Director: Carlos Fontes

 

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

PORTUGAL 

Turismo 

Portugal oferece ao visitante, num território com 89 mil km2, uma imensidade de motivos de interesses: história, tradições, um património riquíssimo e paisagens muito variadas. A gastronomia e os vinhos são excepcionais. Os equipamentos hoteleiros estão entre os melhores do mundo. Todo o país está ligado por uma excelente redes de auto-estradas, portos e aeroportos.

Por todas estas razões Portugal é visitado, todos os anos, por muitos milhões de pessoas.

Os números falam por si. Em 2004, Portugal foi visitado por 11, 6 milhões de turistas. Ocupando a 19ª. posição no Ranking dos principais destinos a nível mundial e a 21ª. posição em termos de receitas (OMT). Em termos de dormidas 30,8% dos turistas eram originários  do Reino Unido, 16,4% da Alemanha, 10,6 de Espanha, 6,5 % dos Países Baixos, 4,8% da França, 4,1% da Irlanda.O turismo representou  neste ano 8% do PIB. 

Desde 2004 devido a uma forte aposta no turismo ( melhoria de equipamentos, diversificação das ofertas, eventos internacionais, promoção, etc). A maioria das câmaras municipais percebeu finalmente que poderiam potenciar o desenvolvimento local através do turismo. 

Devido a um conjunto diversificado de factores, o número de turistas e as receitas provenientes do turismo tem vindo a aumentar de forma sustentada. 

Lisboa, malgrado as desastradas políticas camarárias re-assumiu o seu papel histórico de capital cultural aberta ao mundo.

O turismo em Portugal há muito que deixou de se limitar à tradicional combinação sol-praia, no qual o Algarve se tornou numa referência mundial. Nas duas últimas décadas novas áreas tem vindo a ganhar uma crescente importância:

1. Golfe.  Mais de 70 campos de golfe, a maioria dos quais de excelente qualidade, tornaram Portugal num destino de eleição a nível mundial.

2. Eco-turismo. Paisagens magnificas e variadas, tornaram muitas partes de Portugal, excepcionais locais para o turismo ligado à natureza. A Madeira, os Açores e o Rio Douro são referências incontornáveis a nível mundial. 

Em Portugal continental, muitas regiões estão também a apostar com sucesso neste tipo de turismo, recuperando paisagens e aldeias abandonadas, despoluindo rios, criando percursos pedestres, incentivando desportos e actividades ligadas à natureza. 

3. Turismo Cultural. Com um vasto património edificado, estão a surgir por todo o país circuitos turísticos que exploram várias áreas deste património.

A promoção de eventos culturais, como festivais de música, gastronomia, etc, deram visibilidade a muitas terras colocando-as no mapa das rotas turísticas.    

4. Turismo Rural. Nas zonas rurais, onde a paisagem ainda não se encontra degradada, o turismo rural já abandonou a fase em que serviu apenas com um expediente para muitos sacarem subsídios públicos para supostas actividades turísticas.

Apesar destes extradordinários avanços dois factores continuam a contituir sérios obstáculos ao desenvolvimento do turismo em Portugal: a) Desordem Urbanística; b) Falta de profissionais e gestores qualificados e inovadores.

Carlos Fontes

 
 

(sugestão)

  Início

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: