Jornal da Praceta


Informação sobre a freguesia de Alvalade

Alvalade, Campo Grande e São João de Brito )

 

   Desporto

 

Campeonato Nacional de Estrada.2016

 

Ao longo realizam-se na freguesia de Alvalade várias provas desportivas de âmbito nacional, como foi o caso do Campeonato Nacional de Estrada (23/01/2016). A prova de seniores-feminino foi ganha por Dulce Felix (SLB), Sara Moreira (SCP) ficou em 2º. e Jéssica Augusto (SCP) em 3º.lugar. A prova de seniores-masculino foi ganha por Rui Silva (SCP),  Alberto Paulo (SLB) ficou em 2º. e João Pereira (SLB) em 3º.lugar. Fantástico foi o resultado da prova de juniores-feminino ganha por Rita Mineiro do CDUL - Centro Desportivo Universitário de Lisboa. 

 

Parque Jogos 1º de Maio - Inatel

Uma Fotografia Inédita de 1959

 

Avenida Rio de Janeiro

 

Horários:

Parque das 7h00 às 23h30;

Piscinas: 2ª. a 6ª. Feira: 22h00 às 22h30; Sábado a Domingo: 9h00 às 20h00

Outras instalações: 9h00 às 20h00

Encerra no mês de Agosto

Instalações desportivas:

Pista de atletismo, campo de futebol, percurso de manutenção, 2 polidesportivos, 1 pavilhão desportivo, ginásio de musculação, piscinas, sal de judo, ténis de mesa, campos de ténis, minigolfe, sauna, parque infantil.

Parque José Gomes Ferreira

Entradas: Avenida do Brasil e Avenida Gago Coutinho

 

"Parque Aventura (Racket Adventure), inaugurado em Abril de 2014, está mesmo no meio dos  8,5 hectares do parque permitindo a realização de actividades como downhill e slide (duas pitas), tiro ao alvo, orientação, arborismo, btt, etc. "

O Parque Aventura foi abandonado em 2015 ...

 

Clube de Padel de Lisboa

9 campos de vidro em pleno Jardim do Campo Grande. Funciona das 7 h às 24h, os campos podem ser alugados por 1 h ou 90 minutos. Possui uma escola de Padel com 4 níveis.

 

Campo de Jogos da Rua Teixeira de Pascoais

Um antigo campo de jogos da escola básica 101 com  886 m2 está recuperado e pode ser alugado para a prática de futsal e andebol entre outras modalidades. Aproveite.

Complexo Desportivo de São de Brito

O complexo de campos está decadente e necessita de obras urgentes, cujo inicio tem sido sucessivamente adiado. Estão aqui sediados um vasto grupo de associações desportivas e outras estão a caminho.

 

1. Hockey Club de Portugal. O primeiro que existiu em Portugal e com um largo palmarés. Vive tempos muito difíceis.

 

2.  Núcleo de Cicloturismo de Alvalade.

 

3.  Clube de Rugby São Miguel. Fundado em 1970 no Bairro de S. Miguel (Alvalade), apesar de ser uma importantíssima escola de rugby nunca conseguiu um campo próprio para jogar.

 

Este clube foi o grande vencedor do Orçamento Participativo de 2010/2011, tendo-lhe sido prometido pela CML a verba necessária para criar um campo de rugby na Alta de Lisboa. Foi depois decidido que o campo ficaria no complexo de S.João de Brito. Em 2014 estava quase tudo pronto para avançar as obras, mas nada aconteceu.  

Hipódromo do Campo Grande

As corridas de cavalos no Campo Grande, atual freguesia de Alvalade, remontam ao século XIX. Os primeiros clubes que aqui as organizaram foram o Club Equestre (1873-1875) e o Jockey Club (1975-1883), tendo contribuído para a consolidação de um hipódromo nesta zona de Lisboa. O principal impulso deu-se todavia quando a SHP-Sociedade Hípica Portuguesa (fundada em 1910), organizou no Campo Grande, em 1930, o 1º. Concurso Hípico Internacional, e  aqui se fixou.

O Hipódromo do Campo Grande, reflecte na forma orgânica das suas construções as vicissitudes a história da SHP. Possui 4 picadeiros cobertos, 1 campo relvado (na imagem), 1 campo de treino, 400 boxes para cavalos, 1 restaurante (Jockey Restaurante), lojas, etc.

Toda a área do Hipódromo do Campo Grande, incluindo aquela onde estão as polémicas "bombas de gasolina" pertence ao Campus da Universidade de Lisboa.  

Entre as suas múltiplas atividades, destacamos as aulas de hipoterapia, realizadas através de um protocolo com a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

 

Pavilhão Municipal  Fonsecas e Calçada, na Quinta dos Barros

(Polidesportivo Telheiras Sul)

O Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada (fundado em 1945) vai ter finalmente um pavilhão condigno. O inicio das obras está para breve.

