Impérios

Impérios Ocidentais no Mundo

.
.
3. Império Holandês 

Ao longo dos século XVI os holandeses limitaram-se à pirataria, assaltando os navios portugueses e espanhóis. A sua "vocação" imperial surgiu quando Portugal ficou sob o domínio da Espanha (1580-1640), facto que os impedia de se abastecerem de produtos orientais em Lisboa. A numerosa comunidade de judeus portugueses, que se haviam refugiado na Holanda, aconselha-os a  atacarem o enfraquecido Império português, ocupando as suas posições estratégicas. A Espanha não possuía uma armada capaz de o proteger, e a que Portugal possuíra fora destroçada sob o domínio espanhol. 

Os holandeses atacam e ocupam na América do Sul várias posições portuguesas e espanholas: Pernambuco (Brasil), Guianas (Surinam) e algumas ilhas nas Antilhas. Em África ocupam posições estratégicas portuguesas (Daomé, Angola, África do Sul, etc). Na Ásia aliam-se aos muçulmanos e conquistam importantes fortalezas portuguesas na India, Ceilão, Celebes e na Ilha de Java (Indonésia), onde  fundaram a capital das suas colónias asiáticas (Batávia). 

Após a restauração independência de Portugal (1640), começa a decadência do Império Holandês, sendo expulsos do Brasil, Angola e de muitas outras posições do mundo. Os protestantes ingleses, que a partir do século XVII começam a construir o seu Império, expulsam-nos de outros locais (América do Norte, África do Sul, etc). No princípio dos anos 60 do século XX, o Império Holandês tinha praticamente desaparecido. 

A expansão dos Holandeses é uma acção tipicamente capitalista, conduzida grandes companhias (Companhia Geral das Indias Orientais, Comp. das Indias Ocidentais, etc), apoiadas em armadas constituídas por mercenários de várias nacionalidades. 

Nesta acção protestantes holandeses, aconselhados por judeus portugueses, ajudados por muçulmanos atacam católicos. Dando primazia aos seus interesses económicos,  acabaram por destruir a influência cristã em algumas regiões, reforçando a presença islâmica. As matanças nestas guerras foram indescritíveis. 

O objectivo dos holandeses era claro: enriquecer e acumular riquezas na Holanda. 

A questão da religião era algo secundário. Não é por acaso que a sua maior colónia - a Indonésia - seja hoje justamente o maior país muçulmano do mundo. Os únicos locais na Indonésia onde os cristãos tem alguma expressão estão  ligados à antiga presença portuguesa. 

Na África do Sul, onde se estabeleceram no século XVII, criaram uma colónia assente numa brutal discriminação racial. O  racismo cultivado nesta colónia acabou por ser perpetuado na colónia inglesa que lhe sucedeu, e depois oficializado em 1948, no célebre Apartheid. Os brancos, embora minoritários, arrogando-se da sua superioridade racial, governavam de forma despótica a África do Sul. Apenas nos  90 do século XX o sistema foi abolido.  

Carlos Fontes

 

.

1. Império Português. 2. Império Espanhol. 4. Império Inglês5. Império Francês 6. Império Belga . 7. Império Alemão . 8. Império Italiano

 

 

Para nos contactar:

carlos.fontes@sapo.pt