Director: Carlos Fontes

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS
,..

Comunidades Portuguesas no Mundo

.

 

 

.

 

Caravela. Navio português (séc.XV) 

.

 

Uma Viagem pelo Mundo em Português

 

Seleccione o país:

A-C . D-F. G-I . J-M . N-S . T-Z

Anterior

 

Australia - Portugal

.Os portugueses terão sido os primeiros a chegar à Austrália. A afirmação é cada vez mais consensual. Os argumentos avançados  são os seguintes: Na primeira metade do século XVI os navegadores portugueses percorriam não apenas os mares da Austrália, mas estavam firmemente estabelecidos na região, em ilhas como Timor, Solor, etc. Vários achados arquelógicos e tradições orais aborigenes locais apontam para a sua presença ao longo de todo o século XVI. Por último, observando os mapas portugueses do século XVI, aparecem terras com uma configuração semelhante à actual Austrália. 

A razão porque aí não se terão fixado é simples. A Austrália era demasiado longe de Portugal (mais de um ano de viagem marítima), não tinha população com quem se pudesse fazer comércio ou utilizar como mão-de-obra, mas sobretudo de acordo com o Tratado de Tordesilhas (1494) era um território que seria da Espanha e não de Portugal. 

O assunto continua apaixonar muitos investigadores desta antiga colónia penal inglesa.

O nome de Austrália foi dado no século XVI pelo célebre navegador português Pedro Fernandes Queirós então ao serviço da Espanha.

O mapa português da Austrália, conhecido por "Terra de Java"pertencente à Biblioteca de Huntington, San Marino, Califórnia, EUA. Este mapa descreve com precisão e em português vários locais ao longo da costa Este australiana. A exacta disposição deste mapa só recentemente foi realizada por Peter Trickett. 


Mapa Português Trocado. Em 2007 Peter Trickett publica "Beyond Capricorn", onde revela mais um dado sobre a descoberta da Austrália. Ao estudar uma colecção mapas dos século XVI, o célebre Atlas de Vallard feitos a partir de 15 mapas roubados em Portugal, descobriu que um deles representa a costa Este da Austrália. Os ladrões (franceses) desconhecendo a configuração precisa da Austrália trocaram a ordem dos mapas lançando desta forma a confusão nos historiadores

O descobridor da Austrália foi Cristovão de Mendonça que vindo de Malaca (actual Malásia) chegou à Baia da Neve (actual Botany Bay) com uma frota de quatro navios em 1522, quase 250 anos antes do capitão inglês James Cook (o achamento oficial deu-se entre 1768 e 1771). 

Terão os portugueses informado os ingleses da existência da Austrália no século XVIII ? Recorde-se que a Inglaterra era aliada de Portugal, tendo desde o século XVII lhes sido dadas várias possessões ultramarinas portuguesas como a cidade de Bombaim na India.

 

  Portugueses e aborigenes . Os portugueses chegaram à Austrália na primeira metade do século XVI, tendo estabelecido relações com os aborígenes. Estes terão igualmente estabelecido  relações com possessões portuguesas da região. Foi talvez por esta razão que o Capitão Cook regista na passagem por Savu, a data de 19 de Setembro de 1770, ter-se servido de Manuel Pereira, o português embarcado na ‘Endeavour’ no Rio de Janeiro para se entender com os locais.

.

 

Achados Arqueológicos.

Fortificação. Kenneth McIntyre, em 1967, descobriu uma primitiva fortificação (? ), em Bittaganbee, perto de Eden, na costa sul de Nova Gales do Sul que teria sido feita no século XVI, pelos portugueses.

 

Navio.Em Abril de 2004 foi descoberto um navio português, afundado em 1816, ao largo da da costa norte da Austrália Ocidental. Este navio assegurava a ligação entre Lisboa e Macau, demonstrando aquilo que já se sabia: as costas da austrália eram percorridas por navios portugueses.

.

 

Século XX. No século XX Portugal e a Austrália cruzaram-se na cena política internacional, em dois momentos decisivos: 

Primeiro foi durante a IIª. Guerra Mundial (1939-1945) quando os japoneses invadiram Timor. Esta território português desempenhou uma heróica acção contra progressão das tropas japoneses na região.

Depois foi quando os australianos decidiram, em 1975, apoiar a invasão e anexação de Timor pela Indonésia, recebendo em troca concessões na exploração do petróleo nos mares desta antiga colónia portuguesa. A Austrália só reviu a sua posição depois de 1999, quando a comunidade internacional e a própria Indonésia aceitarem o princípio da auto-determinação do povo timorense.

Comunidade Portuguesa na Austrália

 

Carlos Fontes

Continuação

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: