Director: Carlos Fontes

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS
.
.

Comunidades Portuguesas no Mundo

 

 

..

Caravela. Navio português (séc.XV) 

Uma Viagem pelo Mundo em Português

Seleccione o país:

A-C . D-F . G-I . J-M . N-S . T-Z

Início. Anterior . Próximo..

 

Suíça - Portugal

As relações históricas entre Portugal e a Suíça está ainda por estudar.  

Século XIX. A partir de meados do século XIX as referências passam a ser muito abundantes. 

Um acontecimento marcante foi o casamento D. Fernando II (viúvo de D. Maria II) com Elise Hensler (1836-1929), uma cantora de ópera suiça. A questão despertou no tempo acesas paixões, pois a cantora quando casou já tinha 2 filhos de um músico português. Como prenda de casamento recebeu o título de Condessa d'Elba. Sintra está ligada a este idílio. D. Fernando II deixou-lhe em testamento o Palácio de Pena em Sintra.  

A Suíça tornou-se neste século XIX uma estância de repouso, mas também de cura de certas doenças para as famílias mais abastadas de Portugal.

Muitos portugueses passam a ter relações regulares com a Suiça, nomedamente devido a facto de aqui começarem a ser sediadas algumas organizações internacionais, como a Cruz Vermelha

Século XX. A presença de portugueses passa a ser uma constante. Parte da família real no Exílio, desde 1910, estabeleceu-se na Suiça durante a 2ª. Guerra Mundial. O actual pretendente ao trono de Portugal - D.Duarte Pio de Bragança, nasceu  em Berna, na Suíça, em 1945, onde a sua família se havia refugiado. 

Comunidade Portuguesa. A emigração de portugueses para a Suíça foi até aos anos 60 muito esporádica, e quase sempre confinada aos grupos sociais de maiores rendimentos. A primeira vaga de emigrantes começou nessa década, para suprirem necessidades de mão-de-obra nos sectores da Construção Civil, Hotelaria e a Agricultura (1970: 3.632 portugueses).

No final dos anos 70 tornou-se numa terra de emigrantes portugueses, nomeadamente para os que regressaram de África (1980:18.943; 1990:110.312). 

Esta comunidade possui mais de uma centena associações, clubes desportivos, etc. Ao longo de todo o ano realiza inúmeras espactáculos e eventos culturais. Existem centenas de cafés e resturantes portugueses.

De acordo com dados divulgados em Junho de 2002, vivem e trabalham na Suiça cerca de 152.826  cidadãos lusos, constituindo a terceira comunidade estrangeira a residir neste país. 

A maioria reside na Suíça Romanda, especialmente nos cantões de Vaud e Genebra. Ao todo representam 9,5% dos 1,43 milhões de habitantes de nacionalidade não suíça. À sua frente estão os cidadãos da ex-Jugoslávia (24,3%), seguidos dos italianos com 21,8%. (Dados de 2002)

Bibliografia:

 

- Reto Monico, Suisse-Portugal: regards croisés (1890-1930). Genebra.2003

Páginas da Comunidade Portuguesa:

www.gazetalusofona.ch

http://luso-helvetica.ch

www.furadouro.com

 

  Carlos Fontes

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: