Director: Carlos Fontes

 

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

Portugal : Acontecimentos de Impacto Mundial

Em Construção !

 

 
  Desde que Portugal se afirmou como um Estado independente (1128), participou directamente em muitos acontecimentos que mudaram o mundo, embora nem sempre pelos melhores motivos.
   

Cruzadas. A expansão territorial de Portugal está ligada à segunda Cruzada (1147-1149), pregada por Bernardo de Claraval. O único sucesso da cruzada foi o apoio que prestou ao primeiro rei de Portugal, para reconquistar Lisboa (1147), no resto foi um fracasso total.

 

  Templários

Portugal foi um dos primeiros reinos onde a Ordem do Tempo se implantou. Ao contrário do que aconteceu nos restantes, a Ordem do Templo não desapareceu, mas assumiu uma nova designação - Ordem de Cristo. Os templários prosseguiram a sua acção em Portugal, estando directamente envolvidos na expansão europeia pelo mundo. O Infante D. Henrique foi grão-mestre desta Ordem. 

 

  Europa Mediterrânica - Europa do Norte

O despertar da Europa no século XII, está ligado ao desenvolvimento do comércio marítimo entre as regiões do Mediterrâneo e o Norte da Europa. Este comércio só foi possível porque os portugueses controlaram a costa Atlântica, por onde passavam todos os navios.  

 

  Burocracia Estatal

Cistercienses

 

  Universidades

A Universidade portuguesa mais antiga é a Universidade de Coimbra, fundada inicialmente em Lisboa em 1290, sendo uma das 10 mais antigas da Europa em funcionamento contínuo.

 

  Expansão Africana. 

 

  Descobertas Geográficas.

 

   
  Exploração, Conquista e Povoamento da América. 

Os portugueses descobriram não apenas o Brasil, a Terra Nova (Canadá), mas também estiveram envolvidos na descoberta, exploração e conquista de todos os territórios espanhóis, ingleses, franceses e holandeses. A maioria dos navegadores que estiveram envolvidos nestas descobertas, como Colombo ou Vespúcio, viveram Portugal.

Entre 1492 e 1807 o número de espanhóis que emigrou para toda a América não ultrapassou os 200 mil, o número de portugueses que o fez no mesmo período foi superior a 2 milhões.

No México, Argentina, Peru, Colombia, Panamá, Chile, Uruguai, Paraguai, Jamaica e muitos outros países americanos sua presença fez-se sentir em todos os domínios, tornando-se no principal alvo da Inquisição espanhola. Mais 

 

  Revoluções Científicas e Tecnológicas. Cartografia, medicina, matemática, construção naval, armamento.

 

  Tráfico de Escravatura

 

  Circulação Marítima

 Desde o inicio do século XVI que Portugal estabeleceu a primeira rota marítima regular entre a Ásia e a Europa. A célebre batalha de Diu (1510) entre portugueses e as potências asiáticas confirmou a sua segurança.

 

  Circulação de Livros, Plantas, Animais, Técnicas e Gostos. 

 

  Mobilidade Global

 

  Mestiçagem e Artes de Mestiçagem

 

  Comércio Mundial. Nos séculos XVI e XVII, os portugueses criaram uma poderosa rede de comercio mundial, que não se circunscrevia aos domínios ultramarinos portugueses, mas envolvia todos os continentes. 

 

  França, Países Baixos e Inglaterra.

Em resultado da intolerância religiosa, largos milhares de portugueses refugiaram-se na França e em muitos outros países, onde vieram a ter um papel destacado no seu desenvolvimento e expansão, como aconteceu na Holanda.

 

  Guerras Mundiais

Portugal travou durante os séculos XVI e XVII, a primeira guerra à escala mundial. Foi contra os holandeses em todos os continentes, e em simultaneamente contra os espanhóis e franceses em dois continentes. 

 

  Piratas e Corsários

 

  Nova Mentalidade. 

O impacto do terramoto de Lisboa em 1755 no pensamento ocidental foi de tal forma, que a partir daí os fenómenos naturais passam a ser desligados de qualquer intervenção divina. O mundo natural desliga-se definitivamente do mundo sagrado.

 

  Iluminismo. Lisboa, a primeira cidade iluminista.

 

  Independência das Colónias Europeias

 

  Invasões Francesas. 

Napoleão, ajudado pelos espanhóis, invadiu Portugal em 1807. Foi aqui e na Rússia que conheceu as grandes derrotas que iriam levar à sua queda em Waterloo (1815).

 

  Colonialismo.

 

   
  Primeira Guerra Mundial.
  Ditaduras.
  Teoria da Relatividade
  Guerra Civil Espanhola (1936-1939).
  Refugiados.
  Segunda Guerra Mundial.

 

  "Guerra Fria"

Finda a segunda guerra mundial (1945), o mundo divide-se em dois grandes blocos - o "Ocidental" e o "Soviético". É neste contexto que surge a Nato, em 1949, sendo Portugal um dos estados fundadores. Oficialmente  mundo entrou numa nova era - a "Guerra Fria".

 

  Descolonização. O movimento de descolonização que avançou em todo o mundo depois da segunda guerra mundial. Portugal foi desta a primeira hora um dos países visados, e virtudes das suas colónias na Ásia e África. 

 

  Guerra dos Seis Dias. 

 

  Guerra de Yom Kippur. A 6 de Outubro de 1973, quando os israelita estavam a preparar-se para os festejos do “dia do perdão”, os egípcios e os sírios iniciarem brutal ataque. Apesar das ameaças dos países árabes, Portugal foi dos raros países que prestou um apoio total às operações de socorro aos israelitas. Como consequência deste apoio,  os países árabes integrantes da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) negaram-se a vender petróleo aos países que apoiavam o governo israelita. A Crise do Petróleo abalou a economia mundial.
   

Fim das Ditaduras na Europa. O derrube da ditadura em Portugal (25 de Abril de 1974), provocou o fim da ditadura na Grécia (Julho de 1974) e em Espanha (1975). Este movimento não tardou em contagiar o próprio bloco soviético (Greve dos Estaleiros de Gdansk, em 1980, etc.), conduzindo à sua desintegração em 1989 (Queda do Muro de Berlim).

 

  União Europeia.

 

  Crise Financeira 2008
   

 

  Carlos Fontes
  Início

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: