Navegando na Filosofia

Testes de Filosofia

Carlos Fontes

 

   .    .  

  Psicologia 

 Ensino Secundário

 

Principais Correntes da Psicologia (1) 

 Reflexologia . Behaviorismo  

 

 

 

 

 

 

 

.

Psicologia Animal

A psicologia animal regista um grande desenvolvimento a partir do inicio do século XX.  Muitos dos que realizam estas investigações estão convictos que o comportamento dos animais tem enormes semelhanças com o dos homens, nomeadamente no seus níveis mais básicos. Por outro lado, as experiências com animais tinha para eles uma enorme vantagem face às realizadas com seres humanos: - Não levantava problemas morais !

A Reflexologia e o Behaviorismo são duas correntes da psicologia cujos conceitos fundamentais foram construídos a partir de estudos com animais.

 

 

1. Reflexologia

A reflexologia foi criada por Pavlov, prémio Nobel em 1904 pela sua obra sobre a digestão. Centrou o estudo da psicologia no comportamento dos animais,  procurando descobrir as respostas inatas ou adquiridas a certos estímulos.

A principal descoberta de Pavlov foi os reflexos condicionados. Os cães, por exemplo, salivam não apenas quando viam comida (reflexo inato), mas também quando regiam a outros estímulos que eram associados à chegada de comida. Esta resposta dado que não era inata, era portanto aprendida por associação (reflexo condicionado). A investigação psicológica devia segundo Pavlov centrar-se no estudo destas respostas (reflexos inatos ou adquiridos) em relação aos estímulos do meio.  

A influência destas investigações foi enorme no desenvolvimento posterior da psicologia científica, em particular no Behaviorismo.  

 

  2. Behaviorismo

O Behaviorismo, palavra de origem inglesa que em português significa "comportamento" .

O Behaviorismo  é uma corrente e método da psicologia que afirma que o único objecto de estudo da psicologia é o comportamento observável, seja nos homens como nos animais, e que é susceptível de ser medido. 

O seu John Watson sustentou que não existem estados internos na consciência,  como "pensamento", "vontade", "percepções", etc. A única coisa que existem são respostas orgânicas (musculares ou glandulares). As emoções, hábitos, pensamentos ou a linguagem, não passam de respostas fisiológicas complexas a estímulos externos. 

Neste sentido procurou determinar as leis que regiam a relação entre a ocorrência de certos eventos ambientais (estímulos) e o comportamento observável que provocavam (respostas). 

Valorizou as experiências na formação dos seres humanos, secundarizando a herança genética. 

Todo o comportamento (conduta) era aprendida. Seguindo um pensamento rigorosamente empirista defende que o homem é um produto das experiências.  

Aplicou de forma sistemática métodos objectivos (experiências e observações laboratoriais,  testes, etc).

Principais referências: Watson , Skinner

 

 

Continuação

 

 

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt

 






 

  
 

Entrada

 
  
 

Programas

 
    

Psicólogos

 
Testes 
 
  Glossário
   
 

Bibliografia

   

 

BOA