Navegando na Filosofia

Testes de Filosofia

Carlos Fontes

          

  Psicologia 

  Ensino Secundário

.
 

 

Objecto

 

 
   

 

 

A palavra "Psicologia" foi criada no século XVI e deriva da junção de duas palavras gregas: "psyche" (alma) e "logos" (razão, discurso). O seu conteúdo não tem parado de evoluir, sendo hoje dificil definir o seu objecto, tantos e tão variadas são as áreas de que se ocupa.

Algumas definições:

"A Psicologia é a ciência da vida mental".William James.1890

"A Psicologia é a ciência do comportamento". H. Kendler.1974

"A Psicologia (enquanto ciência) pode ser definida como a procura de um conhecimento objectivo da vida mental. Os acontecimentos psíquicos não se encadeiam ao acaso. Trata-se de descobrir as suas leis e os seus efeitos sobre os comportamentos humanos observáveis". Michel e Françoise Gauquelin.1978

"A Psicologia é a ciência do comportamento humano e animal; é o estudo do organismo em toda a sua variedade e complexidade, tal como responde ao fluir do factos físicos e sociais que constituem o meio ambiente". J.J.Chaplin.1978

"É um campo de pesquisas por vezes definido como ciência do espírito, outras como a ciência do comportamento. Interessa-se pelo como e o porquê do que os organismos fazem.Por que uivam os lobos e os filho se rebelam contra os pais; por que cantam os pássaros e voam as borboletas na direcção da chama; por que falam, amam e guerreiam os homens. Tudo isto são comportamentos e a psicologia é a ciência que os estuda a todos." Henry Leitman.1994.

A Psicologia, como ciência, é o estudo do comportamento e dos processos mentais.

Como qualquer ciência , a psicologia procura descrever, explicar, prever e controlar os fenómenos estudados (comportamentos e processos mentais).

Carlos Fontes

 

 

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt

 

 






 

  
 

Entrada

 
  
 

Programas

 
    

Psicólogos

 
Testes 
 
  Glossário
   
 

Bibliografia

   
 

 

BOA