Projecto Curricular

Para a Disciplina de Introdução à Filosofia (10º Ano)

Objectivos e Metodologias
Para a definição do projecto curricular da disciplina de filosofia, foram seguidos os seguintes procedimentos:

- Definição do perfil do aluno à saída do secundário, atendendo ao contexto escolar.

- Definição dos objectivos essenciais da disciplina, tendo em conta as condicionantes locais.

- Selecção dos conteúdos obrigatórios e respectivos objectivos específicos mínimos.

Elementos do Perfil do Aluno à Saída do Secundário
Domínio da formação pessoal e social:

- É capaz de desempenhar papéis sociais em contextos diversos, compreendendo a interacção com a perspectiva dos outros.

- Comporta-se no quadro das regras sociais, que analisa e compreende criticamente.

Domínio dos saberes, instrumentos e capacidades, visando o exercício da cidadania:

-Revela capacidades de compreensão, vivência e fruição da realidade em que está inserido, nas suas diversas dimensões.

- Organiza os saberes e experiências em sistemas interpretativos coerentes, mas críticos e flexíveis.

Valores, Atitudes e Práticas:

- Assume juízos de valor pessoais sobre factos, pessoas, situações, fundamentados num sistema de valores próprio e coerente.

- Manifesta respeito, abertura e capacidade de diálogo face a perspectivas e valores diferentes do seus.

Objectivos Essenciais da Disciplina
Objectivos gerais mínimos:

- Fornecer instrumentos intelectuais de análise e de reflexão

- Propiciar a convergência da formação e da informação, num horizonte de aperfeiçoamento pessoal e cultural.

- Promover uma efectiva mudança de atitudes, mediante um distanciamento crítico que permita a análise fundamentada do vivido.

Objectivos Específicos Mínimos
I. A Intenção Filosófica e a Diversidade dos Saberes

1.Do Vívido ao Pensado

Objectivos específicos:

-Reconhece a importância da experiência na formação do conhecimento e do pensamento.

-Apreende a diversidade da experiência humana

- Distingue os diferentes níveis do saber

-Compreende a articulação entre linguagem e pensamento

- Diferencia perspectivas de linguagem com forma de expressão do pensamento

- Caracteriza a arte, a ciência, a política e a religião como diferentes planos de dar sentido e unidade à realidade.

2. O Lugar da Filosofia

Objectivos específicos:

- Compreende a definição da Filosofia como problema filosófico

- Distingue a atitude natural e a atitude filosófica

- Explicita as características da Filosofia

- Conhece algumas das principais problemáticas questões filosóficas

II. A Acção Humana e a questão dos Valores

1.A Acção Humana

Objectivos específicos:

- Diferencia "agir" de "fazer"

-Identifica a condicionantes da acção humana- o homem como ser bio-psico-cultural.

- Explica o papel da acção na individualização do homem

2. Valores

Objectivos específicos:

- Distingue "facto" de "valor"

-Discute o carácter normativo dos valores

- Compreende a historicidade/ temporalidade dos valores

3. Multiplicidade dos valores.

A Dimensão ética:

Objectivos específicos:

-Compreende a dimensão ética do agir

-Relaciona acção-intenção e liberdade-responsabilidade

- Relaciona "pessoa" com consciência moral

- Diferencia legalidade e moralidade

A Dimensão Estética:

Objectivos específicos:

- Compreende a dimensão estética do agir

- Relaciona a sensibilidade e a experiência estética

- Reconhece a subjectividade do juízo estético

-Identifica diferentes funções da arte-expressão, comunicação, símbolo.

A Dimensão da experiência religiosa:

Objectivos específicos:

-Compreende a dimensão religiosa do agir

- Distingue "sagrado" de "profano"

- Discute o fenómeno religioso na actualidade

III.A Filosofia no Tempo

Objectivos específicos:

-Situa as origens da Filosofia

- Compreende a matriz grega das diferentes orientações dos problemas filosóficos na tradição ocidental

Adaptado do projecto curricular elaborado pelo Grupo de Filosofia da Esc. Sec. de Padre António Vieira (Lisboa)

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