Director: Carlos Fontes

 

 

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Investigação e Ensino Superior

 
 

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Ensino Superior

a ) Aumento Quantitativo

Nas duas últimas décadas assistiu-se a uma verdadeira revolução no acesso ao ensino superior em Portugal. Dados os atrasos estruturais herdados da ditadura (1926-1974) esta revolução ainda se está a difundir na sociedade. 

Alunos do Ensino Superior/população entre os 18 e os 22 anos em %

1961

1971

1981

1991

2001

4

7 11 23 53

Este espectacular aumento quantitativo do ensino superior em Portugal só poderá continuar se ocorrem três situações: 

- Melhoria da eficiência de todo o sistema de ensino, em particular do ensino secundário, onde presistem elevadas taxas de saída antecipadas e precoces;

- Reforço dos estimulos aos jovens de famílias de baixas qualificações escolares para que continuem os estudos após o ensino secundário.

- Incremento dos processos de recrutamento de alunos maiores de 23 anos que queiram ingressar no ensino superior;

- Aumento de cursos de formação continua no ensino superior (especializações, etc).

Estas são as únicas medidas possiveis para contrariar as baixas taxas de natalidade da população que já começam a afectar a manutenção das próprias estruturas que foram criadas. A oferta é agora superior à procura.   

b ) Internacionalização

Um número crescente de portugueses estuda no estrangeiro em cursos de licenciatura ou na realização de mestrados e doutoramentos.  

Apesar diste movimento da parte dos alunos, a maioria das universidades portuguesas continua pouco aberta à internacionalização. Um fenómeno que tende a mudar rapidamente dada a pressão interna do nova massa crítica que surgiu com a expansão do ensino supeior.

Um dos factores que afecta negativamente a interncionalização é a excessiva pulverização do ensino superior em Portugal, não possibilitando um racionalização de meios, nem sequer de concentração da massa crítica. Com excepção da Universidade do Porto, as restantes universidades são demasiado pequenas à escala mundial e europeia.  

Em fins de 2006 existiam mais de 186 instituições de ensino superior, sendo 78 do ensino público (1.027 cursos, 275.521 alunos) e 108 privados (570 cursos, 91.791 alunos). O número  universidades públicas e privadas superava as 3 dezenas.  

c ) Falência do Ensino Superior Privado 

A proliferação por todo o país de escolas superiores e universidades privadas marcou o ensino superior a partir dos anos 80. Esta expansão permitiu aumentar de forma muito significativa o número de licenciados no país. Contudo, esta expansão quantitativa não foi acompanhada de medidas que aumentassem a qualidade deste ensino: - A maioria destes projectos de ensino apenas visava o lucro imediato, não tendo qualquer perspectiva a médio e longo prazo. Estas escolas não se dotaram de professores devidamente qualificados, nem promoveram a investigação.  

Nos últimos anos vários casos  espelharam o descalabro que atingiu este ensino. Quatro casos paradigmáticos que defraudaram as expectativas milhares de alunos e o próprio país neste tipo de universidades: 

- Universidade Moderna. 2000. 

- Universidade Portucalense.

- Universidade Internacional.

- Universidade Independente.2007.  

Investigação

a ) Mestrados 

Nos anos 80 e 90 multiplicaram-se em todos os domínios os mestrados, o que permitiu elevar o conhecimento em muitas áreas. Actualmente trata-se de um domínio que começa a atingir salutares patamares de massificação.   

Mestrados. Alunos inscritos em 2006/2007 

Mestrad Mestrados Integrados ( 1 ) Mestrados
Alunas 7.320 6.883
Alunos

11.006

4.725

(1)  Decorrentes do Processo de Bolonha.

Espera-se que o Processo de Bolonha, generalizado em Portugal no ano lectivo de 2006/2007, expanda rapidamente o número de alunos matriculados em mestrados.

b ) Doutoramentos

O número de doutoramentos realizados em Portugal ou no estrangeiros por portugueses superou todos as previsões, o que revela uma importante dinâmica na formação de topo.

Doutoramentos em Universidades Portuguesas

1990 - 250

2005 - 1058

 

Doutoramentos realizados no estrangeiros reconhecidos em Universidades Portuguesas

1990 - 87

 2005 - 119  

 

A massa crítica de alto nível está a aumentar de forma consistente em Portugal, sendo previsivel um aumento do nível de exigência da qualidade de ensino em termos globais.

 

Doutoramentos.  Alunos inscritos em 2006/2007

Cursos de Doutoramento
Alunas 4.989
Alunos 4.616

c ) Publicações

Um dos reflexos do crescimento quantitativo do número de investigadores de topo tem sido o aumento espectacular do número de artigos de cientistas portugueses em revistas internacionais de referência. 

d ) Institutos de Investigação

e ) Investimento Público.

Investigação Empresarial

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Carlos Fontes

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