século XI regista-se nesta vila uma grande actividade piscatória e na exploração das salinas. No século XIV é fundado o Convento de Santa Clara, o qual é dotado de muitas casas, terras, foros e padroados. Durante os descobrimentos (séculos XV e XVI) Vila do Conde é um dos principais locais de construção naval de Portugal. A vila está ligada a todos os continentes através de um activo comercio marítimo. No século XVII é construída uma fortaleza, para defender a vila das incursões dos piratas e depois dos espanhóis. A partir de finais do século XVIII Vila do Conde adormeceu. A seguir à Iª. Guerra Mundial (1914-1918), relança-se a construção naval nesta cidade. Nos últimos anos a cultura tornou-se numa prioridade nesta cidade.

Edviges Ferreira/Carlos Fontes

 

.

Contraste

Enquanto em Lisboa se destrói a Casa de Almeida Garrett, milhares de alunos da capital todos os anos viajam pelo norte do país para conhecerem as casas onde viveram grandes escritores da língua portuguesa.

..

 
 

 

.

Entrada | Editorial | Cibercultura
| Lusofonia | Livros | Artes | Património | Política | Indicadores | Contactos

Contacto:

carlos.fontes@sapo.pt