Navegando na Filosofia. Carlos Fontes

QUEM DISSE ?

(Grau de Dificuldade: 1)

"Vêem-se nos romances de H.G.Wells elegantes engenheiros dirigindo com equidade perfeita uma sociedade cujos membros nada mais têm a fazer senão ser felizes. Mas um mundo de ignorantes guiado por especialistas, nunca será mais do que um mundo de escravos. Deixar a ciência aos especialistas é trair a democracia e reduzi-la ao que era aquando do declínio de Atenas, onde uma minoria de cidadãos instruídos ( a quem era preciso pagar para formar quorum) governava 300.000 escravos. Para evitar tal desastre, é preciso formar o homem universal de 1984".

 Quem disse?

 

"Humanidade não se livrará da fome, seu mais velho inimigo, pela negação da realidade trágica da actualidade, mas sim por uma tomada de consciência dela, pelo reconhecimento de que ela constitui um escândalo pelo qual não são responsáveis nem a escassez de recursos da natureza, nem o número de homens, mas a sua ignorância... a ignorância e também um sistema económico".

  Quem disse?

 

"Uma das características da Ciência- com inicial maiúscula - cada vez mais nítida é a sua unidade. É preciso que o público perceba que em ciência não há mais uma justaposição de disciplinas, classificadas de acordo com a ordem introduzida por Auguste Comte, ou com uma ordem menos linear, mas sim um imenso conjunto de factos e teorias ligadas entre si de forma a revelar as linhas gerais de uma verdadeira estrutura na natureza, de desde o universo até aos seres vivos. Essa estrutura só é compreensível se levarmos a sua análise até aos elementos que constituem a matéria e a energia, pois é no nível dos átomos que se tocam a física, a química e a biologia.

"É preciso chegar ao núcleo atómico e aos elementos que o constituem para poder reunir a astronomia e a cosmologia às outras ciências. É evidente que a matemática domina em todos os campos, e o nosso mundo é o mesmo que o imaginado por Pitágoras". 

  Quem disse?

 

"Não haverá paz permamente a menos que seja alicerçada na cooperação científica e cultural.O estabelecimento dessa cooperação pode ser uma obra muito demorada w muitas vezes pouco espectacular, mas nem por isso deixa de ser indispensável. De nada serve reduzir as distâncias físicas que separam os países, se não conseguirmos ao mesmo tempo reduzir as distâncias psicológicas que separam os povos".  

Quem disse?

 

"É mais dificil desintegrar um preconceito do que um átomo".

Quem disse?

 

"A 100 quilómetros de altura não há fronteiras; e de uma cápsula espacial não se vê nenhuma fronteira na Terra". 

Quem disse?

 

" Todas as nações industriais gastam enormes somas em trabalhos de pesquisa sobre técnicas de destruição em massa. Se iguais somas - em dinheiro e em trabalhos científicos - fossem destinados ao problema da produção artificial de alimentos, seria certamente possível encontrar-se rapidamente o meio de assegurar aos milhões de famintos alimentação suficiente". 

Quem disse?

 

"Jamais um estereótipo foi mais falso do que o expresso na fórmula: "Não se pode mudar a natureza humana". Pelo contrário, o homem é o mais flexível, o mais maleável e o mais educável dos seres vivos, e essa educabilidade é até uma característica específica do homo sapiens. O homem é por excelência o animal que aprende e que durante toda a vida a vida é capaz de modificar as suas concepções e os seus hábitos."

Quem disse?

 

"Uma das maiores contribuições da Revolução Francesa à Europa e à ciência universal foi o sistema métrico. Da sua instituição datam os primeiros esforços realmente importantes de colaboração científica internacional. Para instaurar o sistema foram convocadas as primeiras instituições internacionais e criadas as primeiras instituições internacionais, como o Conselho Internacional de Pesos e Medidas em Sèvres, que funciona desde 1875 e dá um belo exemplo de cooperação mundial inspirado pela ciência".

Quem disse?

 

Mais: Grau de Dificuldade 2

Carlos Fontes

Testes de Filosofia