 

Ciclovia na Av.do Brasil

Ciclovias em Alvalade- Campo Grande

O período que precedeu as eleições autárquicas de 2009 foram férteis no lançamento de várias obras municipais na actual freguesia de freguesia de Alvalade:  

As laterais da Alameda da Universidade foram (quase) requalificadas, após décadas de abandono. Registe-se o facto de em Julho de 2011, alguns dos novos candeeiros já tinha sido vandalizados. As obras só foram concluídas meses antes das eleições de 2013 em toda a extensão da Alameda.

Nas eleições de 2009 surgiram duas novas ciclovias em Alvalade/Campo Grande :

 

A ciclovia entre o Estádio Universitário e o Parque das Nações, atravessa toda a Avenida do Brasil. 

 

A ciclovia entre o Campo Grande e a Quinta da Montanha (Olaias), passando pela Rua de Entrecampos e Avenida Frei Miguel Contreiras.

 

Nas eleições autárquicas de 2013 surgiu  a ciclovia da Rua das Murtas que liga a Av. do Brasil à Alta de Lisboa (as obras começaram em Junho de 2013) .

 

Quem não gostou desta iniciativa camarária foi a antiga Junta de Freguesia de Alvalade, que promoveu em Maio de 2009 um abaixo assinado para travar a construção da ciclovia que passa nesta freguesia. Trata-se de uma reacção típica do bando de autarcas que tem dominado Lisboa, cujos resultados da sua política criminosa temos denunciado: uma cidade a desertificar-se, mas sempre apinhada de automóveis.  

 

Recorde-se que no âmbito do Orçamento Participativo da CML foi aprovado para 2010, um projecto que visa alargar as faixas de "Bus", para criar corredores para bicicletas. A concretizar-se este excelente projecto, seria possível fazer em segurança todo o percurso entre o Campo Grande e o Terreiro do Paço. Em 2013 tudo continua na mesma.

 

 

Para saber mais sobre esta prática desportiva contacte o Núcleo de Cicloturismo de Alvalade (Av. do Brasil).

Ciclovias: uma extravagância camarária ? 

As ciclovias em Lisboa são indiscutivelmente a obra que ficará a marcar os dois mandatos de António Costa na CML. Depois de décadas de subordinação aos automóveis os dirigentes camarários acordaram e descobriram as virtudes da bicicleta: não polui a cidade e promove hábitos de vida saudável. Mais

Aluguer de Bicicletas

A ideia era boa. A CML desde 2008 que prometia criar pela cidade 250 postos com 2500 bicicletas. Chegaram a abrir alguns postos, mas as condições de aluguer eram demasiado burocráticas e a preços proibitivos. Ninguém acabou por alugar bicicletas e a ideia foi abandonada (2011). A ideia continua a ser válida, mas é preciso antes disso abrir verdadeiros eixos cicláveis na cidade, nomeadamente entre o Campo Grande e o Terreiro do Paço.

 

Campo de Golf

Complexo Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL)

Num amplo espaço (40 hectares) o EUL permite um vasto conjunto de actividades desportivas, entre as quais destacamos: atividades aquáticas (complexo de piscinas), fitness, desportos colectivos (futebol, voleibol, futsal, basquebol, rugby), desportos de combate (aikid, esgrima, judo, karaté, kickboxing, krav mage, jujutsu, capoeira, taekwondo, etc), ténis (5 campos), golfe (driving range, campo de 6 buracos e Clube house), percursos de manutenção, etc.

A "crise" bate todos os anos à porta.

O Estádio Universitário (EU) tem atravessado nos últimos anos uma situação de ruptura financeira. Em 2011 chegou-se a colocar a hipótese do seu encerramento, tendo sido dispensados 23 técnicos superiores.

O Estado, alegando a crise financeira cativou as receitas próprias da instituição que gere o complexo. O resultado foi terem começado a serem abandonadas várias das suas múltiplas actividades desportivas.  

O seu campo de golf (7 hectares) desenhado por João Roque, presidente do EU, esteve inicialmente para ser inaugurado em 2011, depois em 2013. Em 2015 continua à espera de um dia ser finalmente inaugurado! Os sinais de degradação são cada vez mais visíveis.

O EU foi em Dezembro de 2012 integrado na Universidade de Lisboa.

   
 


 
 

 

 

Entrada

História local
Guia do Lazer
Quiosque
 
   
 

 

Associações Desportivas

 

CDUL

 

Clube Atlético de Alvalade

 

Racket Clube

 

Hoquei Clube de Portugal

 

C.C.D .Estrelas de S. João de Brito 

 

Boa Esperança

 

Centro de Voleibol de Lisboa

 

Soc. Columbófila de Alvalade

 

etc.