Director: Carlos Fontes

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS
.
.

Comunidades Portuguesas no Mundo

 

 

..

Caravela. Navio português (séc.XV) 

Uma Viagem pelo Mundo em Português

Seleccione o país:

A-C . D-F . G-I . J-M . N-S . T-Z

Início. Anterior..

.

 

Zambia (antiga Rodésia do Norte) - Portugal

A Zambia e o Zimbabué são dois países encravados entre Angola e Moçambique, estando em grande destes dependentes para o seu acesso ao mar. Desde o século XVII que exploradores portugueses percorriam estas regiões interiores de África. 

No século XIX Portugal reclamou a sua posse, mas a Inglaterra acabou por ficar em 1891 com o seu domínio. Estes dois países vieram a constituir a chamada Rodésia, com duas partes distintas, a do Norte e a do Sul, ambas controladas por uma grande companhia inglesa.

A Rodésia do Norte, em 1964, tornou-se independente sob a presidência de Kenneth Kaunda (1964 e 1991), passando a chamar-se Zanbia. O novo país não tardou a ficar sob a influência da antiga União Soviética, sendo usada para distribuir armamento para os movimentos guerrilheiros que combatiam Portugal. 

As principais bases de apoio da FRELIMO estavam instaladas na Zambia, Tanzânia e no Malavi (antiga Niassalândia). Foi na fronteira entre a Zambia e Moçambique que a Frelimo realizou a sua primeira acção armada, tendo atacado um posto fronteiriço português (1965). Como resposta o exército português atacou por diversas vezes a Zambia. O caso mais grave foi o bombardeamento de diversas aldeias do Distrito de Katete, na Zâmbia, tendo Portugal sido condenado pela ONU (Resolução do Cons.Seg.-268, 28/7/1969). A situação da Zambia agrava-se quando em 1973, fecha as fronteiras com a Rodésia do Sul (Zimbabué), em protesto contra o regime racista de Ian Smith. A Zambia está cercada, por forças combinadas de Portugal, Rodésia e África do Sul. 

Em 1973, um agente secreto português - Jorge Jardim -, com a convivência de Kaunda procura promover a separação de Moçambique de Portugal, para criar nesta colónia um regime dominado por brancos à semelhança do que acontecia na Rodésia do Sul e na África do Sul. 

A situação muda radicalmente quando em Portugal, a 25/4/1974 a ditadura é derrubada e se inicia o processo de independência das colónias. Com a independência de Moçambique e de Angola, a Zambia ganha dois novos aliados na região na luta contra os regimes racistas da África do Sul e da Rodésia.

  ..
  Carlos Fontes

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: