Carlos Fontes

 

 

PORTUGAL  

Açores - Região Autónoma

População

A população dos Açores é constituída por 241.735 pessoas, das quais 119.722 são homens. No conjunto da população registam-se 79.915 pessoas com 45 ou mais anos (dados de 2005). 

História

A descoberta dos Açores está rodeada de lendas. Os primeiros a aportarem a uma das suas ilhas terão sido, imagina-se, os fenícios e depois os cartagineses. Muitos são os que aqui localizam a célebre "Atlântida", descrita por Platão. O primeiro documento que regista um das suas ilhas (Santa Maria) data de 1427.As restantes oito serão assinaladas anos depois. O povoamento começa em 1439. Os povoadores vem de todas as partes de Portugal, mas também da Flandres (actual Bélgica/Holanda), por influência de D. Isabel duquesa de Borgonha e filha do rei D. João I de Porrugal. A economia dos Açores está ligada á criação de gado.  

Entre os séculos XV e XVIII, os Açores tornam-se num ponto de escala muito procurado pelos navios para embarcar refrescos e corrigir as rotas de navegação. O porto de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) foi o mais importante ponto de apoio à navegação europeia transcontinental, numa verdadeira encruzilhada de civilizações. 

Entre os séculos XVI e XVII os Açores, tal como o arquipélago da Madeira são alvo da acção dos piratas. Problema que aumenta durante a ocupação espanhola de Portugal (1580-1640). Durante este período negro da História de Portugal, os açorianos deram mostras de grande  profunda coragem e profundo sentido patriótico ao fazer um enorme resistência ofereceu à escória assassina espanhola e a todos os traidores que os apoiavam.

Por todas estas razões não é por acaso que no início do século XIX, os Açores se tenham  tornado no símbolo das ideias liberais em Portugal. É daqui que parte as expedições que libertam o país das forças absolutistas.

A partir do século XVIII, para além da criação de gado desenvolvem-se ouras importantes culturas nos Açores: a laranja (até meados dos séculos XIX), tabaco, chá, chicória, beterraba, sacarina, ananás e o seu célebre vinho das ilhas do Pico, Terceira e da Graciosa.

Em meados dos século XIX, nos Açores regista-se um notável desenvolvimento da caça à baleia que se mantém muito activa até aos anos trinta do século XX..

Dada a excelente posição estratégica do Açores, a 800 km de Portugal e a 1.200 dos EUA, não admira que durante a segunda Guerra Mundial (1939-1945), se tenha tornando num ponto estratégico para os aliados. A Grã-Bretanha foi primeira a ser autorizada a estabelecer aqui uma base militar (1943), após a saída dos britânicos foi a vez de se instalar os EUA.   

Desde o século XVI, que das ilhas dos Açores se regista um saída regular de pessoas para as diferentes partes do mundo. Os grande contingentes destinaram-se a colonizar o Brasil, em especial o sul. No final do século XIX começa a emigração para os EUA e depois, nos anos 50 do século XX, para o Canadá. 

Após o derrube da ditadura (1974), os Açores tornaram-se numa região autónoma de Portugal, sendo dotados de um governo e um parlamento próprios. O enorme desenvolvimento que se registou nos últimos trinta anos tem sido feito quase sempre de forma harmoniosa, conciliando progresso económico com preservação da paisagem e do património. Um excelente exemplo em Portugal.

Economia. População activa: 110.581 pessoas (Dados de 2005). Principais produtos: leite e produtos lácteos, carne bovina, peixe, turismo.

Carlos Fontes

Geografia.

Emigração.

Educação.

Turismo.

 

 
  Início

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: