Director: Carlos Fontes

 

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

PORTUGAL 
 

Transportes e Comunicações

 

.

Rede Rodoviária

Uma das maiores apostas feitas a partir da década de 80 do século XX, foi na renovação da rede viária de Portugal. A rede existente estava manifestamente desfasada das necessidades locais, constituindo um sério obstáculo ao desenvolvimento e à fixação das populações. Espera-se para breve a conclusão da rede de auto-estradas que ligará as três últimas capitais de distrito do continente (Bragança, Portalegre e Beja). Todas as regiões já se encontram hoje ligadas por uma  moderna rede de auto-estradas 

A expansão desta rede foi acompanhada pela aumento dos transportes rodoviários, que superaram largamente os ferroviários, provocando uma subida dos níveis de poluição e dos custos de energia (petróleo). Em toda a União Europeia Portugal ocupa o 3º. lugar em número de automóveis por 1000 habitantes.

 

Plano Rodoviário de Portugal (continente)

Auto-Estradas de Portugal

Portugal (continente e Madeira)

 

 
  Transportes Ferroviários

A rede de comboios que começou a ser construída em 1856 está hoje consideravelmente reduzida e com graves problemas: uma bitola que apenas funciona em Portugal e Espanha. Os principais investimentos de modernização centram-se nas últimas décadas no litoral, tendo-se assistido ao abandono ou encerramento das linhas do interior.  

A rede de transporte de mercadorias devido à uma sucessão de gestores incompetentes constitui outras das áreas problemáticas.

A aposta do governo actual prende-se agora com as linhas de Alta Velocidade. A primeira linha a avançar ligará Lisboa a Madrid, sendo questionada a sua rentabilidade. Os principais fluxos de passageiros são entre Lisboa e Porto.  

 

 

 

Aeroportos

O sistema de comunicações aéreos português, para além das bases militares, é compostos pelas seguintes unidades:

- 5 aeroportos principais: Portela (Lisboa), Sá Carneiro (Porto), Faro, Madeira e Ponta Delgada.

- 10 infra-estruturas complementares nas ilhas: Porto Santo, Lages, Horta, Santa Maria, Flores, Graciosa, Pico, Corvo, S. Jorge, e 1 heliporto aprovado.

- 84 infra-estruturas complementares no continente: 24 aerodrómos certificados, 2 aerodromos aprovados, 9 heliportos certificados, 49 heliportos aprovados.

Em 2005 o número de passageiros foi superior a 22 milhões de pessoas e 135 mil toneladas de carga. 

Um dos principais problemas ocorre em Lisboa, onde há anos que se discute a necessidade de se criar um novo aeroporto, mas só em 2005, houve um governo que tomou a decisão de o construir. Ficará localizado na Ota, a cerca de 45 km de Lisboa.  

.

  Portos

Grandes portos de Portugal: Sines, Leixões (Porto), Lisboa, Setúbal, Aveiro, Figueira da FozViana do Castelo, Faro, Portimão e o porto da Madeira. Um dos seus maiores estrangulamentos destes portos está na sua deficiente gestão e numa pesada burocracia que os torna demasiado caros (pouco competitivos).  

Os portos de Sines, Leixões e Setúbal são aqueles que têm maior movimento de mercadorias. O Porto de Sines, o maior de Portugal, continua a não ter ligações adequadas à Europa (auto-estrada e transportes ferroviários), problema que cuja resolução se espera para breve.  

O porto de Lisboa é o que movimento maior número de passageiros, seguindo-se a grande distância o porto de Leixões.

.

  Telecomunicações

Internet. Em Junho de 2006 Portugal passou a estar totalmente coberto por uma rede de banda larga. A questão das infra-estruturas para a difusão da Internet está resolvido, o problema aqora é o da sua utilização intensiva. Os avanços têm sido neste aspecto mais modestos. 

O número de lares onde existe ligação à internet tem aumentado nos últimos anos, passando de 2.2% em 1997 para os 38.6% registados em Março de 2006. Cerca de 2/3 destas ligações são através de banda larga. 

 

  Logística

Principais Plataformas Logísticas

Poderá Portugal voltar ser uma das principais plataformas comerciais da Europa ? Tem quase tudo: um excelente posicionamento geográfico no Atlântico, uma boa rede de portos, ferrovias, auto-estradas e aeroportos, para além de uma avançada rede de telecomunicações. Neste sentido, está em curso a criação de 12 grandes plataformas logísticas, localizadas estrategicamente nestas redes de comunicação e que se destinam à distribuição de mercadorias:

1. Urbanas: Poceirão/Palmela (região de Lisboa), Castanheira do Ribatejo (região de Lisboa) e Maia/Trofa (região do Porto).

2. Portuárias: Leixões, Aveiro, Lisboa e Sines.

3. Transfronteiriças: Valença, Chaves, Guarda, Elvas/Caia.

4. Regionais: Tunes (Algarve).

Carlos Fontes

  Início

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: