Director: Carlos Fontes

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS
.
.

Comunidades Portuguesas no Mundo

 

..

Caravela. Navio português (séc.XV) 

Uma Viagem pelo Mundo em Português

Seleccione o país:

A-C . D-F . G-I . J-M . N-S . T-Z

Início. Anterior..

.

 

Tailândia (Sião) - Portugal

Os portugueses chegaram á Tailândia em 1509, mas foi depois de terem conquistado Malaca (1511) que estabelecem uma aliança com este reino asiático budista

Malaca estava sob o domínio dos muçulmanos e à muito se recuava a prestar vassalagem à Tailandia, a chegada dos portugueses altera a relação de forças regionais. Os muçulmanos são parados no seu avanço.

Esta foi uma das razões pelas quais o Rei Tibodi II da Tailândia lhes concedeu terras para se instalarem, permitindo-lhes não apenas fazerem comércio, mas praticarem o cristianismo, assim como casarem com siamesas.

Os portugueses formaram uma comunidade em "Ban Portuguete" junto à margem do rio Chao Praiá, no lado oposto do Palácio Real em Ayuthaia (a Odiá das crónicas portuguesas).

Dada a fragilidade deste reino face aos seus principais inimigos, o Reino de Pegu (Birmânia), mas também em relação à China que havia entretanto adquirido armas de fogo,  reorganizaram todo o seus sistema, construindo um vasto conjunto de fortes ( forte de Pom Phet, Lopburi, Pasak, Chao Praiá, etc). A guarda pessoal dos monarcas da Tailândia, mas também os seus artilheiros foi até 1767 constituida por portugueses. A mais notável destas construções é o forte de Pom Phet (séc. XVI), projectado pelo jesuita Tomaz de Valguanera, junto à embocadura do rio Pasak e na margem do rio do Chao Praiá.

Na invasão Birmanesa, em 1767, na qual o exército da Tailândia foi derrotada e a sua capital conquista e destruída, os portugueses e seus descendentes estiveram entre os principais resistentes à invasão. No inicio do século XIX quando a Tailândia é reconstruida e cria uma nova capital (Banguecoque), os monarcas tailandeses procuram restabelecer as suas relações históricas com Portugal. Acontece que Portugal estava na altura mergulhado num caos, após a sucessão de invasões franco-espanholas (1801-1814). Os resultados foram quase nulos. 

O português foi durante séculos a língua internacional da Tailândia. Em 1867, na primeira visita que um monarca tailandês faz à Europa (Rama V), não deixa de vir a Portugal (Outubro), fazendo nova tentativa para reatar as antigas relações entre os dois povos. Em 1960, outro monarca da Tailândia (Rama IX) volta a visitar Portugal, retomando idênticos apelos.

No século XX ainda existiam aqui milhares luso-descendentes. Na cidade de Banguecoque existem 3 bairros que conservam nomes "portugueses", assim como as suas igrejas católicas. 

  ..
  Carlos Fontes

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: