Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

(Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

    Anterior

Parques Infantis de Alvalade: O Que Conhece?

 

O boletim da Junta de Freguesia de Alvalade nº6 (Maio-Agosto de 2016), convidava os fregueses a conheceram os 11 parques infantis da freguesia, assinalando todavia que dois deles, o a Rua José Duro e o da Praça Andrade Caminha deveriam, em breve, ter obras de requalificação devido ao seu adiantado estado degradação.

 

A verdade é que na altura o panorama era mais mais grave: a maioria dos parques infantis da freguesia deveriam estar fechados, pois constituíam um perigo para as crianças. Os problemas são sempre o mesmos: a falta de manutenção e o vandalismo.

 

Desde então muita coisa mudou e foram realizadas importantes obras nos parques infantis da freguesia, os quais no verão de 2017 apresentavam um panorama muito diferente, mas como em tudo, resta saber até quando...

 

Rua António Patrício

 

O parque infantil da Rua António Patrício foi uma das obras emblemáticas da extinta Junta de Freguesia do Campo Grande. Após a sua inauguração a junta desligou-se da sua manutenção e o parque acabou por ser encerrado pouco depois, e assim continua desde então. 

 

Em 2017, a Junta de Alvalade, resolveu transferir este parque infantil para junto da Biblioteca dos Coruchéus. O espaço foi então relvado para alegria dos donos dos muitos cães da zona...

 

Avenida Estados Unidos da Américas

 

Tem três parques infantis, mas apenas um reúne o mínimo de condições para as crianças poderem brincar em segurança.

 

Parque Infantil da Av. dos EUA (lote 12-24 A). Está encerrado. (Junho de 2016)

 

Parque Infantil da Avenida dos EUA (Estacionamento). Existem brinquedos destruídos, outros danificados que são um perigo para as crianças. Devia já estar encerrado. O espaço envolvente é um verdadeiro matagal. Foto: Junho de 2016

 

Na Av. dos EUA este é o único parque infantil que reúne o mínimo de condições de segurança para as crianças puderem brincar. Junho de 2016

 

Bairro da Boa Esperança

O Parque Infantil do Bairro da Boa Esperança (Rua Eng. Manuel Rocha) está encaixado entre dois blocos de edifícios, em adiantado estado de degradação. As condições de segurança estão longe de serem ideais.

 

Jardim do Campo Grande

O parque infantil do Jardim do Campo Grande era sem dúvida o que regista maior frequência de crianças, mas também aquele que os atos de vandalismo são mais frequentes. Não raro podiam observar-se adultos e jovens empoleirados em equipamentos para crianças.

 

Em Outubro de 2016 o parque oi fechado devido às obras de requalificação da parte sul do Jardim do Campo Grande.

 

Praça Andrade Caminha

O parque infantil da Praça Andrade Caminha está implantado numa zona muito envelhecida da freguesia Alvalade. As crianças e os jovens são raros. O parque apresenta boas condições para as crianças brincarem. Nota importante: os donos dos cães desta zona da freguesia têm preservado o relvado da porcaria dos animais. (Junho de 2016).

 

O Parque infantil, assim como toda a zona envolvente, foi requalificado em 2017.

 

Mata de Alvalade /Parque José Gomes Ferreira

O parque da Mata de Alvalade/P.José Gomes Ferreira é sem dúvida o mais bucólico e bonito de todos os parques  infantis da freguesia de Alvalade. É bastante concorrido.

 

Embora o parque seja destinado a crianças entre os 2 e os 12 anos de idade, também aqui os adultos insistem em andarem em baloiços, aventurarem-se por escorregas e outros equipamentos para crianças destruindo tudo o que encontram. A falta de fiscalização estimula o vandalismo de avós, pais e outros familiares que acompanham as crianças.

 

Rua José Duro

 

O jardim e o parque infantil foram requalificados. Em Janeiro de 2017, quando foi inaugurado, o espaço foi logo tomado de assalto pelos donos dos cães.

 

Rua Teixeira de Pascoais

 

Quinta das Fonsecas

 

Azinhaga do Barros

 

Bairro das Murtas ( a criar)

 

  Continua !
   





 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque